Agenda Completa

Pesquisar por data

23/02/18 - 9º Festival Canto do Jaguar



O Festival Canto do Jaguar surgiu a partir da iniciativa de um pequeno grupo de amigos (compositores, músicos, intérpretes e apreciadores da música nativista), no início do ano de 2003. O desejo do grupo era o de idealizar um evento, em um local aprazível no município de Jaguari, que proporcionasse um encontro de integração e amizade. Esse encontro serviria para que compositores, músicos e intérpretes criassem e apresentassem suas composições, numa espécie de laboratório das criações poéticas e musicais nativistas.

Nesta perspectiva estava justificado o caráter “fechado” do festival, já que a participação se daria através de convite feito pela comissão organizadora às pessoas que se enquadrassem na proposta do evento proposta que se mantém até os dias de hoje.

Isto também não descaracterizava o ineditismo das composições já que estas poderiam participar de outros eventos nativistas.
A primeira edição do Canto do Jaguar ocorreu em maio de 2003 quando o Instituto Federal Farroupilha, Campus Avançado de Jaguari, ainda era denominado Núcleo Agrícola do Chapadão (Escola Municipal Agrícola – EMA). Nas três edições posteriores, através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Jaguari e a URI campus de Santiago, o local denominava-se Centro Tecnológico do Vale do Jaguari, ocasião que os gestores dessa parceria sempre estiveram incentivando e participando do evento, bem como, apoiando na estruturação e organização do mesmo.
O festival foi o pioneiro do gênero a abrir espaço para a participação feminina fazendo com isso que se tornasse um festival familiar.
O custeio das despesas do evento é socializado entre os participantes convidados, pois cada um contribui com uma cota de participação para alimentação.