Notícias

09/09/2019 15:49


Caminho das Missões Internacional em seu 20º de 30 dias

     Maior caminho a pé da América Latina está sendo lançado para o mercado mundial a partir da caminhada inaugural entre San Ignácio Guazú no Paraguai, passando pela Argentina e chegando a Santo Ângelo no Brasil. São 750 quilômetros que estão sendo caminhados de uma só vez, depois de muitos testes feitos.
    Os peregrinos se encontraram em San Ignácio Guazú no dia 17/08/2019, a mais antiga redução fundada pelos Jesuítas (1609) e visitaram os atrativos centenários lá existentes. No primeiro dia efetivo de caminhada, 18/08/19, foram até Santa Maria de Fé – 20 km. Visitaram o museu de arte sacra missioneira; igreja e a cruz de “origem”. No segundo dia de caminhada foram a Santa Rosa de Lima. 21.8 km, onde visitaram os atrativos locais (Capela, igreja, vestígios históricos).
    No terceiro dia, 20/08/19, foram à San Patrício – 19.5 km, onde ao entardecer tiveram interatividade com festas tradicionais regionais. No quarto dia 21/08/19, peregrinaram à antiga redução de Santiago Apóstolo – 24.3 km, onde ocorreu visita à igreja, praça e ao museu de arte sacra. No quinto dia 22/08/19, caminharam até Ayolas – 29.8 km. Caminhada em terreno plano por santuários de pássaros, onde foram diretamente para o “Cais do Porto”.
   No sexto dia, 23/08/19, foram a San Cosme Y San Damián. Após o café da manhã, visitaram ao museu e hidroelétrica de Yacyretá. San Cosme e Damián foi o principal Centro Astronômico da América do Sul (única igreja primitiva em funcionamento). No sétimo dia 24/08/19, se dirigiram a Cel. Bogado, 25.2 km, terra de “Chipas”. Trajeto pela barragem de Yacyretá. No oitavo dia 25/08/19, a caminhada foi até Fram – 32.9 Km. Região predominantemente agrícola e colonização europeia.
   No 9° Dia 26/08/19, o trecho foi à La Paz – 20 km. Trajeto do dia por caminhos de campo, riachos e terra. No décimo dia 27/08/19, peregrinaram até Jesús de Tavarangüé, Patrimônio da Humanidade - 19.75 km - visita guiada e vivência: “preparação mate cozido”. À noite show especial “histórica das Missões”. No 11° Dia 28/08/19, caminhada à Santísima  Trinidad – 19.7 km., por estradas, campo e mata. Visitaram área indígena e foram guiados por um “guarani” para conhecerem a cultura local. Seguiram a Itacaron, local de retirada das pedras para construção de Trinidad. Na chegada ocorreu guiada ao Patrimônio Cultural da Humanidade. Ao entardecer Espetáculo de Luz, dentro das ruínas.
   No 12° Dia 29/08/19, Santíssima Trinidad à Corpus Christi – 31.7 km. Passando por Obligado em direção ao Rio Paraná. Passagem do Paraguai para a Argentina, passaram o rio de barca. No décimo terceiro dia 30/08/19, seguiram a San Ignácio Mini.  17.5 km. Trajeto pelo antigo caminho que ligava estes provados no período reducional. Ocorreu visita guiada as ruínas de San Ignácio Mini, Patrimônio Mundial. Ao entardecer participaram do Espetáculo Luzes e Som, dentro das ruínas.
   No 14º dia 31/08/19, peregrinaram à Nuestra Señora de Loreto, outro Patrimônio Mundial – 21 km, onde visitaram o local da primeira imprensa da América. No 15º Dia 01/09/19, seguiram à Santa Ana, mais um Patrimônio Cultural da Humanidade das Missões. Visitação guiada, depois seguiram por antigos caminhos ao Complexo Don Rodolfo, que fica ao lado do Parque de LA CRUZ, maior cruz do mundo.
    No 16º Dia 02/09/19, seguiram a Cerro Azul – 32.4 km. Dia de contemplação e vivencias pessoais em meio à floresta missioneira. No décimo sétimo dia de caminhada foram à Escola 537 – 18 km. Caminho muito arborizado durante os 11 km iniciais. Após trecho de subidas e descidas mais íngremes. No 18º dia 04/09/19, peregrinaram ao povoado de Mártires Del Japon e antiga redução de Santa Maria la Mayor, Patrimônio Mundial e depois seguiram a Itacaruaré – 34.2km. No 19° dia 05/09/19, caminharam a Porto Xavier, ultrapassando o território da Argentina e entrando no Brasil, por 24.2 km. Cruzaram o Rio Uruguai de barco.
   Hoje, vigésimo dia de caminhada estão fazendo a peregrinação de Porto Xavier à Pirapó, por 33.3 km. Estarão passando pelo município de Roque Gonzáles, onde está o Santuário de Assunção de Ijuí, local da morte do Santo Católico João de Castilhos. Por caminhos de terra cruzarão o rio Ijuí de barca.
