Notícias

23/09/2021 10:04


Turismo missioneiro foi pauta de reuniões em Brasília

    Demandas envolvendo o turismo nos municípios da região estiveram em discussões realizadas em diversos órgãos
   O vice-presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM/Funmissões), prefeito Auri Kochann, acompanhado da coordenadora da IGR Rota Missões e assessora de comunicação da entidade Izabél Cristina Ribas, participaram de importantes reuniões em Brasília na semana passada, onde foram debatidas demandas envolvendo o turismo nos municípios da região das Missões.
   Com apoio da Área de Turismo da  Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e do gabinete do deputado federal Osmar Terra, foram realizados encontros com o presidente da Embratur Carlos Brito e o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação Sílvio Nascimento, com a participação de integrantes da equipe da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, onde foram pautados temas envolvendo os municípios missioneiros.
   Na oportunidade, a AMM solicitou o apoio da Embratur na elaboração do Plano de Marketing da Rota Missões, sendo já autorizado pelo presidente da instituição a visita técnica de uma equipe para conhecer a região, se reunir com o trade turístico local e organizar o início dos trabalhos. Diante da situação, as representantes da CNM, Marta Feitosa e Mônica Costa, ratificaram a necessidade de se fomentar a promoção do destino e os roteiros turísticos da Região das Missões, de forma alinhada com as ações executadas pela Embratur.
   Na Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo (SNDTur) do Ministério do Turismo a reunião teve como pauta o funcionamento do Cadastur (Sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo); a reformulação da Lei Geral do Turismo (11.771/08), que dispõe sobre a Política Nacional de Turismo e o Projeto de Lei 4.395/2020, que institui a Política Nacional de Fomento ao Turismo Rural foram os assuntos em destaque no encontro.
   Na oportunidade, a Turismóloga da CNM Marta Feitosa, enfatizou a necessidade de se entender o município como foco do desenvolvimento do turismo em meio rural. Nesse contexto, foi apontado pelo grupo que o turismo rural é vetor responsável pelo desenvolvimento econômico das pequenas cidades, pois incentiva o homem a continuar no campo, valoriza a cultura local e preserva o meio ambiente. Por sua vez, o Departamento de Turismo da Funmissões, informou que estimula a criação de roteiros rurais e o desenvolvimento de políticas públicas que norteiam a prática do turismo em ambiente rural, sendo crescente este segmento na região.
   Ainda, no Ministério do Turismo, a equipe da Funmissões esteve reunida com Fabiana Oliveira, coordenadora de Posicionamento de Produtos Turísticos da Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo (SNDTur) e coordenadora brasileira do projeto de cooperação Caminho dos Jesuítas, onde trataram sobre o lançamento do site www.caminodelosjesuitas.com, durante a ABAV, que neste ano será na cidade de Fortaleza (CE), onde está programada uma palestra do consultor Carlos Augusto Alves sobre os roteiros que integram o Caminho dos Jesuítas, além de um stand para promoção e informações sobre os atrativos deste corredor turístico, que integra cinco países (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia).
   Fonte: Associação dos Municípios das Missões 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Carmen's Restaurante e Pizzaria

Ambiente familiar, aconchegante e atendimento especializado, dispõe de ótimas opções para sua refeição.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...