Notícias

16/06/2017 12:20


Otávio Reichert - INTEGRANDO 17/06/2017

Chaplin X Einstein 
Duas frases ditas por eles tornaram-se célebres, e realmente foram geniais. Charlie Chaplin e o físico alemão Albert Einstein já se conheciam, este depois se mudaria para os Estados Unidos. Sendo próximos, o criador de Charlot (personagem Carlito) convidara-o para assistir a prévia do seu último filme Luzes da Cidade. Faz 86 anos. Enquanto uma multidão saudava-os em delírio defronte o cinema, Einstein teria dito a Chaplin: «O que eu mais admiro na sua arte é a universalidade. Você não diz uma palavra, mas o mundo compreende-o.»
Ao que Chaplin respondeu: «Verdade. Mas a sua glória é ainda maior! O mundo inteiro admira-o, e no entanto ninguém compreende uma única palavra que você diz.»

Análises: “... Você não diz uma palavra, mas o mundo compreende-o.” Buscando comensurar esta oração (frase com verbo) dita para Chaplin, questiono o amigo leitor: - Você é compreendido naquilo que faz? Como o povo interpreta seu agir?
Imagine-se caminhando pela rua. Para exemplificar falo de mim: pessoas mais chegadas perguntam-me por que estou mancando. Facilmente leem quando preocupado, sendo o mais das vezes, sorridente.
Resumindo: ao analisar alguém, numa fração de segundo podemos fazer leitura óptica, mas por vezes errônea, principalmente de pessoas que disfarçam seu perfil com palavras, gestos e atitudes delicadas, fazendo lembra alguns políticos.
Retornando a Chaplin, este institucionalizou esta leitura visual, da mímica, que mesmo sem nada falar se fazia entender para o público. O público, ao assistir seus teatros e filmes, criou a sinapse da leitura muda, e seus reflexos perpassaram gerações.
Referindo-se ao físico e matemático Albert Einstein (1879-1955), filho de judeus, este recebeu (1921) o Prêmio Nobel de Física versando as leis dos efeitos fotoelétricos. A descoberta do RX, por Roentgen, foi influenciada pela teoria de relatividade de Einstein. No entanto, ainda hoje suas teorias são incógnitas, salvo aos estudiosos afins.   

Libertinagem: Dia desses assisti um vídeo impactante, levando a várias conclusões. Uma mulher de mais ou menos trinta anos estava prestes a se casar e, na libertinagem moderna, as amigas prepararam a “despedida de solteira” apresentando-lhe um homem de aluguel, um “profissional do sexo”. No vídeo, enquanto o homem transava com ela, todas as presentes faziam um coro de vozes acompanhando o ato.
Sabe-se não serem tão raras essas despedidas de solteiros, sendo mais freqüente aos homens, mas abominável em qualquer instância. Quem está para se casar já se comprometeu com a pessoa que, a princípio, está amando.
No caso citado, tudo saiu ainda mais errado porque a cena foi gravada em vídeo, e este vazou chegando ao infeliz que desfez o noivado e todos os preparativos do casório.
De outra parte, caso não tivesse vazado o vídeo, supõe-se teriam casado, e as amigas, dela, sempre que o vissem, olhariam para o agora marido como a um corno, pois aquelas cenas estariam perenes ante seus olhos, mesmo que mudas ao grande público.

Poesia: deste autor... OS CINCO DEDOS

Nossa mão tem cinco dedos, todos eles diferentes.
Eu sonhei alguns segredos da sociedade dos dedos.

Os chefes e autoridades, com certeza o dedão.
O minguinho; os colegas e amigos do coração.
O anular, seu vizinho, que com anéis faz aliança,
são os nossos instrutores, os mestres e professores.

O fura-bolo indicador; os pais que orientam a vida.
É presença do seu lado na hora boa ou doída.
O pai de todos, bem no meio, é você,
que unido aos amigos terá sempre alguém consigo. 

Porém tem algo maior a fazer a união dos dedos.
Quem representa então a palma da nossa mão?
Seu nome nem vou dizer, mas do universo uma luz:
furaram as mãos do seu filho que batizaram... Jesus!

Frases de humor:
Marido: amante que abusou da sorte.
Vegetariano: palavra possivelmente indígena, significando "mau caçador"
Trabalho é bom, mas interfere na minha vida.
Lésbica: outra mulher tentando fazer o trabalho do homem.
Orgasmo: "glande finale".
Bigamia: uma mulher a mais.
Não seja muito mente-aberta. O cérebro pode cair. 
Site: Otávio Reichert
Facebook = Otavio Geraldo Reichert  
Site: Monumento Pe. Antônio Sepp 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...