Notícias

15/07/2019 09:19


Padre Jesuíta Cristóvão Orelhano Pereira de Mendonza – O primeiro gaúcho do Rio Grande?

      Quando se fala do início do Rio Grande do Sul que conhecemos hoje vem uma série de ideias, umas de vertente luza e outras espanhola, mas e as pessoas que viviam no território há 12.000 anos?
      Gente da Nação Guarani, Caingangue, Charrua, Guenoa, Minuano, Caagua e tantas outras, quando da chegada dos primeiros padres jesuítas, habitavam cada rincão da terra gaúcha. Em 3 de maio de 1626 Roque Gonzales fundava a ‘Primeira Querência do Rio Grande’, a redução Jesuítico-Guarani de São Nicolau. Uns dias depois chegaram para novas fundações Afonso Rodrigues e João de Castilhos, os três hoje Santos da igreja católica, mortos em nosso chão. Naquela primeira fase foram 18 reduções no território nas bacias do rio Uruguai, Ibicuí e Jacuí.
      Neste período se introduziu o primeiro gado, cavalos e ovelhas no estado através do Padre Cristóvão Orelhano de Mendonza, fundador da Redução de São Miguel Arcanjo (1632), e que vem a ser o gado sem marca e sem sinal o “orelhano” que tanto cantamos em nossos dias. A este Padre, o Rio Grande do Sul e o Brasil devem muito agradecer. É importante lembrar que foi a pecuária que se multiplicou imensamente nos campos sulinos e permitiu a partir de 1634, data da introdução, o crescimento das reduções e depois todo o modo de ser do povo gaúcho. 
      Esta mesma genética, depois, multiplicou-se em milhões de cabeças e foi um dos motivos de os jesuítas retornarem em 1682, passados 45 anos dos ataques dos bandeirantes paulistas que os tinha expulsado em 1638. Esse mesmo gado fez o Tropeirismo – levando o gado e especialmente as mulas para a partir da comercialização em São Paulo, irem às Minas Gerais e lá criarem a riqueza conhecida. O mesmo gado fez a economia das charqueadas e a alimentação dos milhões de escravos, mão de obra que tocou o país por tantos séculos. Finalmente o mesmo gado fez as estâncias, períodos muito importantes da economia e cultura rio-grandense. 
      A morte de Cristovão de Mendonza se deu cristianizando perto de onde hoje é o município de Caxias do Sul, distrito de Piaí,  no dia 26 de abril de 1635, na Região da Serra do Rio Grande do Sul. Montoya (p.232) escreveu sobre o ataque: “À vista disso, saltou o Padre num cavalo, metendo-se a animar com estranho valor a seus amigos... Teria ele estado em condições de salvar a sua vida, mas, para dar a vida eterna a um catecúmeno, que atravessado de uma seta agonizava, aproximou-se dos inimigos para batizá-lo, momento em que foi martirizado”. Os mártires jesuítas mortos durante os anos 1609 e 1768 somam-se cerca de 30: quatro deles mortos pelos bandeirantes paulistas e o restante pelos nativos. 
      Hoje as Missões compõem uma grande região turística que recebe visitantes do mundo inteiro, porém o maior número é de gaúchos que querem conhecer as raízes onde tudo começou: o churrasco, o chimarrão e o primeiro gaúcho - peão das estâncias jesuíticas. São Miguel é o único Patrimônio Cultural da Humanidade do Sul do Brasil, onde diariamente é apresentado o Espetáculo de Som e Luz que conta a saga missioneira. Também se pode andar a pé ou de bicicleta no Caminho das Missões com roteiros de 18, 14, 8 ou 3 dias, além de visitar o conjunto dos Sete Povos e se tiver um pouco mais de tempo, passar ao lado da Argentina e Paraguai completando os 30 Povos das Missões. Conhecer as Missões é dar um mergulho nas raízes do Mundo Gaúcho e da América Latina.
José Roberto de Oliveira
Face- José Roberto de Oliveira
E-mail joseroberto_deoliveira@yahoo.com.br
Fone-Wats- (55) 996386360 
Vídeo: Gado Franqueiro ou Chimarrão 
Vídeo: Orelhano Dante Ramon Ledesma nas Missões 
Notícia: Origem do Gado no Rio Grande do Sul

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...