Notícias

25/04/2019 08:12


Município da Região Metropolitana, fundada por índios Guaranis, instala Cruz Missioneira homenageando suas origens

Resgatando e valorizando a presença dos índios guaranis vindos dos Sete Povos das Missões na formação do município, a prefeitura Municipal de Gravataí instalou uma Cruz Missioneira, evidenciando suas origens, em comemoração aos 256 anos (1763 - 2019) dos primeiros registros históricos de povoamento. A Prefeitura também lançou uma revista ilustrada e um documentário contando a saga do povo guarani em seu deslocamento das Missões e instalação na Aldeia Nossa Senhora dos Anjos, local atual do município. No ato da inauguração estiveram presentes várias autoridades dos municípios da Região Missioneira, entre eles o Prefeito de Salvador das Missões Daniel Gorski, Prefeito de Roque Gonzales João Haas e o Prefeito de Caibaté Amauri Pires da Silva. 

Segundo o Prefeito de Gravataí Marco Alba, afirma que com o gesto, o município está resgatando e reafirmando um aspecto fundamental da origem da cidade, que é a presença do índio guarani, o índio missioneiro, na formação do povoado da Aldeia da Nossa Senhora dos Anjos, em 1763, que em 1880, com a emancipação política e administrativa, passaria a ser o município de Gravataí. Ressaltou também que o Rio Grande do Sul traz a marca do trabalho e da fé do povo missioneiro, Gravataí tem esse legado, que é o mesmo que estabeleceu a matriz social do povo rio-grandense, e agora, mais do que nunca, o munício está irmanado com os Sete Povos das Missões.

 

A Cruz Missioneira de Gravataí é obra do artista Hermes José Vega Costa. Feita em ferro, tem cerca de quatro metros de altura. É a cruz de dois braços, trazida para o Rio Grande do Sul pelos padres jesuítas em 1626 durante a colonização do Brasil. O que diferenciava a Cruz de Jesus Cristo das outras é o segundo braço pequeno que representava a placa onde havia sido escrito INRI (que em Latim quer dizer Jesus Nazareno Rei dos Judeus). O artista teve suas obras na novela 'Deus Salve o Rei', da Rede Globo. Aceitou como desafio criar a ferro e fogo a Cruz Missioneira, para se eternizar como um monumento à ida de índios missioneiros para a comarca, Hermes ainda comenta que foram dias de trabalho intenso com batidas de martelo e junto uma emoção muito gratificante por ficar presente na história. 

REVISTA E DOCUMENTÁRIO - "Gravataí Missioneira - Origens" é o título dado para a revista ilustrada e vídeo documentado produzidos pela Prefeitura de Gravataí, que foi lançado na última semana.  Além do artista Hermes José Vega e do Prefeito Marco Alba, profissionais renomados em suas áreas participaram da construção do material. Fábio Kuhn, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tabajara Ruas, roteirista do documentário "Gravataí Missioneira - Origens". Beto Souza, jornalista e cineasta e Jader Corrêa, formado em Artes e trabalha há cerca de 27 anos com produções de charges, quadrinhos e ilustrações.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...