Notícias

20/09/2019 18:55


Otávio Reichert - INTEGRANDO 20/09/2019

Pedra Fundamental: Está para começar a construção da sede da Academia Santo-angelense de Letras – ASLE, a ser construída na Rua Florêncio de Abreu, atrás do Anfiteatro Antônio Sepp, conforme a imagem da fachada frontal.

Como presidente na gestão 2018-2020, com os demais membros da ASLE estamos aguardando o início das obras para inserir a pedra Fundamental, também denominada como lançamento da primeira pedra. O nome se dá à cerimônia de colocação do primeiro bloco de pedra ou alvenaria acima de uma fundação de uma construção. Com origens Celta e maçônica, a Pedra fundamental assinala o início de uma obra importante, e geralmente adicionando uma cápsula do tempo, recipiente fechado contendo uma ata com o nome das pessoas presentes e lembranças do dia, como um jornal ou moedas, para a posteridade.

Para isso, todos os membros da ASLE, autoridades vinculadas ao projeto e convidados especiais, estão elaborando uma página impressa com mensagens ao futuro, pois somente com a demolição do prédio será aberta a urna, que está sendo preparada pelo confrade Paulo Prado. Às cartas, a urna também conterá registrará data, identificação do construtor. Tradicionalmente, a caixa é inserida no canto nordeste da construção.

Com alma poética, especialmente para este ato, criei uma poesia, intitulada Além dos Sete Povos. 
 
Os pais mais velhos do mundo? Conforme o noticiário, um casal da Índia, ele com 78 e ela com 74 anos, seria ela a mulher mais velha do mundo a ser mãe. Curiosamente, ambos estão internados em UTI. O pai por ter sofrido um ataque cardíaco um dia depois do nascimento das gêmeas, e ela por complicações pós-parto.

O casal, após 60 anos sem terem filhos, conseguiram-no através de fertilização in vitro, gerando polêmica devido à avançada idade que ambos têm. As meninas nasceram no dia 5 de setembro, com dois quilos cada uma. Erramatti Mangayamma e Raja Rao teriam batido o recorde de 'pais mais velhos do mundo', antes registrado para outra indiana, que em 2016 tornou-se mãe aos 70 anos.

Biblicamente podemos contestar a afirmação acima citada, pois Abraão, aos 100 anos, tornou-se pai de Isaque quando Sara, sua esposa, tornou-se mãe aos 90 anos de idade. A história de Sara está registrada no Antigo Testamento, no livro de Gênesis. Embora 500 anos antes de Moisés, é do nosso mundo.
 
Escolas de Bagé: Cidade da Campanha gaúcha, foi a primeira do RS a receber duas instituições cívico-militares. Aprovada pela grande maioria da população assistida, diga-se que estes educandários têm a administração compartilhada entre militares e civis.

O modelo é parecido ao do Colégio Tiradentes de Santo Ângelo, com direção da Brigada Militar. Temos atualmente 203 unidades no País, atendendo 192 mil alunos.

Com nome diferenciado, o projeto federal Escola Cívico-militar traz algumas diferenças, pois tem parceria da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Secretaria Estadual de Educação. O MEC tem o plano de implementar a gestão compartilhada em 216 escolas. Seriam 54 por ano até 2023, onde cada escola deve atender de 500 a mil estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental ou do ensino médio.

Humor: O policial pediu um sorvete. Ao colocá-lo na casquinha a moça perguntou: - Seu policial, o senhor quer cobertura?

- Positivo! Faz favor e fique na portaria e avise se chegar alguém suspeito...

 

EM DESTAQUE

Lago Azul Parque Hotel

Venha Descansar e aproveitar a tranquilidade que a natureza oferece.

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...