Notícias

06/01/2022 15:30


Governo executa ações de enfrentamento à estiagem no meio rural

Além do prejuízo de cerca de R$ 200 milhões na produção agropecuária, a redução no nível dos poços artesianos obriga 300 famílias ao racionamento de água potável

Em reunião coordenada pelo prefeito em Exercício, Dr. Volnei Teixeira, os setores do Governo Municipal envolvidos no enfrentamento à estiagem, apresentaram um relatório da situação no meio rural e as ações em auxílio aos agricultores atingidos pela escassez hídrica. As secretarias estão atuando no socorro aos produtores com a abertura de bebedouros para a dessedentação dos animais e no aporte nutricional às famílias identificadas pela Defesa Civil e avaliadas pelas assistentes sociais. 
O prejuízo provocado pelo estio, segundo levantamento da Emater local, já ultrapassa a casa dos R$ 200 milhões, com perdas nas lavouras de milho e soja, redução na produção da bacia leiteira e na pecuária de corte, além de quebra na cultura de hortifrutigranjeiros. O prefeito Jacques Barbosa decretou em 30 de dezembro, Situação de Emergência em Santo Ângelo em razão dos prejuízos humanos, ambientais e financeiros provocados pela estiagem.
A Defesa Civil informou ao Dr. Volnei que o prazo para o encaminhamento da documentação com as informações gerais sobre a estiagem para a homologação da Situação de Emergência pelo Governo do Estado expira no dia 9. Porém, segundo Paulo da Rosa, coordenador da Defesa Civil, a documentação deverá ser protocolada ainda hoje, dia 6. 
RACIONAMENTO 
Em levantamento realizado pela Defesa Civil e Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, foi apontado que cerca de 300 famílias do interior estão com racionamento severo de água potável, com registro de diminuição nos níveis dos poços artesianos e muitas propriedades rurais sem água para a dessedentação animal. Nestas áreas, uma força-tarefa das secretarias municipais de Desenvolvimento Rural e de Meio Ambiente estão trabalhando com o maquinário na abertura de bebedouros. 
A secretária interina de Desenvolvimento Social e Cidadania, Valdeci Braga, relatou que algumas famílias do interior já foram atendidas pelo Programa de Aporte Nutricional, a partir de avaliação técnica das assistentes sociais. 
CHUVA INSUFICIENTE
O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Álvaro Uggeri Rodrigues, explicou que as precipitações pluviométricas registradas nos últimos dias foram insuficientes para a reposição da água no solo e para amenizar a situação crítica das lavouras. “As chuvas foram muito irregulares. Em algumas localidades choveu 30 milímetros, em outras apenas três e, em alguns, sequer choveu”, explicou. Álvaro afirmou que as áreas mais afetadas pela estiagem no interior estão na região da Ilha Grande e Rincão dos Meotti. 
FORÇA-TAREFA    
Também participam da força-tarefa de enfrentamento à estiagem e estiveram em reunião com o prefeito em Exercício, os secretários municipais Francisco da Silva Medeiros (Meio Ambiente), Jânio Bones (Governo e Relações Institucionais) e Adolar Queiroz (Desenvolvimento Social e Cidadania); o diretor do Departamento de Compras e Patrimônio, Jeferson Toniazo; o coordenador de Projetos da SDR, Diomar Formenton; e assessores dos setores envolvidos. 
O prefeito em Exercício Dr. Volnei Teixeira, agradeceu o empenho da força-tarefa no socorro às famílias de agricultores atingidas pela estiagem e solicitou que os envolvidos continuem trabalhando de forma desmedida para amenizar a situação provocada pela falta de chuvas no meio rural. 
Fotos: Fernando Gomes

 

EM DESTAQUE

Lago Azul Parque Hotel

Venha Descansar e aproveitar a tranquilidade que a natureza oferece.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...