Notícias

23/07/2018 17:58


Monumento Noel Guarany, as Missões sempre Produzirá Histórias e Troncos

      Em uma cerimonia singela foi entregue a comunidade de Bossoroca o Monumento que alterou o relevo da Região das Missões em 2017. Deve-se consideração aos vivos; aos mortos deve-se apenas a verdade.
A construção do Monumento Noel Guarany foi um sonho em que a Confraria do Icamaquã esteve envolvida num esforço que deu certo.
A sugestão inicial partiu do confrade Vasco Rodrigues sendo aceita por unanimidade dos confrades. Um dos grandes momentos na história do município de Bossoroca no Rio Grande do Sul ocorreu  dia 7 de novembro 2015, a Confraria do Icamaquã (um pequeno grupo de homens) com seus confrades unidos  oportunizaram a todos os amantes da arte gaúcha, admiradores de Noel Guarany e os Quatro Troncos uma obra de arte de um grande valor simbólico na cultura gaúcha, Monumento Noel Guarany , homenagem ao filho ilustre do município, que alterou o relevo Turístico na Região das Missões. 
A criação da estátua foi do escultor Vinícius Ribeiro e o modo em que o pajador Noel Guarany se apresenta com o pé numa voçoroca  foi porque o nome Bossoroca, em tupi guarani quer dizer Iby-Soroc, ou seja, rasgão no solo, barroca, voçoroca.
Texto sobre as placas do monumento.
Texto Sobre o Projeto da Estátua de Noel Guarany
Esta estátua  também é uma forma de dizermos, pela sua simbologia,  que nós somos missioneiros, que exaltamos as Missões e que queremos manter  vivos e acesos os nossos sentimentos de amor à terra, de sentimento grande de pátria e querência. E a obra e a imagem de Noel Guarany representarão muito bem este sentimento. 
Site: Monumento Noel Guarany 
Site: Memorial Noel Guarany 
Site: Noel Guarany 
Site: Casa Noel Guarany 
Vídeo: Memorial Noel Guarany 
Vídeo: Quatro Missioneiros 
Vídeo: Monumento Noel Guarany 
Vídeo: Ode Nosso Pajador 
Imagem: Monumento a Noel Guarany 
Imagem: Construção da Praça e Monumento Noel Guarany 
Imagem: Projeto Monumento Noel Guarany

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...