Notícias

19/02/2019 08:20


São Luiz Gonzaga vai perdendo grande referência turístico/cultural.

    A casa onde nasceu o missioneiro Noel Guarany e onde viveu com seus pais, encontra-se abandonada, praticamente em ruínas e gradativamente vai sendo tomada pelo matagal.
    Foi nesta rua, antes chamada Uruguaiana, que Noel Fabrício da Silva deu os seus primeiros passos, lá pelos idos de 1945/50.
    Depois, a Rua Uruguaiana teve seu nome alterado para Dinarte Vieira Marques no ano de 1972. Na realidade, poucas pessoas conhecem este local histórico, e este fato nos leva a pensar que a memória de Noel vai lentamente se apagando em sua cidade natal.
    Afirma Vinicius Ribeiro em seu blog, que “Bossoroca recebeu Noel de braços abertos, acreditando e apoiando ele sempre!”. Este carinho recebido e consequentemente, a valorização de seu trabalho fez com que ele se auto intitulasse “o cantor da Bossoroca” e no final de sua existência, manifestasse o seu desejo de ser sepultado na Buena Terra Missioneira.
    Foi um gesto de carinho pela mãe adotiva que o acolheu como se de suas próprias entranhas ele tivesse saído e lhe permitiu ser o excepcional cantor e guitarreiro que até hoje, é admirado e venerado por sua obra, sendo uma das poucas referências quando se fala na musicalidade missioneira.
    Na terra que o acolheu, Noel ganhou um mausoléu, que se constitui de um arrojado projeto arquitetônico, que com sua simbologia, mostra os principais elementos representativos da região missioneira e definem o estilo por ele adotado.
    Ganhou também uma imponente estátua que saúda os que chegam na Buena Terra. Dois exemplos de reconhecimento, admiração e da responsabilidade de preservação do legado deixado pelo “Cantor da Bossoroca”. 
Fonte: Acb Bossoroca 
Casa Noel Guarany - Sites  

Noel Guarany - Sites 
Monumento Noel Guarany - Sites 
Noel Guarany Ser Missioneiro é uma Missão 
Ode Nosso Pajador Homenagem para Noel Guarany 

Noel Guarany o Cantor da Bossoroca
Informações e Localização da Praça e Monumento a Noel Guarany

Imagens da Praça e monumento a Noel Guarany
Projeto Monumento Noel Guarany

Homenagens no dia 7 de  novembro de 2015
Inauguração ao Monumento Noel Guarany

Noticia sobre a Inalguranção do Monumento a Noel Guarany
Convite e programação da Inauguração Da Praça com o Monumento a Noel Guarany
Noticia da Luta para adquirir os recursos para o Monumento
Vídeo do Monumento a Noel Guarany.

EM DESTAQUE

Lago Azul Parque Hotel

Venha Descansar e aproveitar a tranquilidade que a natureza oferece.

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...