Notícias

04/09/2023 08:30


Construção de açudes beneficia agricultores de Eugênio de Castro

Estratégia que contribui com a segurança hídrica para a produção agropecuária, açudes para reservação de água estão sendo construídos em propriedades de 12 famílias, em sete localidades do município de Eugênio de Castro. A escavação é subsidiada através do Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural, Eixo Estratégico Irriga + RS – Açudes, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em convênio com a Prefeitura. Os projetos técnicos foram elaborados pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).

A principal finalidade destes açudes é a reservação de água nas propriedades, oportunizando a instalação de sistemas de irrigação e, em algumas das propriedades, também pode ser aproveitada para conciliar com a atividade de piscicultura.

A execução do Programa conta com o envolvimento de parcerias como o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Eugênio de Castro (CMDR) e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que realizou a vistoria e emissão de licença ambiental e também firmou convênio com o Estado, acompanhando a execução das obras juntamente com a Emater/RS-Ascar.

Os beneficiários passaram por processo de inscrição no Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, visitas de avaliação de viabilidade técnica e de viabilidade ambiental e posterior aprovação no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

Após, foi feito o levantamento topográfico pela Emater/RS-Ascar, elaboração do projeto técnico, organização da documentação de cada beneficiário e envio à Seapi. A construção dos açudes em Eugênio de Castro iniciou em fim de julho, estando seis açudes prontos, executados pela empresa ganhadora da licitação. A Emater/RS-Ascar e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente seguem acompanhando o andamento das obras.

 

CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
VIRTUAL TECH EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PARQUE DAS FONTES - ENTRE-IJUÍS
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS 
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
VILLAS HOTEL - EM SANTO ÂNGELO
REDE DE POSTOS SANTA TEREZINHA - NA REGIÃO DAS MISSÕES E NO TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
JADA HOTEL - TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...