   A partir de amanhã seguirão pelo seguinte percurso:
   21° Dia 07/09/19 – Sábado - Pirapó a São Nicolau. 21 km. Caminho por estrada de terra, chegando ao meio-dia em São Nicolau. Aproximadamente às 16horas visita guiada a sala de exposição - Fragmentos de uma Civilização, Sitio Arqueológico e ao Casarão Silva.
   22º Dia 08/09/19 – Domingo - São Nicolau a Rincão dos Teixeira. 16 km. A 16 km, local de apoio na fazenda de Irene Both.  À tarde mais 15 km até chegar ao local de hospedagem, uma escola desativada aos cuidados de Dona Antônia.
   23º Dia 09/09/19 – Segunda-feira - Rincão dos Teixeira a São Luiz Gonzaga. 17 km. Seguindo para São Luiz Gonzaga, na cidade visita à Gruta Nossa Senhora de Lourdes e está relacionado com a História da Coluna Prestes. O mesmo local da cidade foi povoado missioneiro no período Jesuítico Guarani. Tem boa estrutura de comércio e serviços. À tarde visita guiada aos outros atrativos locais (igreja, museus, praça).  24° Dia 10/09/19 - Terça-feira - São Luiz Gonzaga à Laranja Azeda. 22 km. Percorrendo praticamente o mesmo caminho do período Jesuítico-Guarani. Hospedagem e alimentação em uma propriedade rural. Convívio com família interiorana: histórias e causos do dia-a-dia do homem do campo.
   25° Dia 11/09/19 – Quarta-feira - Laranja Azeda à Santuário do CAARÓ.  21 km. Visita ao Sitio Arqueológico de São Lourenço Mártir, envolvente e místico. Seguimos 12 km até chegarmos ao Santuário do CAARÓ, envolto pela natureza, fonte de água milagrosa e a história do início dos primeiros povoados Jesuítico-Guarani.
   26º Dia 12/09/19 – Quinta-feira - Santuário do CAARÓ a São Miguel das Missões. 23 km. Saída por campos e estradas de terra e asfalto para chegar a São Miguel das Missões. Em torno das 16h30min, visita guiada ao Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo - Patrimônio Mundial da Humanidade, Museu das Missões e o artesanato Guarani. Ao entardecer, Espetáculo de Som e Luz no Sítio Arqueológico (com duração de 48 min).
   27º Dia 13/09/19 – Sexta-feira - São Miguel das Missões a Carajazinho. 32 km. Trecho pela manhã de 17 km. Estrada e trajeto por propriedades agrícolas sendo possível avistar açudes, animais silvestres e lavoura irrigada. Parada para almoço em uma “granja”.  Oportunidade para  conhecer a diversidade de produção de grãos: ervilha, milho pipoca, feijão, soja, trigo, etc. Mais 13 km está  o antigo casarão (Bolicho) do Sr. João de Matos. Noite com causos, histórias, declamações gauchescas.
   28º Dia 14/09/19 – Sábado - Carajazinho ao Parque das Fontes. 27,5 km. Pela manhã 12,5 km até o Sítio Arqueológico de São João Batista. Visita ao antigo povoado que foi a 1ª fundição de ferro do Sul do Brasil. Trilha ecológica e cultural para conhecer tipos de plantas e de árvores utilizadas por índios e padres jesuítas. À tarde mais 10 km, até chegada final no Parque das Fontes. Local com ampla área verde com opção de banho em piscinas de água natural (verão).
  29º Dia 15/09/19 - Domingo - Parque das Fontes à Santo Ângelo. Programa especial de chegada do 1° caminho oficial PY, AR, BR. Inicio da manhã livre, 11 horas da manhã caminhada pelo parque, após almoço. As 15horas trecho final de 15 km do caminho. Chegada a Santo Ângelo, o último povoado a ser fundado pelos Jesuítas. Programação Especial de final do “Camino de las Misiones”, com o espetáculo Missa da Terra Sem Males em frente a Catedral, com coral de 200 vozes.
   Com a chegada se completarão 30 dias de ação, entre visitas e caminhadas, percorrendo o maior caminho de peregrinação da América, um verdadeiro mergulho na história de formação do território.

EM DESTAQUE

Tenda da Terra

Artesanato Indígena, Artigos Gaúchos, Quadors, Esculturas, Pintura em Tela, Camisetas, livros, Porcelanas, Cestarias e Lembranças da região.

Saiba mais

Bombas Ferretti

Confecciona bombas de chimarrão em prata e ouro.

Saiba mais

Roteiro por Mato Queimado

Diálogo, educação e segurança,  motivos para entrar, conhecer, passear e fotografar, essa comunidade é uma verdadeira família.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...