Notícias

30/04/2021 08:36


Projeto VIDEODANÇA RS lança produções e documentários com seis grupos do Estado

Programação nas plataformas da MOOV.art inclui lives com artistas

Depois de circular por seis cidades gaúchas, o projeto VIDEODANÇA RS apresenta o resultado das gravações de videodanças e mini documentários com seis grupos de que atuam de forma independente e com inserções sociais na cena gaúcha da dança contemporânea. Contemplado no Edital de Concurso Produções Culturais – SEDAC-RS nº 09/2020, da Lei nº 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc, o projeto também atuou no fomento das economias criativas nos seis lugares onde foi realizado pela MOOV.art, produtora de vídeo especializada em dança do diretor Fernando Muniz. 
 
O projeto mobilizou os grupos de Dança Giro Livre, de Santana do Livramento; Grupo Lado B da Rua, da ONG Parceiros do Bem, de Santo Ângelo; a Royale Escola de Dança e Integração Social, de Santa Maria; Cirandeira da Cultura Popular, de Caxias do Sul; a Companhia Rua em Cena, de Pelotas; e a FlashBlack Cia de Dança, de Porto Alegre. Eles foram protagonistas de seis obras artísticas em formato de videodança, além da gravação de um mini documentário, com registros do trabalho coreográfico de cada grupo, suas nuances e variações, nos cenários espaços históricos e de patrimônio cultural das regiões Metropolitana, Sul, Centro, Serra, Missões e Campanha.
 
Em Caxias, as gravações foram no Monumento ao Imigrante, Estação Férrea e Museu Casa de Pedra. Em Santa Maria, o cenário foi a Gare da Estação, a Vila Belga e também em frente ao Colégio Estadual Manoel Ribas, o Colégio Maneco. A Praça da Matriz de Santo Ângelo e o majestoso sítio arquitetônico de São Miguel das Missões também foram locações na Capital das Missões. Já em Santana do Livramento, a videodança foi gravada no Parque Internacional, símbolo de integração entre o Brasil e o Uruguai, e na Praça General Osório. A natureza do Laranjal e da Cachoeira do Arco Iris, além do bairro Las Acácias serviram de set para os trabalhos em Pelotas. E, em Porto Alegre, as gravações foram feitas tendo a cidade e o Mirante do Morro Santa Teresa como cenário.
 
O projeto também pagou um cachê de R$ 10 mil para cada formação, que serviu para a contratação de profissionais de produção e figurino de cada região, gerando renda e fortalecendo a economia criativa desses lugares. Além disso, o VIDEODANÇA RS deu visibilidade a uma rede de coletivos de trabalho independente e sem patrocínios na cena da dança gaúcha que se mobilizam através de ONGs, escolas e grupos, apostando na transformação social através da arte. A proposta também evidenciou o protagonismo feminino, o trabalho de artistas negros e pessoas com deficiência física, além de intérpretes ligados às questões LGBTBQI+ que, em suas trajetórias, transitam pela dança contemporânea, o ballet clássico, as danças afro-populares e as danças urbanas
 
Reforçando um dos principais objetivos da Lei de Emergência Cultural, o VIDEODANÇA RS agora disponibiliza o resultado desses processos de trabalho e registros. Todo este material audiovisual e os documentários ganharão visibilidade em diferentes plataformas e mídias de comunicação, apostando na linguagem da videodança como contribuição significativa para registros e processos de criação da dança contemporânea em tempos de pandemia.  

Cronograma de divulgação do projeto VIDEODANÇA RS:

Até 29 de abril: Workshop de Introdução à Videodança de Fernando Muniz. Workshop online de acervo permanente da página da Moov art para consulta a qualquer tempo a respeito da história da Videodança, suas origens e sua valorização nesse período pandêmico.
 
Publicações referente aos conceitos do Projeto VIDEODANÇA RS, com apresentação das empresas envolvidas e sua contribuição para a construção da proposta: Moov.art; Lucida desenvolvimento cultural, Sustain Produções e La Negra Design & art. 

Dia 29 de Abril - Lançamento do teaser de todos os Videodanças reunidos
Dia 03 de Maio - Videodança Ciranda das Cores | Grupo Cirandeira de Danças Brasileiras   | Caxias do Sul 
Dia 4 de Maio | 20h | Live no canal Moov.art do Instagram com Vanessa Carraro
Dia 05 de Maio - Videodança Missões em Movimento | Grupo Lado B Grupo de Danças Urbanas Lado B da Rua   | Santo Ângelo
Dia 6 de Maio | 20h | Live no canal Moov.art do Instagram com Janise Adams
Dia 07 de Maio -  Videodança Uma fronteira diferente |   Grupo Giro Livre – Dança Inclusiva | Santana do Livramento
Dia 08 de Maio | 18h | Live no canal Moov.art do Instagram com Nereida Lampert
Dia 10 de Maio - Videodança Seres do Meio | Rua em Cena Companhia de Dança   | Pelotas
Dia 11 de Maio | 20h | Live no canal Moov.art do Instagram com Taison Furtado e Carol Prates. 
Dia 12 de Maio -  Videodança Dançando nos Trilhos da História de Santa Maria  | Royale Escola de Dança e Integração Social| Santa Maria   
Dia 13 de Maio | 20h | Live no canal Moov.art do Instagram com Daniela Nascimento
Dia 14 de Maio - Lançamento Videodança Nosso Lugar |  CIA DE DANÇA FLASHBLACK   | Lançamento Documentário
Dia 15 de Maio | 18h | Live no canal Moov.art do Instagram com Vanessa Rodrigues e Silvania Rodrigues

Os grupos

Grupo de Dança Giro Livre – Santana do Livramento

O Giro Livre – Dança Inclusiva promove a integração através da dança em trabalho coordenado pela professora e coreógrafa Nereida Corrêa Lampert. A objetivo é, através da arte de dançar, contribuir para o desenvolvimento global de seus alunos, integrando-os à sociedade e procurando fazer deles cidadãos capazes de reconhecer e desempenhar seus papéis sociais.

