Notícias

10/06/2019 10:34


Culinária Gaúcha e Suas Influências Missioneiras por Valter Portalete

        Quando se fala em missões, logo vem a mente a questão guaranítica dos 07 Povos, e lembramos Sepé Tiaraju, das lendas, mitos, contos e da ‘música missioneira’ de Noel Guarany, Pedro Ortaça, Jayme Caetano Braum e Cenair Maicá.
        Entretanto, a culinária missioneira muitas vezes passa despercebida nesta seara. Se alguém nos falasse que 70% da base da culinária gaúcha originou-se nas missões, certamente ficaríamos em dúvida. Todavia, se formos analisar historicamente esta questão,  veremos que nossos nativos legaram muito mais que lendas, contos e história, mas também, a base da culinária rio-grandense, que não seria o que é, sem a contribuição missioneira. Sabemos da influencia dos imigrantes, sejam alemães, italianos, poloneses, espanhóis e açorianos, e da grande contribuição do negro, que com sua cultura legaram pratos até então desconhecidos dos nativos, porém muito já existia nestas plagas, antes da chegada das cucas e chucrutes. Comecemos pelo prato especial a todos nós: feijão.
        Já existia em abundância nas missões, de toda espécie. Uma prova disso é o vocabulário Guarani que contempla o “modai’, ou seja, ‘O Rio dos feijões’. 
        Quanto ao arroz, sabemos que ele foi introduzido em época posterior ao ciclo missioneiro, pelo menos os grãos brancos. No entanto, descobriu-se que por aqui já havia o ‘orysa sativa’, espécie de arroz vermelho. Gonçalves Dias, em seu dicionário da Língua Tupi, já citava este termo, o que nos leva a considerar que o nativo já fazia uso deste espécime de arroz.
        Em relação a carne, não é necessário maiores exposições, eis que, desde a introdução do gado na região missioneira em torno de 1634, a alimentação dos nativos foi altamente influenciada. Convém salientar que, com a presença do gado, evidentemente teremos o uso dos produtos lácteos. Com leite em profusão, surgiam os queijos e derivados. 
A farinha também deve ser considerada, não somente a de mandioca, mas a de milho e até mesmo de pinhão. A farinha de trigo, desconhecida dos índios primitivos, tornou-se conhecida após a chegada dos padres Jesuítas, eis que, necessitavam da farinha para confecção das hóstias. Assim, o índio passou a cultivar o trigo e fazer uso do mesmo, criando até o termo ‘avati-miri’ para designá-lo.
        A uva, da mesma forma, tornou-se popular entre os nativos, com a chegada dos jesuítas, que passaram a plantar as videiras para fabricação do vinho a ser usado nas liturgias. Mas e o sal? Não havendo este tempero, os índios faziam uso da cinza de madeiras específicas, preparando o churrasco e o charque. Café também não havia, mas os mesmos efeitos positivos eles alcançavam como o chimarrão. 
        Em relação aos aperitivos, os missioneiros os obtinham do ‘mbutiá’, da pitanga, jaboticaba e outras tantas. Sobremesas? Sim, não esqueçamos da abóbora (jerimu), moranga, melancia, abacaxi. As galinhas não haviam por esta região antes da chegada dos jesuítas. Entretanto, por aqui existiam o jacú, a marreca e outras aves aquáticas, preparadas com a mesma semelhança.
        Mas a culinária missioneira também contemplava os pratos a base de peixe, sendo a traíra na taquara, piraju (dourado) no espeto, mingau de jundiá ou pintado, fritada de lambari, moqueca de muçum e piava frita. 
A batatinha inglesa, trazida pelos alemães, a primeira vista pode parecer européia. No entanto, um analise mais apurada nos mostrara que ela é originária dos Andes. Não era de conhecimento dos guarani nas missões.
        Foi cultivada há milênios pelos Mais, Incas, etc...Em contato com os Incas, os exploradores levaram para a Europa esta planta, sendo que os alemães foram os que mais se destacaram na produção. Por isso, nossos antepassados vindos da Alemanha, ao trazerem o cultivo da batata-inglesa, e sua grande apreciação na culinária alemã, foram chamados pelos nativos de ‘alemão-batata’. Porém, tínhamos na culinária nativa missioneira a ‘jeti’ (batata-doce’. 
E quanto as frutas, de indiscutível apreciação no paladar riograndense? Goiaba, gaubiju, maracujá, araçá, jerivá e o ‘mandovi’ (amendoin). Para adoçar os alimentos tínhamos o mel das abelhas nativas (camoati, irapuã).
        Em relação as verduras os índios usavam o Dente-de-leão e o caruru (caá-riru) e a pimenta cumari. Ao final, não podemos deixar de considerar os chás (jujus), lembrando que o botânico jesuíta Segismundo Asperger analisou cientificamente mais de 1.000 destas plantas. 
        Portanto, se excluirmos a culinária missioneira do cardápio rio-grandense, pouca coisa sobraria na mesa dos gaúchos.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...