Notícias

19/07/2019 12:08


Otávio Reichert - INTEGRANDO 19/07/2019

      Vinhos: Que os vinhos têm substâncias terapêuticas sabemos, inclusive medicinais. Uma ou duas taças de vinho por dia são benéficas à saúde, já descrito pelas antigas civilizações.
     Os poderes medicinais do vinho aparecem nas escrituras das religiões judaica e cristãs. O Talmud, conjunto de ensinamentos judaicos, cita que consumir moderadamente abre o apetite e faz bem à saúde. "Onde falta vinho, as drogas são necessárias", diz uma das passagens do texto.
      Os judeus utilizavam a bebida para desinfetar a ferida após a circuncisão e evitar infecções. No Velho Testamento, na parábola do Bom Samaritano, diz que a bebida, misturada a óleo de oliva é usada para tratar os ferimentos de um viajante. Chamada de Bálsamo Samaritano, ainda é usada como antisséptico no Oriente Médio. A escritura também sugere o uso do vinho como sedativo: "Deixe-o beber, para esquecer a pobreza e não se lembrar da miséria".
     No Novo Testamento, o apóstolo Paulo aconselha que Timóteo, em vez de tomar água, beba vinho para aliviar suas dores de estômago.
     27ª Semana da Cultura: Janise Adams, integrante da ONG Parceiros do Bem, será a Patronesse da 27ª Semana Cultural, que acontecerá de 10 a 18 de agosto próximos. Ao tema a “Imersão nas Artes Cênicas”, a programação terá como foco principal as artes cênicas, em manifestações artísticas, como teatro, dança, circo, coreografias, espetáculos musicais e apresentações”.
     Poema nos Ônibus: Está aberto (até 31 de julho) o concurso, nas categorias Livre e Estudantil. Promovido pela Secretaria de Cultura de Santo Ângelo, tem o apoio da Academia Santo-Angelense de Letras - ASLE. Inscreva suas obras, até 3 por autor, pelo e-mail poemanosonibussa@gmail.com 
     Com tema livre, poderão participar pessoas de todo o Brasil, nas categorias livre, e estudantil, para estudantes, menores de 18 anos. As poesias devem ter, no máximo, 16 versos em cada trabalho.
     Tolerância zero: O motorista do ônibus estava tomando um cafezinho enquanto embarcavam os passageiros. Nisto um vivente achegou-se a ele e perguntou: - Escuta aqui, motorista! Que horas sai esse latão, hein?
     Ele, sem perder a pose, respondeu: - Na hora que encher de lixo ele sai!
     Donativos: Foram arrecadados pelo vereador Walter Kusler (Ico) no dia 14 de julho, em evento festivo aos seus 57 anos. Com mais de 700 pessoas, a festa aconteceu em Entre-Ijuís, no CTG O Grito do Sepé.
     Realizada anualmente, poderá alguém dizer ser festa eleitoreira. Destaco, porém, que o aniversariante solicitou, em vez de presentes, levassem donativos para serem repassados a entidades. Parabéns!
     Reflexão: Há três caminhos para o fracasso: não ensinar o que se sabe, não praticar o que se ensina, e não perguntar o que se ignora.
     Humor: Após cirurgia de catarata deu problemas com a sogra, ao que fomos visitá-la. Soube querer separação. Lá chegando, assim que me cumprimentou, disse que eu também era muito feio, ao que respondi: - Mas vai te olhar no espelho, sogra!?
     Pois ela foi, e sumiu! Caso alguém avistá-la, favor mostrar outro espelho para ela.

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...