Notícias

14/05/2019 23:09


Suinocultores de Porto Xavier recebem palestra com superintendente e conselheiro da Alibem

Na noite desta segunda-feira (13), ocorreu, no CTG Corredor Missioneiro, em Porto Xavier, uma palestra, com o superintendente da Alibem, falando sobre operação, custos, gestão e sucessão, voltada  para suinocultores da cidade. A apresentação foi uma parceria da empresa de Santa Rosa com a prefeitura municipal de Porto Xavier.

O evento estava previsto como uma das atividades da programação para o mês de aniversário dos 53 anos do município e, visou atender a demanda de informações para suinocultores da cidade. Segundo o Prefeito, Vilmar Kaiser, a palestra era uma necessidade, que já vinha sendo trabalhada por bastante tempo, pois muitos produtores procuravam a administração para esclarecimento de dúvidas e muitas vezes, não tinham pleno conhecimento para suprir estas dúvidas.

O palestrante, Juscelino Gonçalves, superintendente e conselheiro da Alibem, falou sobre a importância da gestão, controle de custos, processo operacional e focou principalmente sucessão desses empreendimentos. Segundo o superintendente da alibem, a maioria dos produtores integrados à empresa possuem idade igual ou superior a 55 anos, e isso significa uma preocupação para a empresa, pois os jovens estão deixando as zonas rurais para trabalhar nas grandes cidades, o que em aproximadamente 20 anos, comprometerá a produção da empresa. Hoje, o abate da empresa provém, grande parte, da produção dos integrados e, pensado no futuro, a empresa já realiza práticas de incentivo à sucessão da produção. O superintendente destacou ainda o motivo de escolha da cidade de Cândido Godoi para investimento de 6 milhões de reais até o final de 2019, na contrução de uma Unidade Disseminadora de Genes, explicou que a localização geográfica e o pequeno número de integrados foram os principais pontos para a tomada de decisão. Após a palestra, o superintendente da Alibem, Juscelino Gonçalves, esclareceu as dúvidas dos produtores.

Na oportunidade, Vilmar Kaiser, falou sobre as ações da administração quanto ao incentivo e fomento à suinocultura na cidade, auxiliando os produtores que tem interesse em ingressar na suinocultura ou, para os suinocultores que pretendem ampliar sua produção.

Estiveram presentes no evento além do Prefeito Municipal de Porto Xavier, Vilmar Kaiser; o Vice-Prefeito, Gilberto Menin; a Secretária de Educação, Cultura e Desporto Iodete Kaiser, o Secretário de Obras e Infraestrutura, Adão Moreira; o Secretário de Coordenação e Planejamento Igor Steinbrenner; e o Prefeito Municipal de Pirapó, Aurí Brandt.

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...