Notícias

18/12/2018 18:00


ORQUESTRA OSPA SE APRESENTA NO MAIS LINDO PALCO DOS GAÚCHOS!

   Os afortunados missioneiros que aproveitaram a oportunidade impar de presenciar a OSPA em uma apresentação memorável no Centro Histórico junto a Catedral de Todos os Anjos o mais lindo palco dos gaúchos. O evento faz parte das comemorações de Natal de 2018 em que logo após teve a apresentação da Projeção Mapeada que a cada ano se transforma em um dos maiores eventos turísticos do Rio Grande do Sul.
  Sob a batuta do maestro Evandro Matté, a orquestra executa músicas natalinas, trechos de óperas e trilhas de filmes na Igreja Matriz da cidade. Os solos são da soprano Raquel Fortes. É neste domingo, dia 16 de dezembro, às 20h30. A entrada é franca.
  Ao longo de 2018, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) visitou diversos municípios gaúchos pela sua Série Interior de concertos. Para fechar a programação da série em grande estilo, a sinfônica apresenta um concerto especial em Santo Ângelo. Neste domingo, dia 16 de dezembro, às 20h30, a orquestra interpreta um repertório que contempla obras de compositores como Verdi e Mozart, além de músicas natalinas e trilhas de filmes, na Catedral Angelopolitana (Praça Pinheiro Machado – Rua Marquês do Herval S/N – Santo Ângelo). A regência é de Evandro Matté, diretor artístico da Ospa, e os solos são da soprano Raquel Fortes, que se apresenta com as principais orquestras do Rio Grande do Sul. O evento, patrocinado pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), tem entrada franca.
  Sobre o programa
Na primeira parte do programa, a sinfônica destaca a trilha de “West Side Story”, musical conhecido como “Amor, Sublime Amor”. A obra é do compositor norte-americano Leonard Bernstein (1918-1990), cujo centenário de nascimento é lembrado em 2018. A tradição operística também ganha relevo no concerto com a abertura de “Nabucco”, excerto da ópera de Giuseppe Verdi (1813-1901).  Depois, a orquestra executa “Dança Eslava nº 8”, de Antonín Dvorák (1841-1904), o mais bem-sucedido compositor checo da vertente nacionalista.
Na sequência, duas composições de Mozart (1756-1791) são revisitadas: a abertura da ópera “Bodas de Fígaro” e a “A Rainha da Noite”, consagrada ária da ópera “A Flauta Mágica”. Esta última, conta com solos da soprano Raquel Fortes, que integrou o elenco da mesma ópera na montagem realizada pelo Opera Studio do Theatro Municipal de São Paulo.
Para dar continuidade ao programa, a sinfônica interpreta “Vozes da Primavera”, de Strauss II. Depois, mais uma peça de Mozart é lembrada: “Laudate Dominum”, com a soprano Raquel Fortes de volta ao palco. Como não poderia deixar de ser nesta época do ano, a apresentação se encerra com as canções natalinas “Christmas Festival”, de Leroy Anderson (1908 – 1975), e “Ó Noite Santa” de Adolph Adam (1803 – 1856), com a presença da solista.
  Raquel Fortes, Soprano
  A soprano Raquel Fortes é bacharel em Canto Lírico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2015, integrou a classe de jovens cantores do primeiro Opera Studio do Theatro Municipal de São Paulo, onde trabalhou e apresentou Primeira Dama e Rainha da Noite da ópera "A Flauta Magica" de Mozart. Foi convidada a participar da 5ª edição da competição internacional Marcello Giordanni, na Itália, chegando à semifinal. Na UFRGS, fez parte dos elencos das óperas “Dido e Enéias” e “Orfeu”. Apresenta-se com as principais orquestras do estado.  Atualmente, tem como orientador vocal o tenor Flávio Leite, além de participar de masterclasses com profissionais de carreira nacional e internacional. 
Natal Cidade dos Anjos 2017
Natal Cidade dos Anjos 2016
Natal Cidade dos Anjos 2015
Natal Cidade dos Anjos 2014 
Outras Noticias que dão ideia de como se projetou este evento e a grande diversidade: 
Projeção Mapeada “Lindoia, A Índia Das Missões"2016”;
Site: Texto Roteiro de Morte E Vida De José Tiaraju, 2015;
Imagem: Natal Cidade dos Anjos, Morte e Vida de Sepé, 2015
Imagem: Mais Imagens Natal Cidade dos Anjos, 2015
Vídeo: Propaganda Apresentação Natal Cidade dos Anjos 2015
Vídeo: Morte e Vida de Sepé Completo - Natal Cidade dos Anjos - 2015
Vídeo: Programa Computadorizado da Projeção Mapeada 2015 - Autor Mário Simon
Notícia: Os Anjos estão fazendo o Natal da Cidade 2015; 
Notícia: Centro Histórico de Santo Ângelo Estava Lotado para o Natal de Todos os Anjos 2015
Notícia: Natal Cidade dos Anjos 2015 é apresentado ao Conselhão 2015
Notícia: Abertura oficial Natal Cidade dos Anjos 2015, Programação 2015; 
Imagem: Imagens Projeção Mapeada 2014

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...