Notícias

17/07/2018 11:49


São Cristóvão Padroeiro dos Motoristas, Peregrinos e Viajantes

Cristóvão significa "aquele que carrega Cristo". A Bela história de São Cristóvão. Pouco ou quase nada se sabe sobre sua infância, seus pais, sua origens. Sabe-se porém, que era um homem de linhagem Cananéia, era muito alto e forte, talvez mais de dois metros e meio e de aparência rustica, honesto e trabalhador. 
Não era um homem bonito porem forte: seu nome era “Réprobo”. Quando muito jovem trabalhou com o Rei de Canaã, por sua aparência forte era requisitado para os serviços pesados e de segurança. Enquanto prestava serviços ao rei, veio-lhe à mente procurar o maior príncipe existente no mundo e a ele servir. 
Foi muito longe a sua procura e quando o encontrou, acreditou ser o mais poderoso. O rei quando o viu tomou-o para o seu serviço particular e o fez habitar em sua corte. Durante uma festa na corte, um famoso menestrel cantou uma musica que citava constantemente o demônio. O rei, que era um homem cristão, ao ouvi-lo mencionar o demônio, fazia o sinal da cruz em sua fronte. Ao ver o rei traçar o sinal da cruz, ficou curioso e perguntou que sinal era aquele e porque fazê-lo. Como o rei não queria responder, ele disse: 
-Se não me disserdes, não mais trabalharei para ti!
Então o rei lhe explicou dizendo: 
-Sempre que ouço mencionar o nome do demônio, faço o sinal da cruz para me proteger para que ele não me faça mal.
- Temeis que o demônio vos possa fazer mal? perguntou Cristóvão! Então o demônio é mais poderoso e maior do que tu. Por isso fui enganado em minha esperança, pois acreditei ter encontrado o maior e o mais poderoso senhor do mundo. Vou continuar minha busca, e sei que encontrarei o rei mais poderoso do mundo. Despediu-se e partiu. Cristóvão decidiu ir ao encontro do demônio. Quando passava por um grande deserto avistou um exército no meio do qual destacava-se um soldado de aparência horrível e cruel que, aproximando-se dele, lhe perguntou qual era o seu destino, e Cristóvão respondendo, disse-lhe: 
-Estou à procura do demônio, para que seja meu senhor!
E o feioso respondeu: “Eu sou quem procuras”. Então Cristóvão ficou contente e pediu-lhe para ser seu servo. Foi prontamente aceito e seguiu seu caminho como seu novo senhor! Caminhavam juntos quando, de repente, ao avistar a Santa Cruz, o demônio ficou apavorado e fugiu, deixando o caminho, e fazendo um grande desvio cansativo e longo, retornou a viagem à longa distância da Cruz. Cristóvão ficou intrigado com o longo desvio e perguntou ao demônio, em tom de ameaça, qual o seu motivo; ao que o demônio, a contra gosto, explicando, respondeu-lhe: 
-Houve um homem chamado Jesus Cristo que, por meio de Sua morte na Cruz, trouxe a salvação para a humanidade, e quando vejo Seu sinal, fico apavorado e fujo dele. 
Cristóvão disse-lhe: 
-Então Ele é maior e mais poderoso que tu, já que tens medo de Seu sinal, e eu agora compreendo que te servi em vão. Vou agora encontrar o meu senhor e rei. Procurou por longo tempo e sempre perguntando por Jesus Cristo. Certo dia encontrou um eremita que lhe disse: 
-Este rei a quem procura pede de ti uma vida de jejum e oração! 
Cristóvão respondeu-lhe: 
-Jejuar não posso e não consigo e de orar nada entendo. Pede-me qualquer coisa!
O eremita lhe disse: 
-Conheces aquele rio de difícil travessia, onde muitos perderam a vida ao tentar atravessar? Então pela tua estatura física poderás ajudar muitas pessoas a atravessá-lo. 
Cristóvão respondeu-lhe: 
-Sem dúvida, isso vou fazer com muita alegria e por amor ao Rei Jesus. 
