Notícias

14/07/2021 09:06


Otávio Reichert - INTEGRANDO - 14/07/2021

Feijoada e suas iguarias – No dia 10 de julho de 2021, sábado, foram vendidos mais de trezentos kits da Feijoada Solidária, organizada por integrantes santo-angelenses da Paróquia Sagrada Família. Parei o almoço para o registro fotográfico desta saborosa iguaria, que aos dias frios se torna especial.

D:MauricéiaEscola2020DownloadsIMG-20210710-WA0089.jpg

Parabenizo este grupo de trabalho também pela criatividade dos acompanhamentos: porções de couve, farofa, torresmo moído, pão, laranja e mensagem bíblica. Além da venda dos cartões e aquisição dos ingredientes foram três dias de trabalho prévio. A integração dos grupos da Renovação Carismática, do Emaús, Cursilho, Terço dos Homens, da Pastoral Familiar, do Movimento Schöenstatt e do JEM (Juventude em Movimento) resultou em mais um evento de sucesso, apoiados pelo padre Inácio e vigário Flávio. Parte da renda foi revertida para a Pastoral da Criança, que atende várias famílias locais.    
 
Sabemos que a feijoada é prato típico da culinária brasileira, criada pela culinária dos africanos escravizados que vieram para o Brasil, e que fizeram uso dos miúdos de carne suína nas paneladas de feijão, e perceberam que as laranjas combinavam neste cardápio improvisado.
 
Gases: Por que a feijoada resulta em gases intestinais? Principalmente pela variedade de temperos que a acompanham, além das carnes gordurosas inseridas ao prato. Explicação sucinta: o feijão contém grande quantidade de açúcares (oligossacarídeos), os quais requerem a α-galactosidase para ser quebrada e digerida, porém nosso trato intestinal não possui esta enzima. Sem digerir partes desse alimento, vai fermentando durante o percurso digestivo com poucas alterações, sendo fermentado por bactérias boas que estão presentes no intestino, resultando na formação de gases (enxofre) e resultando em odores. Para amenizar a criação de gases convém diminuir os temperos como as pimentas, cebola, mostarda, bem como os industrializados, e fazendo uso maior dos temperos simples como coentro, salsinha, hortelã, tomate e cebolinha verde.

D:MauricéiaEscola2020DownloadsIMG-20210713-WA0083.jpg

Sentimentos: Que o GDF Os Farroupilhas externa pela perda do Seu Ribeiro, um sócio atuante desta entidade tradicionalista. Veio a óbito no sábado, 10 Jul. 2021.

    Deixou enlutados a esposa Elveni (Baixinha) e os filhos Gustavo e Everton. José Carlos Ribeiro foi patrão do GDF os Farroupilhas de 2001 a 2003, e vice-patrão em 2007 e 2008 com o Patrão Elói Grasel. Em várias gestões foi integrante do Conselho de Vaqueanos, além de Patrão de Honra.

 HumorO frio está fazendo economia em muitas casas. Ouvi a esposa dizendo para a diarista:

- Não precisa limpar o quarto de visitas, pois não foi usado e está limpo.

Acrescentei: - Nem o box do chuveiro, que também não foi usado esta semana.

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...