Notícias

24/06/2020 09:00


SÃO JOÃO BATISTA

     DIA DE SÃO JOÃO: CONHEÇA A ORIGEM DA FESTA DO SANTO PRECURSOR DO CORDEIRO

    Celebrando o nascimento de São João Batista, 24 de Junho é uma das principais datas no cronograma das Festas Juninas
    No Brasil e no mundo, o dia 24 de Junho integrou o circuito de Festas Juninas do calendário cristão, pela comemoração do nascimento de São João Batista. O Dia de São João, ou ainda Dia do Precursor, comemora a vida do homem que profetizou o fato de que o Messias, filho de Deus, era Jesus Cristo e, por isso, o batizou.
    A data foi fixada a partir do relato do Evangelho de Lucas, onde é afirmado que João nasceu seis meses antes do filho de deus. Por isso, a data determinada foi o dia seis meses antes da véspera do Natal, ou seja, 24 de junho. Por esse motivo, desde a madrugada de 23 de maio comemora-se a Festa de São João Batista.
    Trata-se de um raro caso de Dia de Santo comemorado na suposta data de nascimento da figura homenageada, e não a data de morte.
     A comemoração em 24 de Junho remete à Idade Média, período marcado pelas Festas dos Santos Populares, como São João, São Pedro, São Paulo e Santo Antônio. Essas celebrações religiosas ficaram conhecidas no Brasil como Festas Juninas.
    Outra singularidade do aniversário de São João é o fato de que somente ele, além da Virgem Maria, tem suas celebrações voltadas tanto à vida mundana, das pessoas em terra, quanto à figura divinizada em seu aspecto extracorpóreo, ou seja, o Santo no céu.
    João Batista é uma entidade extremamente prestigiada no panteão católico: é afirmado que ele é o maior dos profetas, pois apresentou, purificou e introduziu o Filho e Cordeiro de deus à religião, inaugurando a fase de purificação dos pecados e salvação do rebanho divino. Seu papel como responsável pelo batismo de Cristo no Jordão é endurecido pela celebração do Messias, como preparativo místico de Jesus de Nazaré.
Fonte: Aventura na Historia

 

 

EM DESTAQUE

Lago Azul Parque Hotel

Venha Descansar e aproveitar a tranquilidade que a natureza oferece.

Saiba mais

Carmen's Restaurante e Pizzaria

Ambiente familiar, aconchegante e atendimento especializado, dispõe de ótimas opções para sua refeição.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...