Notícias

21/01/2022 14:36


Santo Ângelo ultrapassa 150 mil doses aplicadas contra a Covid-19

Vacinação continua na próxima terça-feira (25), no CTG Os Legalistas
Com a imunização dos funcionários da Fundimisa na manhã desta sexta-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ultrapassou a marca de 150 mil doses aplicadas da vacina contra a Covid-19. A média diária é de 416 pessoas vacinadas. 
O secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Christensen, ressalta que todos os profissionais da Saúde estão de parabéns por este mérito que é de toda a comunidade. "Foram vacinações em diferentes locais, por drive-thru e em locais fechados, em diferentes turnos do dia, em cronogramas realizados em todos os dias da semana, que em um ano de vacinação temos a média diária de 416 vacinas aplicadas. Parabenizo todos os profissionais da área da Enfermagem, aos acadêmicos voluntários dos cursos de Farmácia e Enfermagem da URI Santo Ângelo, todos os trabalhadores que auxiliaram no cadastro das vacinas e no setor administrativo da vacinação; todos os integrantes do nosso Comitê Coronavírus, aos profissionais das Vigilâncias Sanitária e Ambiental, ao Departamento Municipal de Trânsito (DMT), ao apoio do Exército Brasileiro e da Brigada Militar, aos profissionais da Vigilância Epidemiológica, à nossa assessoria jurídica, às Agentes de Saúde, a todo o Setor de Informática e Logística da vacinação, às servidoras de limpeza e higienização, aos servidores de manutenção e Transportes da SMS, e à nossa assessoria de imprensa", disse. 
DUAS VEZES O PRIMEIRO LUGAR NO ESTADO
Em 2021, o município de Santo Ângelo conquistou o primeiro lugar na 2ª etapa do programa Te Vacina RS, entre os municípios entre 50 a 99.999 habitantes, recebendo o prêmio de R$ 100 mil do Governo do Estado.   Em janeiro deste ano, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-RS) apontou a Capital das Missões como a líder entre as regiões Covid que mais vacinaram no Estado. 
De acordo com a SES-RS, 81,4% da população de Santo Ângelo está com o esquema vacinal completo e 88,5% dos habitantes receberam ao menos uma dose do imunizante antiCovid. A população adulta, com mais de 18 anos, com o esquema vacinal completo é de 98,9% na cidade. 
 
DIVERSOS LOCAIS DE VACINAÇÃO

A imunização começou pela Secretaria de Saúde, depois foi realizada a vacinação no Centro Municipal de Cultura e, com o apoio do Exército Brasileiro,  no Largo da Constituição, na Rua Alameda Capitão Nagel, ao lado do Corpo de Bombeiros, por meio de drive-thru. Também por drive-thru, ocorreu a imunização no bairro Pippi, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Pippi, no cruzamento das vias Avenida Sagrada Família e Dr. Antão Assis Brasil.
Do drive-thru do bairro Pippi mudou para o CTG Os Legalistas, além de vacinações ocorridas no Colégio Marista Santo Ângelo; na Praça Leônidas Ribas, durante o tradicional "Brique da Praça", no estacionamento dos supermercados Weinert e Maxxi Atacado, na Fundimisa, nos frigoríficos Callegaro e Alibem, na Secretaria Municipal de Educação (SmEd), na 14ª Coordenadoria Regional de Educação (14ª CRE), nas UBSs e ESFs, no Hospital Santo Ângelo (HSA), no Hospital Regional Unimed Missões (HRUM), no 1º Batalhão de Comunicações, no 11º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar; nas delegacias de Polícia Civil e Polícia Federal, no  Comando Regional de Polícia Ostensiva Missões (CRPO Missões), na Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), no Presídio Regional de Santo Ângelo, no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), no Albergue Estadual de Santo Ângelo, na 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (12ª CRS), Fazenda Paraíso, S.O.S Vida, além da vacinação na zona rural do município e nos lares de idosos. 
VACINAÇÃO CONTINUA NA TERÇA-FEIRA NO CTG
 Na próxima terça-feira (25), das 18h às 21h, no CTG Os Legalistas, serão aplicadas as três doses da vacina contra a Covid-19. Na oportunidade, poderão se vacinar com a primeira dose todas as pessoas com 12 anos ou mais ainda não imunizadas. Quem realizou as vacinas AstraZeneca/Fiocruz, CoronaVac/Butantan e Pfizer e tem a dose 2 marcada até o dia 25 de janeiro também realiza a imunização neste dia. Serão vacinados com a dose de reforço (dose 3) quem recebeu a segunda dose até o dia 7 de setembro de 2021 das vacinas AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer.
 CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS COM COMORBIDADES NA QUARTA-FEIRA
Em nova chamada, na quarta-feira (26), das 16h às 19h, na Secretaria Municipal de Saúde, serão vacinadas com a primeira dose todas as crianças com comorbidades de 5 a 11 anos. É imprescindível apresentar laudo, atestado ou receituário médico que comprove a comorbidade da criança.
Entram na lista de comorbidades asma, doença neurológica, obesidade, imunodeficiência, doença cardiovascular, outra pneumopatia, neoplasia, doença hematológica, diabetes mellitus, síndrome de Down, doença renal crônica e doença hepática.
As crianças de 5 a 11 anos com comorbidades não poderão apresentar nenhum sintoma gripal no dia da vacinação e nem terem realizado qualquer tipo de outra vacina nos últimos 14 dias.
Texto/foto: Rodrigo Bergsleithner

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...