Notícias

02/10/2019 13:39


Exposição itinerante sobre o território das Missões (RS) será aberta em Porto Alegre

    Uma experiência interativa que faz o visitante viajar pela história e caminhos dos Sete Povos das Missões. Essa é a proposta da exposição 7 Povos: Retratos de Um Territórioque traz fotos, vídeos documentários, painéis, mapas interativos, documentos antigos, conteúdo de arte-educação e muito mais. São obras que despertam os sentidos e provocam uma verdadeira viagem pelo território das Missões Jesuíticas-Guarani e sua paisagem cultural, com bens culturais reconhecidos como Patrimônio Cultural Brasileiro, do Mercosul e Mundial.
    No dia 24 de outubro, Porto Alegre será a primeira cidade a receber a exposição, que em 2020 irá itinerar para o Rio de Janeiro e Montevidéu, no Uruguai. O local escolhido para receber a mostra foi o Memorial do Rio Grande do Sul, reconhecido pela arquitetura imponente no centro da capital gaúcha. São Miguel das Missões (RS) também receberá a mostra ainda em 2019, com a previsão de abertura em novembro.
    A iniciativa brasileira idealizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) faz parte de um projeto de cooperação internacional, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores. Com a curadoria de Cláudia Ardións e projeto expográfico de Suzane Queiroz, 7 Povos desbrava o território das Missões, sua geografia, história, vida sociopolítica e cultural. Conta a narrativa da ocupação da região, desde mapas antigos até o momento atual - como se formou e no que se tornou o território das Missões, no Rio Grande do Sul.
   A exposição 7 Povos aproxima moradores e visitantes dos bens que constituem o Patrimônio Cultural missioneiro. As fotos tomam vida em realidade aumentada em tablets e celulares, em que o observador ultrapassa o plano da fotografia e é levado para a cena em movimento, com sons e texturas. O público pode transitar pelos caminhos dos Sete Povos das Missões Jesuíticas-Guarani, em mesas digitais interativas que explora, em detalhes, a cartografia do território. A mostra conta, ainda, com um espaço educativo para crianças, com jogos e atividades formulados especialmente para o público infantil, com liga-pontos digital das línguas faladas na região das Missões, jogos da memória e quebra-cabeças sobre esta rica paisagem cultural.

As Missões Jesuíticas no Brasil
    Um lugar de beleza exuberante e tradições seculares, que atrai turistas de todo o mundo. Missões é um território carregado de história, onde o encontro de culturas transpôs fronteiras e mudou a cartografia do Brasil. Em 1576, a Companhia de Jesus iniciou ali o seu trabalho de evangelização dos Guarani. Ergueram suas reduções jesuíticas, comunidades onde nativos e jesuítas se dedicavam aos estudos, à música, à escultura, à arquitetura, à agricultura e à catequese.
   São Nicolau (1626), São Borja (1682), São Luiz Gonzaga (1687), São Lourenço (1691), São Miguel (1687), São João Batista (1697) e Santo Ângelo (1706) formam, no atual território brasileiro, os Sete Povos das Missões - reduções construídas às margens do rio Uruguai, onde viveram mais de 26 mil indígenas.

Resgate Histórico
   Em 1937, o arquiteto Lucio Costa foi enviado ao Rio Grande do Sul para analisar os remanescentes dos Sete Povos das Missões. São Miguel das Missões e os remanescentes do Povo de São João figuram dentre os primeiros bens tombados pelo Iphan, no ano de 1938. No sítio arqueológico de São Miguel, Lucio Costa projetou o Museu das Missões, que abriga o maior acervo público de imagens sacras do barroco jesuíta da América Latina.
  Em 1983, no Brasil, as Ruínas de São Miguel das Missões foram declaradas Patrimônio Mundial. No conjunto de remanescentes reconhecidos pela Unesco, estão cinco povoados construídos pela Companhia de Jesus nas Américas para evangelização dos indígenas, durante os séculos XVII e XVIII: São Miguel das Missões, no Brasil, e, em território argentino, San Ignacio Mini, Santa Ana, Nuestra Señora de Loreto e Santa María la Mayor.
    A Tava, Lugar de Referência para o Povo Guarani, foi declarada Patrimônio Cultural Brasileiro em 2014. Recentemente, em janeiro de 2019, foi reconhecida como Patrimônio Cultural do Mercosul. A Tava é considerada lugar de importância e referência cultural, pois converge significados e sentidos atribuídos pelo povo indígena Guarani-Mbyá ao sítio histórico que abriga os remanescentes da antiga redução Jesuítica-Guarani de São Miguel Arcanjo.
   Esses esforços partilhados pela preservação do Patrimônio Cultural das Missões e pela valorização de seus bens culturais se traduzem na mostra 7 Povos. Nesse território, onde o rico encontro de culturas transformou a paisagem, o extenso trabalho em prol da proteção do patrimônio missioneiro fez da região um importante ponto turístico do Brasil.

Serviço:
Exposição 7 Povos: Retratos de um Território
Local: Memorial do Rio Grande do Sul – Porto Alegre (RS) - Rua 7 de Setembro, 1020 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS
Lançamento: 24 de outubro, 19h30
Visitação: 24 de outubro de 2019 a 24 de janeiro de 2020
Dias e horários: De terça a domingo, das 10h  às 18h

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Yara Diniz – yara.diniz@iphan.gov.br
(61) 2024-5513 - 2024-5516
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...