Notícias

27/09/2019 08:27


Otávio Reichert - INTEGRANDO 27/09/2019

Setembro Amarelo: Por que amarelo? A origem teve origem em homenagem ao jovem americano Mike Emme, 17 anos, que em 1994, após restaurar um carro Mustang 1968 e pintá-lo de amarelo, dias depois cometeu suicídio.

Mike era uma pessoa caridosa. Por suas habilidades na área da mecânica restaurou seu carro, pois tinha veneração ao Mustang Mike, assim identificado depois de ter tirado sua vida. Infelizmente nem os amigos próximos perceberam sua dolorosa angústia, a ponto de tirar sua vida. No dia do funeral, os amigos imprimiram quinhentos cartões com fita amarela, com a mensagem: “Se você precisar, peça ajuda.”

Depois do enterro do jovem Mike, foram criados cartões amarelos que, distribuídos à comunidade com a mensagem: “Este cartão carrega a mensagem de que existem pessoas que se importam e que podem ajudar. Se você está precisando e não sabe como pedir ajuda, entregue este cartão para um terapeuta, médico, professor, amigo ou parente e diga: ‘Eu preciso de ajuda’.”

O projeto teve êxito e, a partir disso, a OMS determinou o dia 10 de setembro como o Dia Mundial Para a Prevenção do Suicídio, sendo no Brasil denominado SETEMBRO AMARELO desde 2003.

Em Entre-Ijuís, a campanha foi destacada no dia 24 passado (foto). Protagonizada pela equipe do CAPS, juntamente com o NAAB e NASF, organizaram a tarde com palestra, atividades lúdicas, exposição do trabalho e lanche de confraternização. Na abertura, um grupo de pacientes realizaram uma peça teatral, tornando-se personagens como se fossem os integrantes da equipe de saúde. Na peça, uma “doente mental” foi levada pela irmã até a ESF, onde foi acolhida encaminhada pela equipe multiprofissional, finalizando seu atendimento em Trabalhos de Grupo, isto após o atendimento da “psiquiatra e psicóloga”.

Retornando ao Setembro Amarelo, cabe ficarmos atentos aos sinais que as pessoas expressam quando alteradas psicologicamente, principalmente em crise depressiva. Ao perceber um colega, amigo ou familiar com sintomas de tristeza crônica, convém que abordemos o assunto buscando apoiar e levar para encaminhamento especializado, pois geralmente quem está com doença mental evita buscar recursos. Há também muitas pessoas que sofrem por não serem compreendidas, sendo por vezes hostilizadas até pela família, como dengosas e/ou preguiçosas.

Mar morto: Vale a pena conhecer, ou reler algumas curiosidades sobre o Mar Morto. Na verdade ele é um lago, situado na fronteira entre a Jordânia e Israel. Por conter uma concentração de sal nove vezes maior que a dos oceanos não há vida, seja de peixes ou de plantas. Alimentado pelo rio Jordão, o Mar Morto é famoso por seus inúmeros benefícios à saúde. Com paisagens fascinantes, é o ponto mais baixo do mundo, pois está a mais de 400 metros abaixo do nível do mar.

A principal atração do Mar Morto é sua água morna e calma, onde a pessoa não afunda por cauda da alta densidade, com 31,5% de salinidade, pois como ele está secando, a concentração vai subindo gradativamente.

O Mar Morto é o lugar mais seguro do mundo para se bronzear. O vapor superficial atua como um filtro natural para proteção dos raios UVB, potencialmente prejudiciais à saúde. A água é rica em sais de cloreto de magnésio, sódio, potássio, enxofre, iodo, cálcio e bromo, responsáveis, dentre outros benefícios, por desintoxicar e estimular o metabolismo, equilibrar os níveis de pH e aumentar a proteção das camadas da pele, reduzir inchaço, relaxamento muscular e regular o equilíbrio de água do corpo. Devido à alta pressão barométrica, o ar ao redor do Mar Morto é cerca de 8% mais rico em oxigênio do que o normal. Esse ar seco, rico e livre de ácaros faz desta área um refúgio para as pessoas com problemas de insuficiência respiratória. Seus benefícios terapêuticos são conhecidos há pelo menos dois mil anos.

Espiritualmente, a área do Mar Morto é especial para os judeus e cristãos. Acredita-se ser o lugar onde Deus falou, por primeiro, com o homem. Terra Santa onde Moisés escreveu os Dez Mandamentos, onde Jó sofreu e foi recompensado por sua fé, onde Jesus foi batizado por João, e onde Jacó lutou com o anjo de Deus. No livro de “Gênesis”, Deus refere-se ao Vale do rio Jordão como o “Jardim do Senhor”, e acredita-se ser o local do Jardim do Éden.

       Humor: 0 doido arrastando uma escova de dente puxada por coleira e corda, disse: - Vamos passear, Totó!

O médico, que ouviu, para entrar na brincadeira, disse: -Tá passeando com o cachorrinho, Manoel?

- Oh, seu doutor, não tá vendo que isso é uma escova de dente?

Assim que o médico saiu de perto, o doido se agachou, acariciou a escova e disse baixinho: - Hahahaha, enganamos mais um, Totó!!

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...