Notícias

19/10/2017 10:05


Reflexos de Um Mau Conselho

          Esse menino é o João Pedro, proibido de executar sua arte, pelo conselho tutelar de Santo Ângelo, não estava usando droga, não estava roubando, estava apenas trabalhando para pagar seu Instrumento. Esse tem o meu apoio, sucesso João Pedro os bons estão do teu lado. 
Blog do Léo Ribeiro
     Hoje em dia as coisas estão meio turbulentas em todos os setores da vida. Estive pensando sobre o caso daquele menino lá de Santo Angelo que o Conselho Tutelar proibiu de tocar sua gaita na rua pois considerou que pudesse haver uma exploração de trabalho infantil por parte de sua mãe.
     Não vou entrar no mérito. Vamos dizer que o Conselho Tutelar esteja certo.
     Então, no domingo, vou ao Brique da Redenção em Porto Alegre e me deparo com crianças índias, ainda de menor idade, horas a fio sob um sol escaldante, de pés descalços, cantando suas cantigas guaranis em troca de alguns minguados sob as vistas de dezenas de curiosos. Ver mais...

          Um breve relato da história do menino João Pedro, que foi impedido de florear seu Acordeon, em frente a CAIXA, no centro de Santo Ângelo. Vídeo do menino buscando seu caminho.  
          Poucos registros ha do momento que foi impedido por um "Conselho" que tem poder público dado pela sociedade Santoangelense, mas aqui um pouco de sua arte e atividade. Nada justifica uma injustiça, que pesos... que medidas, escolhidos e empregados contra um inocente, como explicar, fazer este gauchinho esquecer. Por que impedir um anjo de ser livre na Capital de Todos os Anjos.

Amauri Quadros DE Lima Calou-se a Gaita manhosa
Que ainda a pouco se ouvia
Acordes do Tio Bilia
Sob a marquise da Caixa
Diga só o que você acha
Se tal ação tem sentido?
Qual o crime cometido
Pelo precoce talento
Em florear seu Instrumento
E encantar o nosso povo
Que volte a Gaita de novo
Para a marquise da Caixa.
O Menino nasceu com o dom
Isso certo e ninguém tira
Um "conselho" de mentira
Mandou que parasse o Xote
E que saissem a trote
Como faz quem tem a culpa
Isso é só uma desculpa
"Exploração de criança"
Aonde brota esperança
Não tem lei que determine
E nem tão pouco regime
A natureza é mais forte.
Versos com chuva. 
Airton Cezar Teixeira Mas, que cousa mais estranha.
Tamanha barbaridade.
Todos sabem que a verdade. 
Trás interesses escusos.
A gente fica confuso.
Com tanta desigualdade
Beirando a insanidade 
Diante de tantos abusos.
Que perigo pode haver
Se uma gaita pacholenta.
Cujo tocar alimenta.
E mata a fome de um cristão
É de partir o coração
E de perder a esperança.
Ver Retirar uma criança.
De tão sublime devoção. 
Ari José Meneghetti Aí que me refiro.......essa gaita não pode parar de tocar.....um abraçopra esses tauras Santo Angelenses que fizeram esses versos rimados defendo essa criança.
Vera Sirlei Schornes Mesmo não tendo o dom de vocês...
Senhores doutorados nos versos. Me pego pensando... porque? . Não pego no mango. 
E parto pra cima destes abestiados... abraço neste pia.. está gaita não pode parar. Bju 

Joel Silva São. Versos que brotam vivos
Do fundo da alma do taita
Que protesta incomodado 

Mario Amaral Bah. Lindos versos meu amigo Amauri Quadros DE Lima. Imagina eu com minha caixa de engraxate nº 14, que pegava na delegacia, e que ficava aos cuidados do inspetor comissário de menores, ao andarilhar por perto da rodoviária, ali na Venâncio, onde sempre tinha alguém puxando uma cordeona e eu me encostava pra dar uma trela e executar uma marcas que meu velho pai me ensinava. Estaria preso certamente. Piá, engraxate e gaiteiro. Eram capaz de me darem uma sumanta de laço ou me trancafiar no "boi-preto"a. O mundo dá caravoltas e a sociedade tem que se ater a valores essenciais e não ao tolerável por boniteza. O Artista traz o dom de se expor ao mundo com suas aptidões e sonhos. E pra fazer arte não tem idade. Em vez de expulsá-lo dali, porque não o protegem e terão à sua frente um maioral, por comandar-se a si próprio com suas cantigas, servindo de exemplo aos marmanjos de plantão.
Pra que não se cale a gaita!!  

Valtair Ramos Pinheiro É isso aí meu amigo Amauri! Na verdade a palhaçada toda provocada por denúncia e conselho tutelar foi como um tiro que saiu pela culatra. A repercussão é tamanha em favor do menino . 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...