Notícias

08/12/2017 12:30


O Renascimento das Missões

     Quase 400 anos se passaram, muitos são os fatos, histórias e lendas em torno daquilo que foi e ainda é o TRIUNFO DA HUMANIDADE.
     A velha e ainda jovem Igreja de São Miguel das Missões será palco no dia 08 de dezembro de 2018 de uma Ópera, sim! Uma Ópera de Chamamé que leva o nome de TERRA SEM MALES – A ORIGEM DO CHAMAMÉ que contará a história da construção deste ritmo musical e dos 30 povos missioneiros através da música de Alejandro Brittes e mais um corpo artístico de 300 pessoas.
     O Chamamé, que possui um profundo valor antropológico, histórico e cultural terá a oportunidade de ser contado a partir de uma produção de qualidade e que envolverá toda a região missioneira, além de profissionais com experiência no ramo de grandes produções.
     São 04 países envolvidos: Brasil, Argentina, Paraguai e Itália. Todos com uma história em comum e com profunda relação na formação do chamamé e na criação das reduções Jesuíticas. A teia imaginária das relações humanas a flor da pele ao pensar que a Ruta Jesuítica terá seu apogeu cultural em 365 dias.
     Perguntas surgem! Será que teremos aqui, em terras vermelhas um produto cultural que irá conquistar o mundo? Tudo indica que sim! Pois em 2019, esta história será contada na Arena de Verona na Itália, um dos maiores palcos de Óperas do Mundo.
     Imaginem, caro amigo leitor, quantas pessoas irão querem conhecer de perto está história? Conhecer nossa cultura, nossas comidas, como vivemos, pensamos, nosso patrimônio arquitetônico? Creio que não existe melhor produto de Marketing turístico do que este!
     O legado que esta iniciativa terá para com a comunidade Missioneira ainda é imensurável e perdurará ao longo dos tempos. Uma certeza tenho, estamos vivendo o renascimento cultural das Missões e a valoração daquilo que ficou, a nossa forma de ser, os nossos saberes e fazeres o nosso patrimônio Imaterial, o Chamamé!  Relise para Imprensa
Relise para Imprensa Ópera de Chamamé  - Terra Sem Males - 2018 
Vindo a Região das Missões

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...