Notícias

01/06/2019 19:25


Prefeitos debatem situação do Projeto das Barragens Garabi/ Panambi

Um novo apelo pela continuidade do projeto das barragens Garabi/Pabambi, foi o tema que pautou mais uma reunião com Gestores dos municípios de três associações municipalistas. O evento foi na quarta-feira (29), no auditório do Hotel Imigrantes.

AMGSR  esteve representada pelo Presidente Prefeito de Tuparendi, Leonel Petry, AMM pelo Presidente e Prefeito de Santo Antônio das Missões, Puranci Barcelos Dos Santos e AMUCELEIRO representada pelo Vice-presidente da Rota do Yucumã Prefeito de Tiradentes do Sul, Alceu Diel. Além dos represantentes, um grande número de prefeitos, da sociedade civil e técnicos da área elétrica.

O encontro foi coordenado pelo Prefeito Presidente da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa Leonel Petry. Segundo a pauta do debate há alguns dias atrás o assunto também foi pauta de audiência em Brasília no Ministério de Minas e Energia, coordenado pelo Senador Luiz Carlos Heinze, tendo em vista agenda do Presidente Bolsonaro na Argentina nos próximos dias.

É de entendimento dos prefeitos que um novo ciclo deve acontecer em breve, pois existe um apelo regional para que o projeto seja executado. Pelos depoimentos foi possível constatar que a estagnação econômica dos municípios das regiões da AMUCELEIRO, AMM e Grande Santa Rosa é grande, não se vê perspectivas, a não ser que saem do papel os projetos com grandes investimentos público previsto.

A explanação técnica evidenciou que grandes ícones do Rio Uruguai não serão afetados, que é o caso do Salto do Yucumã em Derrubadas e Salto do Roncador em Porto Vera Cruz. As compensações, indenizações e o ganho em investimentos serão infinitamente maiores do que as perdas. Há uma grande expectativa quanto a costaneira, estradas asfaltadas, balneários novos, criadouros de peixes, irrigação das lavouras, Ponte Internacional, desenvolvimento do Turismo, hotéis, pousadas, navegação, esportes náuticos e pesca.

Novas reuniões e audiências serão realizadas para tratar do assunto, com o objetivo de encontrar perspectivas para região Noroeste do Rio Grande do Sul.

Fonte: Imprensa AMM

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...