Notícias

13/11/2019 16:20


FESTA CULTURAL MATERIALIZA E CONSOLIDA O MUNICÍPIO DE MATO QUEIMADO

       FESTA CULTURAL MATERIALIZA E CONSOLIDA O MUNICÍPIO DE MATO QUEIMADO ENTRE AS GRANDES FESTAS TIPICAS DA CULTURA GERMÂNICA

       A realização da II NOVEMBERFEST, 98 anos de colonização alemã, de 08 a 10 de novembro consolidou o Município de Mato Queimado, obedecido as proporcionalidades, entre os grandes eventos do Estado voltados à cultura e festas germânicas. A começar pela organização, divulgação e ornamentação pelas ruas da cidade, o evento veio precedido de uma grande mobilização regional, culminando na sexta-feira, dia 08, quando na abertura um grande número de autoridades, entre eles Deputados Federais e Estaduais, Prefeitos, Vices prefeitos, Secretários de Governo, de diversos municípios, comandante do 4º RCB, demais autoridades militares, lideranças regionais, representantes da classe política, imprensa escrita, falada e televisionada ao vivo em tempo real, e um grande número de presença de público que já nas primeiras horas da tarde lotava o lonão de eventos e assistia um grande espetáculo cultural do Grupo de danças alemãs Fröhlichkeit e dos alunos dos cursos de música.
     Outro destaque, após a abertura, além da degustação de pratos típicos organizados pela EMATER, foi o desfile cívico/alegórico que mobilizou centenas de pessoas e todas as entidades do Município e convidados especiais, identificando veículos e equipamentos com a marca da NOVEMBER e as cores da Alemanha e Mato Queimado, tendo ainda a presença no desfile de um pelotão do 4º RCB de São Luiz Gonzaga e a apresentação do desfile da Evolução da Agricultura, com equipamentos e materiais utilizados ainda no começo da Colonização até modernos equipamentos em uso atualmente.
      Após o jantar, as apresentações culturais do grupo de chuleadores do DT Herdeiros da Tradição recebeu aplausos dos presentes, a exemplo dos grandes shows de Thomas Machado e Grupo finalizando a sexta feira com o grupo Portal Gaúcho. Já na primeira noite um público recorde para uma sexta feira se fez presente. Já no sábado, mesmo com a chuva fraca durante algumas horas não impediu e não tirou o brilho dos Jogos do Barril e dos Jogos Germânicos que aconteciam paralelo ao baile do Chopp da terceira idade no palco principal com o espaço totalmente lotado, com as apresentações culturais do grupo Vida Ativa e do grupo Canto e Vida, animado pelo grupo Interlagos.
     Após o jantar, com diversas delegações vindas de transporte coletivo, a Banda Nave Som seguido do Indústria Musical embalaram as mais de 2.500 pessoas que se revezavam no espaço físico montado pela organização, com grande espetáculo musical, arrancando a participação do público com as bandas que subiram ao palco. No intervalo, mediante inscrições, o Chopp em metro reuniu mais de 20 participantes, cabendo a São Miguel levar o primeiro lugar, nas categorias masculina e feminina. O baile terminou quando os primeiros raios de sol já apontavam no horizonte.
     No último dia do evento, domingo dia 10, além da Mostra de Carros Antigos e encontro de Motoqueiros, recebeu outra vez a lotação do lonão para os shows da Banda Cosmo Express na parte da tarde. Ao final do dia, aconteceu o encerramento oficial do evento, culminando com um grande show de Rogério Magrão e Banda. O evento teve o apoio de muitas entidades e empresas, entre elas a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, SESC, Sicredi, Coopatrigo, Cermissões, Associação Clube São Luiz, tendo na Lojas Becker o patrocinador Master da banda Rogério Magrão.
    O Presidente da NOVEMBERFEST, Joaquim Bourscheidt, que coordenou uma Comissão determinada e empenhada em dar o melhor de si, ao agradecer o sucesso do evento, manifestou-se no sentido de reconhecer o esforço de toda comunidade em receber nesses 3 dias a comunidade regional e estadual, com muita hospitalidade, manifestar-se pela maciça participação dizendo que superou os objetivos e a meta traçada. Já o presidente da Câmara, em nome dos demais membros, e vice presidente da II Novemberfest, Mauro Hartmann reconheceu que o Município de Mato Queimado demonstrou mais uma vez a sua potencialidade e a sua forma ordeira de receber visitantes. O Presidente do Clube São Luiz, anfitrião, Jorge Augusto Welter, fez questão de agradecer a toda diretoria e equipes de trabalho que se revezavam durante os 3 dias fazendo com que o visitante fosse atendido da melhor maneira possível. O Prefeito Municipal Orlando Thomas, rendeu gratidão as Soberanas Luciana, Luana, Thaila, ao grande grupo da Comissão, as pessoas e entidades que de alguma forma estiveram envolvidos, patrocinadores, Poderes Constituídos, visitantes, Autoridades, ao público que compareceu manifestando-se pela forma como o Município, pela sua potencialidade, tem sido destaque, como foi a II Novemberfest, abrindo horizontes com reconhecimento regional pela forma como se congregam os Poderes e Comunidade quando um evento desta natureza é programado. “Somente com a participação de todos, independente de limites e ideologias é possível realizar um evento com este resultado. Estou prefeito, e me orgulho muito de poder compartilhar com todos o sucesso que tem um pouco de cada um” finalizou. Extra oficialmente, foram consumidos em torno de 8.500 litros de chopp, comercializados mais de 8.000 lanches, além de centenas de fardos de água, refri e demais produtos colocados à disposição.
Fonte Pref Mato Queimado

EM DESTAQUE

Lago Azul Parque Hotel

Venha Descansar e aproveitar a tranquilidade que a natureza oferece.

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...