Conhecimento, intercambio e vivência marca IV edição do Seminário Internacional de História, Educação e Turismo da Região das Missões
Difundir a história que deixou o legado nas missões é a meta da Associação Amigos da Trilha dos Santos Mártires, na caminhada rumo as comemorações dos 400 anos da chegada dos Jesuítas em solo missioneiro, a ser celebrada em 2026. O IV Seminário Internacional de História, Educação e Turismo da Região das Missões, realizado em Caibaté no dia 15 de julho consolidou mais uma vez a mobilização regional para conhecer suas origens e valorizar esta herança recebida. Com 510 inscritos e 14 horas de duração o evento no formato híbrido encerrou coroado de sucesso mais uma vez.
A programação foi promovida pela Prefeitura Municipal de Caibaté, em parceria com a Cátedra Unesco Fronteiras e Migrações, da Universidade Federal de Santa Maria, e Associação Amigos da Trilha dos Santos Mártires. Com sede na Associação dos Funcionários da Cermissões em Caibaté, e realizada em apenas um dia a programação iniciou às 8h00min e encerrou as 22h.
Com a participação de profissionais da educação, historiadores, turismólogos, e comunidade acadêmica que pesquisa sobre a história das missões, a programação no formato híbrido também integrou palestrantes e estudiosos do Brasil, Argentina Uruguai e Paraguai. O tema central nesta edição foi: “Missões Jesuítico-Indígenas: entre sombras e luzes; passado e futuro. Conforme dados divulgados pelo Portal das Missões, foram 610 solicitações para participar do evento e 510 inscrições efetivadas pela internet. Com 40 dias de divulgação online a programação do evento teve alcance de 2 milhões de pessoas que passaram pelo conteúdo exposto na rede, entre banner, publicidade online, notícias, vídeos, e Stories publicados.
O evento
Condensada em três turnos, para facilitar a participação de mais pessoas, a programação contemplou uma demonstração da vivencia cultural e artística de Caibaté, e também da região, com apresentações ligadas ao tema do Seminário. Também propiciou uma diversidade de conhecimento por meio do intercâmbio entre acadêmicos, professores e a demonstração local sobre as Missões Jesuítico-Indíginas. Além disso dialogou com a ação originária dos 30 povos, abrangendo palestrantes da Argentina e do Paraguai.
Com evento programado para ser um difusor de conhecimento a Educação Municipal de Caibaté se apropriou dos meios tecnológicos para que os participantes presenciais pudessem aproveitar o máximo do tempo no evento para troca de conhecimento e intercambio. Todos os inscritos tiveram acesso livre ao evento e puderam confirmar sua presença via QrCode, com disponibilidade durante cada turno do evento. Cada participante que confirmou sua presença nos três turnos do dia 15 de julho terá direito a um certificado de 12h, que será disponibilizado via e-mail pela Secretaria Municipal de Educação de Caibaté.
Com a presença da comunidade e estudantes do Ensino Médio e séries finais do Ensino Fundamental de Caibaté contemplou-se ainda o intercambio entre o pesquisadores, professores e jovens que terão o compromisso de manter vivo este legado histórico descrito como o Triunfo da Humanidade e transcorrido nas Missões.
Mesas Temáticas
Embasado no tema central mesas temáticas proporcionaram aos participantes um aprofundamento maior na história das Missões.
Pautaram o evento: - “As Missões Jesuíticas na Argentina: Luzes e sombras no futuro de um passado esquecido”, ministrada pelo Prof. Dr. Carlos Daniel da Paz (UNICEN – Argentina); “La declinación de las Misiones después de la expulsión de los jesuítas”, coordenada pelo Prof. Dr Alfredo Poenitz (UGD e CONEAU – Posadas/Argentina); Projetos de futuro e desenvolvimento sustentável da Região das Missões “Turismo Religioso em Misiones” Coordenada pelo Ministerio de Turismo/Provincia de Misiones/Argentina); “Ações voltadas à valorização do turismo na Região das Missões RS” coordenada pelo Engenheiro Alvaro Theisen – (Coordenador do Grupo Grande Projeto Missões (GGPM/Brasil)); “Alternativas de Sustentabilidade e Desenvolvimento para o Futuro das Missões”, coordenada pelo Engenheiro José Roberto de Oliveira.
Também compôs a mesa de trabalho os temas: O Turismo na Região das Missões, desenvolvido pelo Prof. Dr. Artur Henrique Barcelos – “Patrimônio Missioneiro e Turismo: uma análise arqueohistórica” (FURG – Brasil)
“O papel da Trilha dos Santos Mártires no turismo da Região das Missões-RS”, coordenada pelo Mestrando Cleber Magalhães Tobias (ATSM – Brasil); “Planejamento e ordenação do turismo missioneiro”, coordenado pelo Prof. Dr. Marcelo Ribeiro –(UFSM – Brasil); História da Região das Missões pautada pelo Prof. Dr. André Luís Freitas Silva ; “Os indígenas e as fases de formação das Missões na Banda Oriental do Rio Uruguai” (UFGD-MS/Brasil - Via videoconferência); A canonização dos Santos Mártires” (UNISINOS-SL/Brasil) coordenada pelo Prof. MCs Jefferson Nunes; “O turismo religioso no Santuário do Caaró” pautada pelo Padre Danilo Hertz; “Cacique e Pajé Nheçu do Caaró”, pautada pelo Prof. Dr. Luiz Carlos Tau Golin – (UPF-Brasil); As Missões depois das Missões: História, Educação e Educação Patrimonial pautada pelo Prof. Drdo Mauro Marx Wesz; “Colonização e apropriação territorial nas proximidades de São Luiz Gonzaga: possibilidades da história agrária para Santa Lúcia” (UFSM/Brasil); Profª MCs Nadir Damiani – “O que se ensina sobre a História das Missões na Região das Missões?” (URI – Santo Ângelo/Brasil); Prof. Dr. André Luis Ramos Soares – “Educação Patrimonial na Região das Missões” (UFSM/Brasil).
Para encerrar a programação no turno da noite uma mesa de trabalho pautou o Patrimônio e Cultura Missioneira: Prof. Dr. Luís Andrés Villanueva – “Las Misiones del Paraguay” (UCSPP/Paragauay); Historiador Sergio Venturini – “Encontro de dois sonhos nas Missões Jesuítico-Indígenas: utopia e terra sem mal” (ATSM/Brasil); Prof. Dr. Júlio Quevedo – “O imaginário modernista missioneiro da década de 1940 nas artes rio-grandenses” (UFSM/Brasil).
A continuidade
Com a programação no formato híbrido o evento também ampliou a possibilidade de participação das pessoas interessadas na história das Missões. Desta forma o Portal das Missões, já disponibiliza todo o material em vídeo na sua página oficial, com as mesas temáticas pautadas no Seminário. Além disso um livro deverá ser confeccionado, sendo alocados todos os artigos e pesquisas apresentadas nas palestras.
Encerrada esta edição inicia a organização do V Seminário Internacional de Educação, Cultura e Turismo das Missões.
ASSISTA OS VÍDEOS DO EVENTO
MANHÃ
TARDE
NOITE