Notícias

09/08/2018 15:43


Lenda do Peixe Dourado

Muitos sabem, outros ouviram falar, sobre como Tupã criou o Dourado. É a mais pura verdade, até que a ciência prove o contrário.
Há muitos anos, antes dos jesuítas chegarem, uma grande tribo vivia na margem do grande Rio Uruguai. Moravam entre o rio e a floresta, como uma verdadeira família. Comunidade indígena, humilde, faceira e ordeira. Viviam da e para a natureza.
Mas um emboaba da tribo Angá, este voraz e forte, trazia o desconforto na alma, a ambição insaciável. Eu quero mais, pois sou o mais forte, primeiro eu, pois sou mais bonito. Um dia serei o cacique de tudo. Quando descobriu o poder do ouro se deslumbrou por completo. Tudo a ele pertencia, todo aquele metal teria de ser dele.
Assim foi a reunir muito ouro. Não ajudava a ninguém, não colaborava nem com seus pais ou família. Só o brilho do ouro lhe interessava: seus olhos brilhavam ao mencionar esta palavra. Queria tocar o ouro, como se o metal tivesse vida. E na sede de poder, mais forte ficou.
Até que um dia, insatisfeito com o que tinha, quis apoderar-se de todo o ouro que havia no mundo. E ao entardecer, quando o rio Uruguai pintava-se de dourado, ele gritava que tudo um dia seria assim, desta cor.
Tupã, cansado de ver tanta voracidade, decidiu castigá-lo.
- Queres ouro? Em ouro transformo-te! Gritou lá do céu. E, dizendo assim, um raio de ouro cruzou o aborígene como uma adaga, e seu corpo tombou no rio, transformando-se em peixe.
E por isso, o dourado é um peixe sempre faminto, tudo lhe é pouco. Nasceu no grande doce mar Uruguai, fadado a passar a vida com sede. ​
Pirapó = Salto do peixe.
Versão: Otávio Reichert. 
Site: A Lenda do Umbu 
Site: Roteiro Entre Lendas Missioneiras 
Site: Lenda Cerro do Inhacurutum 
Site: Lenda Da Erva Mate Versão Indígena 
Site: Lenda Lagoa da Mortandade
Site: # Mistério do Chimarrão 
Site: # Roteiro do Chimarrão 
Site: A Anti-homenagem JAZ e Sua Justiça 
Site: Cotyguazú, Hospital, Azilo e Albergue para as Indias Guarani 
Site: Chapéu de Santo Antônio 
Site: Gravataí a mais longínqua Redução 
Site: Lenda Alecrim 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...