Notícias

15/06/2019 23:01


Simulador deixa de ser obrigatório para expedir carteira de Habilitação

O governo federal mudou as regras para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, conforme decisão do Ministério da Infraestrutura. Agora, para a categoria B, que é a de condução de carros de passeio, o candidato não precisará mais fazer o simulador, que antes era obrigatório.

Foi divulgado, última quinta-feira (13), pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, a decisão do governo Federal em retirar a obrigatoriedade do uso de simuladores para a expedição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida foi aprovada durante a primeira reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), nesta quinta-feira, 13 de junho. O Contran também diminuiu de 25 para 20 horas o número de aulas práticas para os aspirantes a habilitação da categoria B.

Segundo o ministro, já vinha sendo falado ao longo do tempo sobre a retirada da obrigatoriedade dos simuladores, que passam a ser facultativos. Será uma opção do condutor fazer a aula ou não.

Com a mudança, o condutor terá que obrigatoriamente fazer 20 horas de aulas práticas. Se optar pelo uso do simulador, serão 15 horas de aulas práticas e 5 horas no equipamento. O prazo para a implementação da nova regra é de 90 dias.

Tarcísio ainda afirmou que, o simulador não tem eficácia comprovada e, que ninguém conseguiu demonstrar que este método tem importância para formação do condutor. Em países com excelentes níveis de segurança no trânsito também não há essa obrigatoriedade. Então, não há prejuízo para a formação do condutor, disse.

De acordo com o ministro, a medida visa reduzir a burocracia na retirada da habilitação. O ministro disse estimar uma redução de até 15% no valor cobrado nos centros de formação de condutores.

Fonte. Agência Brasil EBC

 

 

 

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...