Notícias

15/02/2019 16:03


Lenda da Cruz de Caravaca

       Conta à lenda mitológica, que na região onde hoje é a Espanha, quando dominada pelos povos mouros, no século XIII, um Rei Mouro manteve em cativeiro padres. Para conhecer melhor e por distração, brincadeira ou constrangimento obrigou um sacerdote prisioneiro a celebrar uma missa. O vigário, no momento de celebração, parou com os ritos sacros e disse que não conseguia rezar ou responder as inquietações do rei Abu Zeid, explicou que não poderia prosseguir porque lhe faltava à Santa Cruz símbolo maior da fé cristã. O Imperador esbravejou e o sacerdote se ajoelhou quieto enquanto os guardas e convidados o ofendiam, esperando a ordem do rei para executa-lo.
       Neste momento, o teto se abre em luz e dois anjos desceram do céu trazendo a Cruz de Quatro Braços. Diante deste milagre, o rei Abu Zeid converteu-se ao cristianismo. 
       Caravaca de La Cruz é uma cidade localizada em um enclave na fronteira entre as regiões Murcia e Granada. Uma população que passou sucessivas invasões e domínios castelhanos, árabes, romanos e muçulmanos e é construído em torno de seu castelo, construído no século XV pelos Cavaleiros Templários. Mas Caravaca é reconhecida como a Cidade Santa, “A Cidade da Cruz” que leva seu nome. Segundo a lenda, em 1232, o rei mouro Abu Zeid.
       Muito se deve salientar que a cruz carregada por dois anjos em cima do pórtico de São Miguel das Missões é um símbolo que retrata uma lenda espanhola sobre a Cruz de Caravaca que somada origem dos jesuítas, o povo guarani, reduções e as diversas colonizações veem formar a história e personalidade do espirito que envolve e simboliza a Cruz Missioneira.      
     Baseado nesta mitologia o artista que projetou artisticamente o pórtico: Tadeu Martins e o projeto arquitetônico: Marco Antônio Pereira Santini e está colocado no alto deste portal que se soma a vários outros símbolos que enchem de cultura e rituais este monumento a origem dos missioneiros.

       O Portal de São Miguel das Missões possui esculturas que representam São Miguel Arcanjo, homens, mulheres e crianças Guarani, Padre Jesuíta Cristóvão de Mendonza e Sepé Tiarajú. 
       A frase dita por Sepé Tiarajú na Guerra Guaranítica está escrita em guarani: 
Co Yvy Oguereco Yara “Esta Terra Tem Dono”. 
Site: Origem da Cruz Missioneira. 
Imagens da Cruz de Caravaca;

Site: Pedra Itacuru, Pedra Cupim ou Pedra Missioneira
Site: Itacuruacir nos aproxima de Tupã ao ser perdida.
Site: # Chimarrão uma das soluções para o mundo!
Site: # Primeiro mate é do dono, por quê? 
Site: # Mistério do Chimarrão.
Site: Inácio de Loyola - Primeiro Jesuíta
Site: Reduções Jesuítitas – RESUMO - 1º E 2º Período
Site: Morte dos Caciques Sepé Tiaraju, Nicolau Ñanguirú e 1511 indios
Gravataí a mais longínqua Redução; 

Site: Lenda Da Erva Mate Versão Indígena

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Carmen's Restaurante e Pizzaria

Ambiente familiar, aconchegante e atendimento especializado, dispõe de ótimas opções para sua refeição.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...