Notícias

19/07/2019 12:08


Otávio Reichert - INTEGRANDO 19/07/2019

      Vinhos: Que os vinhos têm substâncias terapêuticas sabemos, inclusive medicinais. Uma ou duas taças de vinho por dia são benéficas à saúde, já descrito pelas antigas civilizações.
     Os poderes medicinais do vinho aparecem nas escrituras das religiões judaica e cristãs. O Talmud, conjunto de ensinamentos judaicos, cita que consumir moderadamente abre o apetite e faz bem à saúde. "Onde falta vinho, as drogas são necessárias", diz uma das passagens do texto.
      Os judeus utilizavam a bebida para desinfetar a ferida após a circuncisão e evitar infecções. No Velho Testamento, na parábola do Bom Samaritano, diz que a bebida, misturada a óleo de oliva é usada para tratar os ferimentos de um viajante. Chamada de Bálsamo Samaritano, ainda é usada como antisséptico no Oriente Médio. A escritura também sugere o uso do vinho como sedativo: "Deixe-o beber, para esquecer a pobreza e não se lembrar da miséria".
     No Novo Testamento, o apóstolo Paulo aconselha que Timóteo, em vez de tomar água, beba vinho para aliviar suas dores de estômago.
     27ª Semana da Cultura: Janise Adams, integrante da ONG Parceiros do Bem, será a Patronesse da 27ª Semana Cultural, que acontecerá de 10 a 18 de agosto próximos. Ao tema a “Imersão nas Artes Cênicas”, a programação terá como foco principal as artes cênicas, em manifestações artísticas, como teatro, dança, circo, coreografias, espetáculos musicais e apresentações”.
     Poema nos Ônibus: Está aberto (até 31 de julho) o concurso, nas categorias Livre e Estudantil. Promovido pela Secretaria de Cultura de Santo Ângelo, tem o apoio da Academia Santo-Angelense de Letras - ASLE. Inscreva suas obras, até 3 por autor, pelo e-mail poemanosonibussa@gmail.com 
     Com tema livre, poderão participar pessoas de todo o Brasil, nas categorias livre, e estudantil, para estudantes, menores de 18 anos. As poesias devem ter, no máximo, 16 versos em cada trabalho.
     Tolerância zero: O motorista do ônibus estava tomando um cafezinho enquanto embarcavam os passageiros. Nisto um vivente achegou-se a ele e perguntou: - Escuta aqui, motorista! Que horas sai esse latão, hein?
     Ele, sem perder a pose, respondeu: - Na hora que encher de lixo ele sai!
     Donativos: Foram arrecadados pelo vereador Walter Kusler (Ico) no dia 14 de julho, em evento festivo aos seus 57 anos. Com mais de 700 pessoas, a festa aconteceu em Entre-Ijuís, no CTG O Grito do Sepé.
     Realizada anualmente, poderá alguém dizer ser festa eleitoreira. Destaco, porém, que o aniversariante solicitou, em vez de presentes, levassem donativos para serem repassados a entidades. Parabéns!
     Reflexão: Há três caminhos para o fracasso: não ensinar o que se sabe, não praticar o que se ensina, e não perguntar o que se ignora.
     Humor: Após cirurgia de catarata deu problemas com a sogra, ao que fomos visitá-la. Soube querer separação. Lá chegando, assim que me cumprimentou, disse que eu também era muito feio, ao que respondi: - Mas vai te olhar no espelho, sogra!?
     Pois ela foi, e sumiu! Caso alguém avistá-la, favor mostrar outro espelho para ela.

 

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...