Notícias

14/11/2017 12:37


Viagens de Estudos ampliam conhecimentos e geram vivências na Escola da URI

      A Escola da URI Santo Ângelo mantém, há mais de 20 anos, projetos de viagens de estudo específicos para cada série do Ensino Fundamental e Médio. Os roteiros contemplam objetivos específicos em todas as áreas do conhecimento e por meio de experiências e vivências novas, oferece ao aluno condições para agregar conhecimento prático ao conteúdo trabalhado e discutido em sala de aula.
      Nos roteiros visitados, as áreas abrangem, gradativamente, os níveis regional, estadual, nacional e internacional.
      Há objetivos que são comuns a todos os roteiros, como adquirir autonomia através do cuidado com os pertences; estimular a curiosidade sobre diferentes formas de organização espacial (produção, circulação e ideias); incentivar discussão sobre a diversidade e pluralidade cultural; analisar as diferentes formas de modelado de relevo, sua ocupação e aproveitamento e incentivar o registro de experiências e lembranças em um diário ou imagens.
      Em outros roteiros, há objetivos mais específicos, como foi o caso em 2017, de Buenos Aires e da Serra Gaúcha.
      Neste ano, foram realizados quatro roteiros, contemplando todas as séries.
      Buenos Aires – Argentina
      Buscou-se ampliar o referencial cultural do aluno na área linguística, considerando o idioma Espanhol. Na viagem à capital portenha, os alunos puderam reconhecer as diferenças ambientais entre os ecossistemas (planície platina, restingas, vegetação litorânea e marinha, pampa argentino) observando aspectos da interferência humana na ocupação desses ambientes. Exercitaram os conceitos de limites, fronteiras, canais hídricos, desembocadura, orla marinha, corredores de exportação e importação, fluxo e metrópoles.
      Serra Gaúcha
      Na visita a Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Gramado e Canela, os alunos analisaram os principais biomas através da representação da fauna brasileira; caracterizaram a formação cultural dos primeiros habitantes do nosso estado e o seu cotidiano; verificaram a ocupação do espaço geográfico pelos italianos e germânicos e seus legados e conheceram o processo da primeira revolução industrial.
      Na Serra Gaúcha, o grupo pode ainda reconhecer as principais formas e fontes de obtenção de energia; identificar as representações de edificações de vários lugares do mundo (Mini Mundo) levando em consideração a escala cartográfica. Avaliaram diferenças e semelhanças ambientais entre os ecossistemas (mata dos pinhais e mata atlântica) observando aspectos da interferência humana na ocupação desses ambientes.
      Foz do Iguaçu (PR)
      Entre os objetivos específicos da viagem “O Encontro das Águas” esteve ampliar o referencial cultural por meio dos idiomas (Português/Espanhol), analisar a produção de energia hídrica, seus impactos ambientais , sociais e as alternativas para tentar solucioná-los.
      Santa Catarina
      No roteiro que incluiu Pomerode, Camboriú, Beto Carrero e Florianópolis, os alunos analisaram as formas de ocupação e legados da imigração germânica em Santa Catarina, conheceram os principais representantes da fauna mundial no primeiro zoológico particular do Brasil e tiveram boas discussões sobre a diversidade e pluralidade cultural (Parque temático), identificando as representações dos Continentes contidas no parque. Puderam diferenciar espaços continentais e insulares e analisaram as alternativas dos cuidados com animais marinhos, em especial a tartaruga no projeto Tamar. 
Site: URI - Universidade Regional Integrada Santo Ângelo   
Vídeo Rua Lazer URI - Curso de Educação Física da URI 2016
Notícia: Rua de Lazer um carinho dos estudantes para com a Capital das Missões. 
Imagem: Rua de Lazer um carinho dos estudantes da URI 
Imagem: Rua de Lazer um carinho dos estudantes da URI 
Notícia: Seminário Internacional Promovido Pelo IPHAN Impacta a Todos 
Notícia: Exame de Proficiência na URI recebe inscrição até dia 13 
Notícia: Ciências Biológicas da URI faz Inventário da Fauna no Distrito de Buriti 
Notícia: Com 3º lugar no Brasil, Equipe AeroMissões classifica-se para etapa América Latina 
Notícia: Professora da URI lança livro em Santa Maria 
Notícia: Viagens de Estudos ampliam conhecimentos e geram vivências na Escola da URI

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...