Notícias

12/07/2018 16:20


Copa Odão-URI de Robótica mobilizou 10 equipes

O Ginásio de Esportes do Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi sediou, na manhã de sábado, 7 de julho, as disputas do projeto “Robótica Lúdica Educacional”, coordenado pela professora Irena Bielohoubek, reunindo alunos de Ensino Médio e curso Magistério, e que aconteceu em sua segunda edição.
Um total de 10 equipes participaram das disputas, sendo que as três primeiras classificadas devem participar da Copa URI de Robótica, que acontecerá em sua sexta edição, em outubro.
Segundo a professora Irena, “esta é uma proposta educativa que busca incentivar os alunos a pensarem de forma eficiente, lúdica, prática e criativa para resolverem problemas gerados pelo que foi estudado em sala de aula, facilitando a assimilação de conceitos aprendidos com experimentação prática, como uma ferramenta que pode facilitar a aprendizagem. A robótica alia o interesse à criatividade e integra várias disciplinas. É tema dentro da educação tecnológica que desperta o interesse de professores e alunos, fazendo um link entre a teoria aprendida em sala de aula e o mundo real”.
As equipes classificadas são: 1º lugar - “Irineu”, da turma 204; 2º lugar – “Caveira Negra”, da turma 303 e 3º lugar – “Furby” da turma 107.
Em sua manifestação, a diretora Maria Denise Uggeri agradeceu a parceria da instituição com a URI, “pela oportunidade dada aos nossos estudantes em participar de aulas de Robótica para a montagem de robôs e, posteriormente, realizarmos a Copa Robótica Odão . Este trabalho vem sendo desenvolvido há dois anos e conta com a coordenação, na escola, da professora de Física Irena Bielohoubek.
É uma experiência muito significativa, um recurso tecnológico bastante interessante e rico no processo ensino – aprendizagem de nossos estudantes. Automaticamente estamos relacionando o aprendizado na Robótica com inúmeros aspectos importantes da educação e outras disciplinas que integram o currículo escolar. Através desta prática, é possível explorar as diversas competências dos alunos e prepará-los para um possível mercado de trabalho, que atualmente requer do sujeito criatividade, conhecimentos em diversas áreas, competências para enfrentar desafios e procurar soluções de problemas.Nossos estudantes desenvolvem este trabalho com alegria e espírito de equipe”.
PARCERIA COM A URI
A parceria entre os cursos de Computação da URI e o Instituto Odão envolve a orientação dos alunos quanto à montagem e programação dos robôs, tanto por meio de vídeos, como de visitas dos alunos nos laboratórios da URI, e de professores e universitários-bolsistas, na Escola. Estão participando deste projeto da Escola Odão, os professores Alexandre Roque, Alessandro Freitas e Denilson Rodrigues da Silva, e os acadêmicos bolsistas Eduardo Ferreira, Lucas Bremm, Renan Britz.

 

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...