Grupo Lado B da Rua – Santo Ângelo

Grupo ligado à ONG Parceiros do Bem, que atua nas áreas artísticas, dentre elas as danças urbanas, desenvolvidas em parceria com o Grupo de Danças Urbanas Lado B da Rua. Reúne cerca de 25 bailarinos, que se apresentam em mostras e festivais.

Royale Escola de Dança e Integração Social – Santa Maria

A Royale Escola de Dança e Integração Social é uma ONG que faz dança como agente do desenvolvimento das potencialidades e na inclusão social, cultural e educacional de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, moradores das periferias tendo o ballet como eixo de ação principal.

Cirandeira da Cultura Popular – Caxias do Sul

Projeto que proporciona vivências de percussão e dança das manifestações populares brasileiras, valorizando os diferentes saberes, trabalhando os movimentos do corpo como papel social, cultural e político, por meio das manifestações das danças afro-brasileiras e chegando a mais de 200 pessoas da comunidade e da rede escolar.

Companhia Rua em Cena – Pelotas

Desenvolve trabalhos a partir de técnicas e estéticas das Danças Urbanas buscando o diálogo com outras formas de arte, afirmando um pensamento contemporâneo de dança que parte de técnicas urbanas de expressão de movimento. Tem performances e apresentações destacadas em festivais do gênero.

FlashBlack Cia de Dança – Porto Alegre

Reúne jovens intérpretes de bairros de periferia que têm se destacado em projetos sociais, festivais e na Cia Jovem de Dança, da Secretaria Municipal de Cultura. Com seu primeiro trabalho em 2019, Nosso Corpo, mostrou pesquisa mesclando dança contemporânea, urbana, balé, jazz e danças afro-diásporicas. 

MOOV.art

A MOOV.art é uma produtora de vídeo especializada em dança dirigida pelo realizador audiovisual Fernando Muniz, que é formado em Produção Audiovisual e Cinema, e também é bailarino, e já assinou produções como a série de videodança "5, 6, 7, OCTO!", veiculada no extinto canal OCTO, do Grupo RBS, pelo qual recebeu o Destaque Imprensa do Prêmio Açorianos de Dança 2016. A produtora foca seu conhecimento técnico e expertise na produção de conteúdos audiovisuais que promovem diálogos com escolas, professores, bailarinos e coreógrafos, evidenciando suas criações e processos artísticos. Em 2018 recebeu o Prêmio Açorianos na categoria Novas Mídias pelo videodança “Um Olhar Através de”, realizado com a Transforma Cia de Dança, seguindo na produção de videodança, teasers e gravação de espetáculos de diversos grupos do Rio Grande do Sul. No segundo semestre de 2020, durante a pandemia do Coronavirus, começou um trabalho pioneiro com grupos e escolas de dança para a gravação de espetáculos em formato de videodança, produzindo diversos médias e longa metragens de dança.

Equipe técnica

Direção Geral: Fernando Muniz
Produção Executiva: Luka Ibarra
Direção de Fotografia: Marcus Vinícius Mesquita Godoy
Assistente de Fotografia: Sandro Barzi
Trilha Sonora Original: Driko Oliveira
Realização: MOOV.art

Este projeto foi contemplado no Edital de Concurso Produções Culturais - SEDAC –RS nº 09/2020 – Com recursos da Lei nº 14.017/2020

Contatos para entrevista

Fernando Muniz - Diretor: (51) 9 9196-1365
Luka Ibarra – Produtora: 51 9392-3452

Porto Alegre: 
Vanessa Rodrigues – FlashBlack Cia de Dança – (51) 9 8587-8523

Pelotas:
Taison Furtado – Cia Rua em Cena: (53) 9 9129-6026
Produção local: Carol Portela Produções Culturais (53) 9975-8822

Santana do Livramento:
Nereida Lampert Corrêa Lampert - Coreógrafa: (55) 9 9964-4640
Niége do Amaral – Produção Local: (55) 9 9996-6484

Santo Ângelo: 
Janise Adams - ONG Parceiros do Bem: (55) 9 9601-9050
Marcos Rogério dos Santos – Produção local: (55) 9 9103-8423

Santa Maria:
Daniela Nascimento - Royale: (55) 9 9953-0603
Liciane Brun – Produção Local: (55) 9 9996-6484

Caxias do Sul: 
Vanessa Carraro: (54) 9 9116-1953


Carlinhos Santos - Jornalismo Cultural – (54) 9 96971964

 

EM DESTAQUE

Lago Azul Parque Hotel

Venha Descansar e aproveitar a tranquilidade que a natureza oferece.

Saiba mais

Carmen's Restaurante e Pizzaria

Ambiente familiar, aconchegante e atendimento especializado, dispõe de ótimas opções para sua refeição.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...