Notícias

30/12/2021 10:20


Programa de incentivo à produção contempla região nordeste do município

SDR executou 55 quilômetros de patrolamento, 12 de encascalhamento e melhorias em propriedades de 25 famílias produtoras rurais

O prefeito Jacques Barbosa fez uma incursão no interior do município, na região nordeste, na manhã de quarta-feira, 29, para conhecer as propriedades rurais contempladas com obras e serviços do Programa de Incentivo às Agroindústrias e à Agricultura Familiar e conferir as melhorias executadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) nas estradas que atenderam o Distrito Sossego e as comunidades de Olhos d’Água e Santa Rita. 
 
O gestor também conferiu os investimentos dos produtores para o aumento da produção leiteira e de grãos, visando geração de mais emprego e mais renda no setor primário. “Implantamos o programa para estimular o desenvolvimento econômico no meio rural. A riqueza de um município também é gerada no campo. Nosso trabalho é garantir boas estradas para o escoamento da produção e oferecer infraestrutura para produzir mais, ampliando a capacidade de geração de emprego e renda. Este é o nosso jeito de governar: oferecer estrutura para incentivar o empreendedorismo na cidade e no interior”, assegurou. 
 
Acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Álvaro Uggeri Rodrigues, e do coordenador de projetos da SDR, Diomar Formenton, o prefeito foi recebido nas propriedades das famílias Copetti e Willig, em Olhos d’Água e, em seguida no Salão da Comunidade Santa Rita, quando foi recepcionado com um almoço, com a presença das lideranças das localidades, do deputado Eduardo Loureiro e do vereador Felippe Terra Grass. 
 
OBRAS, SERVIÇOS E INVESTIMENTOS
 
Segundo o secretário, foram executados 55 quilômetros de patrolamento, 12 quilômetros de encascalhamento e melhorias nos acessos às propriedades rurais e no entorno dos galpões de ordenha de 25 famílias das comunidades atendidas pelos serviços. Conforme Álvaro, os serviços contemplarão todas as regiões rurais do município, de acordo com o planejamento da SDR. “O prefeito Jacques tem priorizado a renovação do Parque de Máquinas desde a sua primeira gestão, com mais de dois milhões de reais em investimentos, no entanto a estrutura da SDR ainda é limitada no atendimento à grande demanda. A prioridade, a partir de agora, é auxiliar os agricultores que estão enfrentando a escassez de água na propriedade, em função da estiagem prolongada”, declarou. 
 
A comitiva liderada pelo prefeito Jacques esteve em visita a propriedade rural de Régius Willig, que está investindo R$ 1 milhão na construção de uma moega e de um silo para armazenamento e beneficiamento de grãos, com capacidade para 15 mil sacas. Na área do produtor de milho, soja, aveia e trigo, e criador de gado de corte, a SDR patrolou e encascalhou a área no entorno do investimento. A estimativa de Willig é de que os investimentos próprios e os serviços da SDR, irão agregar cerca de R$ 200 mil ano na renda da propriedade.
 
Na Fazenda Copetti, área rural em que são produzidos mais de cem mil litros de leite ao mês no sistema de confinamento, uma das maiores unidades produtores de Santo Ângelo, a comitiva foi recebida pelos irmãos Elair e Rudinei Copetti. 
 
Na propriedade, explicou Formenton, foram realizadas obras de patrolamento e encascalhamento no entorno dos estábulos, facilitando o acesso de caminhões para o recolhimento da produção e de máquinas pesadas para a manutenção do espaço, de acordo com as normas sanitárias. 
 
Durante o almoço, o produtor Sílvio Calzeta, que está investindo na produção leiteira por confinamento e recebeu os serviços da SDR na propriedade que viabilizaram as obras, agradeceu em nome das comunidades.  
 
Fotos: Fernando Gomes

 

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...