Notícias

18/11/2023 10:05


8º Encontro Internacional de Chamameceros, de 7 a 10 de dezembro na Estância Pago Santo em Dezesseis de Novembro - RS

O 8º Encontro Internacional de Chamameceros está de volta, com a proposta de retomar a aproximação cultural com os países vizinhos, marca registrada na história do evento. Um segundo objetivo é revitalizar a música missioneira, inspirando novos talentos da música, que estarão tendo um contato direto com renomados artistas da América Latina.
De 7 a 10 de dezembro a Estância Pago Santo na cidade de Dezesseis de Novembro, irá ser um centro de arte sul-americano.
Artistas da Argentina, Paraguai, Uruguai e do Brasil estarão abrilhantando a festa, que vai ocorrer na propriedade rural da família Guedes.
Com várias edições realizadas em São Luiz Gonzaga, Cerro Largo e Rolador o Encontro de Chamameceros promete ser novamente um grande sucesso. A cidade de Dezesseis de Novembro, através da prefeitura municipal, está fortemente engajada, prestando um apoio essencial para a realização da festa.
Na grade de shows disponibilizada pela organização, encontramos grandes nomes da música.
No primeiro dia quinta-feira (7 de Dezembro) o público irá ver os shows de
Mano Lima, Grupo Carqueja, Glauco Vieira e Davi Junior.
Na sexta-feira (8 de Dezembro) estarão Marines Siqueira, Desiderio Souza, Família Maica, Chamame Kuña (Argentina) e Ismael Echague (Paraguai).
No sábado (9 de Dezembro) os anfitriões Jorge Guedes & Família, Marcelo Rojas (Paraguai), Gicela Mendez Ribeiro (Argentina), Ernestito Montiel y Quarteto Santa Ana (Argentina), Facundo Rodriguez, Agustin Monzon, Júlio Ramirez (Argentina) e Los Ensina (Argentina).
Artistas plásticos como Anilton Caureo e DS Lima também estarão presentes.
Após os shows haverá tertúlia livre todos os dias.
A infraestrutura do evento está sendo feita com todo o cuidado.
Um pavilhão de shows está sendo construído pela “Metalúrgica SS Galpões”.
A Estância Pago Santo irá ter capacidade para acampamentos e também servirá almoço e janta todos os dias, sendo os responsáveis pela parte gastronômica os amigos do “Comparsa Cabeça de Toro”. Um ponto alto da culinária, será o assado dos cordeiros Hampshire Down, na noite de sábado, organizado pela “Cabanha São Caetano”.
O café campeiro será disponibilizado pela padaria Ki Pão e também haverá um bolicho de campanha, que ficará a cargo do supermercado Max Big.
As bebidas seram disponibilizadas exclusivamente pela empresa Chopp in House e também haverá o chimarrodromo da ervateira Rei Verde.
A festa vai contar com o atendimento especial das empresas Itacuru imóveis e Perpétua contabilidade. 
A divulgação da festa conta com o apoio da Rádio São Luiz, Rádio Missioneira, Jornal Anoticia, CFC Cadore, AMM, ACR 100 Agronegócios, Granja Ciro Gomes & Filhos, Info Missões, CWA Energia, Gran Palazzo, Rádio Nação Missioneira, e Meira Balanças na pessoa do folclorista Mário Meira.
A cavalgada Missioneira, lá vem o Nego Betão também irá ocorrer em conjunto com o Encontro de Chamameceros. A cavalgada está sendo organizada por Cezar Sasso e o Piquete dos Farrapos de Santo Antônio das Missões. Será uma justa homenagem ao tropeiro Missioneiro Nego Betão, que a 10 anos nos deixou. A homenagem irá reunir cavaleiros de várias partes do Rio Grande do Sul.
A relação do ritmo Chamame, com a música missioneira.
Descrito como um ritmo contagiante, o Chamame hoje é considerado pela Unesco, patrimônio imaterial da humanidade e está intimamente ligado a música missioneira.
Artistas e pesquisadores encontram na cultura Guarani uma das bases e origem do Chamame. Os jesuítas também são apontados como grandes responsáveis pelo ensino musical na América.
O gaiteiro Reduzino Malaquias nascido em 1912, foi um dos maiores Chamameceros da região das missões. O Tronco missioneiro Luiz Carlos Borges é considerado um dos maiores propagadores do ritmo.
Também Noel Guarany, Cenair Maicá, Telmo de Lima Freitas, Pedro Ortaça, e Jorge Guedes utilizaram-se do ritmo Chamame, para escrever grandes canções.
São Luiz Gonzaga além de ser a capital da música missioneira e do arroz de carreteiro, também é reconhecida como a capital do Chamame.
Agora a cidade de Dezesseis de Novembro, se insere, como um ponto de referência da cultura missioneira e chamamecera.
Os ingressos do 8º Encontro Internacional de Chamameceros estão sendo vendidos a partir de 50 reais. Para mais informações sobre o evento, contate os números 55 999676661 (Eloísa Pes) e também 55 999387290 (Vânia Guedes).

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...