Notícias

24/11/2021 14:06


ORQUESTRA SAN ANGEL CUSTÓDIO VEM AO BRIQUE

      Após a intensa movimentação do domingo passado, 21, quando nas comemorações dos 30 anos do Evento dominical Brique da Praça, brilhou a estrela da acordeonista, filha da terra de Eugênio de Castro Marinês Siqueira, acompanhada pelo excelente Celso Santana, vem à Praça a mais nova novidade da cidade no aspecto cultural a Orquestra San Angel Custódio, fazendo coro as orquestras, corais e grupos musicais já conhecidos do público em geral.
    
A Orquestra San Angelo Custódio começa por iniciativa da Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, que após algumas reuniões e conversas com os maestros Fábio Dalla Costa e Telma Regina Gomes Pinto, historiador José Roberto de Oliveira, secretário Marcos André Munchen e do Prefeito Jacques Barbosa conseguem dar o ponta pé inicial desse sonho de ter uma Orquestra tocando música barroca missioneira novamente na região das Missões.
  
   Segundo o secretário municipal de Cultura Marcos André Munchen, a Orquestra em sua concepção inicial, tem dois objetivos principais: primeiramente criar uma orquestra atuante para o município de Santo Ângelo e região das Missões e que participe das festividades, trazendo a boa música para toda a população, visitantes e turistas; outro objetivo é resgatar obras do barroco guarani que eram comuns em todas as reduções da América espanhola e que eram tocadas aqui nas Missões em tempos jesuíticos. Assim foi tomada a decisão de primeiramente harmonizar a orquestra técnica e artisticamente, desenvolvendo repertório tradicional de orquestras, com a música erudita no estilo barroco europeu e músicas populares, realizando assim, uma fusão eclética da música universal, incluindo temas de filmes, interpretando e executando vários estilos como o Rock and Roll, a música nativista e peças natalinas.
    
Munchen ressaltou, também, que uma das características da Orquestra são os arranjos próprios criados cuidadosamente pelos maestros, pensando justamente no crescimento técnico e estilístico do Grupo com a intenção de alcançar o refinamento que o estilo barroco guarani exige. No ano de 2012, a Orquestra fez a sua estreia junto ao público ao realizar uma apresentação na Catedral de Santo Ângelo que foi transmitida em uma live durante a 29º Semana Cultural da Cidade e uma segunda apresentação no 99º aniversário da Igreja Metodista em nossa cidade, concluiu Munchen.
    
A direção e os expositores convidam o público frequentador e a população a deslocar-se no domingo para as arquibancadas do anfiteatro do Brique, para ouvir os músicos da nova agremiação cultural, nascida pela vontade de nossos artistas contribuírem com o desenvolvimento cultural da região.
    
BRIQUE COMO PALCO PARA NOSSAS INSTITUIÇÕES CULTURAIS, EDUCACIONAIS E COMERCIAIS.

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...