IMAGENS

Via Sacra Igreja São Estanislau Kostka

Informações, contato e localização da Igreja de São Estanislau Kostka.
Mais imagens, dos vários santos e os jardins da praça Igreja de São Estanislau Kostka.

São Estanislau Kostka nasceu no Castelo de Rostków, em 1550: Protetor da juventude aliadas a virtude.
Dia 13 de Novembro dia de São Estanislau Kostka (vídeo sobre a vida de São Estanislau).
Uma das glórias da Companhia de Jesus, Santo Estanislau Kostka, é um dos santos não-mártires mais jovens da Igreja, pois faleceu aos 18 anos incompletos, tendo entretanto vivido, para a virtude, como um ancião.
Com a idade de 13 anos foi estudar e demonstrou vocação para a vida religiosa e ingressou na Companhia de Jesus, onde estava a ser educado. Como era menor de idade, a Companhia solicitou a autorização do pai, que se opôs ferrenhamente.
Mas decidido a tornar-se jesuíta, aconselhado pelo Padre Francisco António, jesuíta português, o jovem fugiu secretamente disfarçado de mendigo para a casa dos jesuítas. Lá foi acolhido pelo superior, São Pedro Canísio. Ao saber do ocorrido, o pai ameaçou até expulsar os jesuítas da Polônia, mas seu filho Estanislau manteve-se resoluto até ao fim. 
Foi mandado para um colégio em outro império, para ser dissuadido a trocar de ideia, porem adoeceu gravemente e foi tratado de forma rude, sempre em oração e posicionado recebeu a visita da virgem Maria e o menino Jesus, que lhe disse, “Vá entre para minha Companhia e seja um Jesuíta!”. Se curou e fortalecido partiu disfarçado de mendigo para seguir os jesuítas. 
Aos 17 anos foi para Roma, a fim de estudar filosofia no Colégio Romano (atual Universidade Gregoriana) e concluir o noviciado. Só que após sua chegada, ficou gravemente enfermo e faleceu dez meses depois aos 18 anos de idade.
São Estanislau Kostka, patrono dos jovens, cujo túmulo se encontra na igreja de Santo André ao Quirinal, em Roma. Aqui, de facto, terminou a sua vida aos 18 anos de idade este santo, por natureza muito sensível e terno, todavia muito corajoso.   
Conseguiu com grande amor, mas também com grande firmeza, realizar o seu propósito, expresso em suas falas: “Ad maiora natus sum” (“nasci para coisas maiores”). Chegou ao noviciado dos Jesuítas, percorrendo a pé o caminho de Viena a Roma e procurando fugir aos seus perseguidores que desejavam, pela força, afastar este “obstinado” jovem, dos seus intentos.   
Sei que no mês de Novembro muitos jovens de toda Roma — especialmente estudantes, alunos, noviços — visitam o túmulo de Santo Estanislau. Estou unido a eles, porque também a nossa geração precisa de homens que saibam com santa “obstinação” repetir: “Ad maiora natus sum”. Temos necessidade de homens fortes!   
Temos necessidade de fortaleza para ser homens. De facto, só é homem verdadeiramente prudente aquele que possui a virtude da fortaleza; assim como também só é homem verdadeiramente justo aquele que tem a virtude da fortaleza.   
Peçamos este dom do Espírito Santo que se chama o “dom da fortaleza”. Quando ao homem faltam as forças para “superar-se” a si mesmo em vista de valores superiores — como a verdade, a, justiça, a vocação e a fidelidade matrimonial — é necessário que este “dom do alto” faça de cada um de nós um homem forte e, no devido momento, nos diga “no íntimo”: coragem! 

 

Outras imagens

Imagens da Igreja de Santa Rita em Rolador

Imagens da Igreja de Santa Rita em Rolador

Oração Santa Rita de Cássia     Mais que lábios em súplicas devotas São os joelhos da fé que se dobram Livrando-me das chagas e das derrotas Ando seguro das mazelas que te sobram.      Pelo santo teu nome que ponho ...

Ver detalhes »

ExpoButiá Missões 2018 Imagens Estandes Comé...

ExpoButiá Missões 2018 Imagens Estandes Comé...

A  ExpoButiá Missões em São Pedro do Butiá mostra e da oportunidade comércio, indústria e agricultura regional.  A ExpoButiá Missões vem se tornando, ano após ano, uma feira de diálogo, troca de experiência e desenvolvi...

Ver detalhes »

ExpoButiá Missões 2018 Imagens

ExpoButiá Missões 2018 Imagens

A ExpoButiá Missões feira de comércio, indústria e agricultura regional, torna-se, ano após ano, um evento de troca de experiências, exposição, desenvolvimento, confraternização e cultura. A infraestrutura do Parque Muni...

Ver detalhes »