Notícias

10/01/2018 17:17


Clube Gaúcho Comemora 116 Anos de História

     No dia 4 de fevereiro, a Sede Campestre abrirá as portas para todos os seus associados a fim de comemorar seus 116 anos de existência.
    A grande festa terá início às 15h e contará com ampla programação. Além da distribuição de picolé e pipoca para a meninada, haverá brinquedos e gincana entre pais e filhos conduzida pelos competentes professores das Academia Bela Forma. A diversão ficará ainda mais completa com as brincadeiras na água que estão sendo cuidadosamente preparadas para garantir a participação de todas as famílias.
     A entrada é exclusiva para associados. 
     Informações secretaria Clube Gaúcho CG.
     Clube Gaúcho CG, localizado na cidade de Santo Ângelo, fundado em 02 de fevereiro de 1902, partindo da iniciativa de Augusto Leonardo Salgado Guarita e mais 23 santo-angelenses, fundadores do clube.
Sua primeira sede foi instalada na casa denominada Chalé dos Pinheiro Machado em frente à praça que tem o mesmo nome, onde hoje se encontra o Colégio Onofre Pires.
     Posteriormente em 1919 o clube adquiria um terreno, na esquina da rua Marques do Herval com a Bento Gonçalves onde está sua sede atual. Em 1920, sob a presidência do Coronel Bráulio de Oliveira, começava a construção de sua primeira Sede Social própria.
     Depois disso na década de 60, sob administração do presidente Luiz Loureiro Kruel surgiu o projeto de construção de uma nova Sede Social encomendada ao engenheiro José Carlos Rousselet e ao arquiteto Léo Rockembach. E, embora levando algum tempo, se tornava realidade a nova sede do Clube Gaúcho, depois denominada “Palácio Metálico”, que foi concluída em fins de 1967 e permanece a mesma até hoje.
     Passados alguns anos, com outro projeto pioneiro e também grandioso, o Clube Gaúcho CG expandiu suas atividades sociais e em 1985, sob a presidência de João Nicola Medeiros de Farias, foi criada a Sede Campestre do Clube Gaúcho CG com a compra de uma área de 12 hectares localizada na zona norte da cidade.
     Atualmente este centenário clube conta com 114 anos de existência, um quadro social de 20.644 pessoas, (8.946 associados e 11.698 dependentes), que corresponde a 27% da população de Santo Ângelo, e possui duas sedes a Social e a Campestre. A Sede Social possui uma área construída de 2.737,40 m² e a Sede Campestre ocupa uma área de 12 hectares. Teve como primeiro presidente Augusto Leonardo Salgado Guarita.
     Fundação do Clube
     A iniciativa, partida de Augusto Leonardo Salgado Guarita, tornava-se uma realidade, quando era fundado, a 02 de fevereiro de 1902, o Clube Gaúcho, aparecendo como sócios fundadores os cidadãos: Augusto Leonardo Salgado Guarita, Cel. Bráulio de Oliveira, Virgílio José Corrêa, Major Affonso Cortes Taborda, Abelardo Ferraz de Almeida Campos, Chrysanto Gonçalves Leite, Eurico Moraes, Júlio Albrecht, Lucídio Rodrigues, Theodomiro Reis, Ullysses Rodrigues, Bonifácio Pereira Gomes, Accácio Dornelles, Francisco José dos Santos, João Henrique Licht, João Júlio Fenner, João Geruntho, João Baptista Timm, Octaviano Cortes Lourega, Major Tarquino Oliveira, Antônio de Souza Maya, Mateus Beck, Vicente José Rodrigues e Antônio Salvador Fernandes.
     Essa nominata está inserida num exemplar dos estatutos do Clube Gaúcho, contendo alteração aprovada na Assembleia Geral Extraordinária de 08/06/1989. E, por ela, conta-se que é 24 o número de sócios fundadores do clube, cujos nomes estão listados acima. Acredita-se que deve ter ocorrido um lapso nesse particular. Pois conforme relatório do então presidente Guarita, datado de 02 de janeiro de 1905, consta que o clube eram 36(trinta e seis) os sócios fundadores do clube.
     Aliás, esse documento, a respeito do quadro social, assim enumera: “Sócios efetivos 45, remidos 07, extra-ordinários 28, correspondentes 24 e fundadores 36”. Portanto, naquela listagem, estão faltando os nomes de 12 sócios fundadores. Pelas pesquisas feitas, sabe-se que a lista completa existe, se no velho arquivo do clube não estiver. Acredita-se que ainda seja possível encontrá-la. 
Vídeo: Rock Anos 80 e 90 no Clube Gaúcho 
Vídeo: Lustres do Clube Gaúcho - Eternas testemunhas 
Vídeo: Baile do Chopp 2015 - 24ª Novemberfest 
Vídeo: Festa Anos 80, 90 e 200 no Clube Gaúcho 
Imagem: Clube Gaúcho CG - Sede Campestre

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...