Construiu sua choupana ali perto e passou a executar sua missão. Certa vez, quando dormia, ouviu uma voz de criança a chamá-lo: 
-Bom homem, sai de dentro e vem carregar-me até a outra margem. 
Cristóvão pôs aquela criança nos ombros, apanhou seu cajado e entrou no rio. A água do rio começou a subir, seu volume parecia aumentar, e a criança pesava como chumbo. Cristóvão ficou angustiado e temia afogar-se. Conseguiu escapar daquela situação com muito esforço e com segurança colocou a criança em terra firme dizendo a ela: 
-Menino, como tu pesa, parecia que tinha o mundo sobre os meus ombros. 
-Bom homem, não te espantes, pois carregaste o Rei dos Reis, filho de Deus e o peso dos pecados do mundo. Sou Jesus Cristo, o Rei que estás a servir, e, para que saibas que digo a verdade, põe teu cajado no chão junto à tua casa e amanhã verás que ele estará coberto de flores e de frutos. O menino desapareceu e, na manhã seguinte, seu cajado havia se transformado numa bela folhagem florida. Cristóvão partiu para Lícia, lá foi ao encontro dos cristãos que estavam presos, para confortá-los, e, quando foi descoberto, apanhou o desafiou seus perseguidores. Jogou seu cajado no chão e pediu ao Senhor que repetisse o prodígio, e seu cajado floriu diante de uma grande multidão e mais de oito mil pessoas foram convertidas. Os soldados levaram Cristóvão, nome dado depois do batismo, diante do rei. De todas as formas o rei tentou dissuadi-lo de sua fé: tudo em vão. Sua fé era uma rocha firme. Cristóvão foi preso, o rei mandou levar a prisão duas jovens belíssimas, eram Nicéia e Aquilina, foram contratadas para fazê-lo pecar. Depois de muita oração, Cristóvão conseguiu convertê-las ao cristianismo, e em nome de Cristo foram martirizadas.
O rei ordenou que executassem a Cristóvão e ao tenta-lo matar com flechas, uma desviou e atingiu o rei deixando-o cego. Cristóvão lhe disse: 
-Tirano, vou morrer amanhã. Faz um pouco de lama com meu sangue e passe no seu olho e será curado. No dia seguinte depois de suas orações, foi decapitado. O rei meio incrédulo fez o que Cristóvão dissera e no mesmo instante ficou curado  O rei, sua corte e seus súditos creram em Cristóvão, e assim o nosso santo conduzira a Cristo uma multidão de convertidos. Tornou-se o padroeiro dos Viajantes, Turistas, Motoristas e Peregrinos e sua fama se espalhou. Na Região das Missões, RS muito venerado e vários santuários em sua homenagem, Gruta de São Cristóvão em Mato Queimado, Santuário de São Cristóvão e Santo Antônio em Santo Ângelo.   
O Dia do Motorista é comemorado todos os anos no dia 25 de Julho. Nesta data, as instituições e paroquias organizam campanhas de conscientização para que a população e condutores saibam da responsabilidade do ato de dirigir.
O Dia do Motorista é comemorado no Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, turistas, peregrinos e viajantes. Vida de São Cristóvão, protetor dos motoristas e viajantes. São Cristóvão, que teve a sublime ventura de transportar Jesus às costas, o bom gigante inabalavelmente daria a vida, sem se importar com a crueldade dos algozes. 
Informações e Localização da Gruta de São Cristóvão Mato Queimado;
Site: Gruta de São Cristóvão Guarani das Missões;
Vídeo da Gruta de São Cristóvão Mato Queimado;
Site: Santuário de São Cristóvão e Santo Antônio
Site: Roteiro por Oratórios, Grutas e Santuários;
    

EM DESTAQUE

Lago Azul Parque Hotel

Venha Descansar e aproveitar a tranquilidade que a natureza oferece.

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...