Notícias

26/04/2019 06:49


Santa Rosa amplia Justiça Restaurativa na educação

A Secretaria de Desenvolvimento Educacional do Município de Santa Rosa avança rumo à vivências de Paz nas Escolas da Rede Municipal de Ensino, com a formação de uma turma de facilitadoras habilitadas para aplicar técnicas da Justiça restaurativa junto a toda a comunidade escolar.

A formação de 20 horas aconteceu de 22 à 24 de abril com a professora responsável Katiane Silveira. A turma foi composta por 25 pessoas, incluindo a Secretária Municipal de Desenvolvimento Educacional, Lires Zimmermann Führ e representantes das Escolas de Ensino Fundamental, focando principalmente as Orientadoras Educacionais, além de outros profissionais lotados nas áreas de Ensino Infantil, Fundamental e na Secretaria de Desenvolvimento.

Esta formação foi mais uma ação visando ampliar as práticas da realização de Círculos de Paz nas escolas Municipais, voltados para a formação de uma cultura de paz entre os alunos, professores e extensivos também para as famílias. Em situações de necessidade, poderá também ser realizados Círculos de Paz para resolução de conflitos, fazendo uso da criatividade e sensibilidade na escuta de todas as partes envolvidas, visando o reconhecimento e a reparação dos danos emocionais causados e uma solução que seja aceitável por todos restabelecendo a convivência saudável e a paz entre todos os envolvidos na situação.

O Círculo de Paz é uma prática da Cultura indígena e os primeiros países a adotar esta metodologia foram o Canadá e a Nova Zelândia. No Brasil, a Justiça Restaurativa já vem sendo utilizada há mais de 10 anos.

A Secretária de Desenvolvimento Educacional Lires Zimmermann Führ ressalta sobre a importância da existência de uma cultura de paz nas escolas. Neste sentido explica que foi criada a Lei Municipal 5.467/2018, de 04 de outubro de 2018, que dispõe sobre o Programa Municipal de Práticas Restaurativas denominado “Santa Rosa pela Paz”. Com a Lei em vigor e um grande número de profissionais devidamente capacitadas e atuantes, certamente será perceptível a consolidação cada vez maior da cultura de paz nas instituições de ensino e, consequentemente, em toda a comunidade Santarosense, afirma a Secretária.

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...