Detalhes do Site

Museu Ergológico de Estância Os Angueras



           O nome foi escolhido a partir da sugestão do poeta e historiador Apparício Silva Rillo. De origem Guarani, "Angüera" significa "espírito que volta" ou "alma que se devolve ao corpo", um pouco estranho a primeira vista, mas, logo, compreensível, pois o "Angüera" antes triste e caladão, virou cantador e tocador de viola, depois que os padres das Missões o batizaram e lhe deram o nome de Generoso e, assim, na mitologia missioneira "Angüera" pode ser considerado o patrono da música e da alegria gaúcha.
    Chamado Museu da Estância, é ou pretende ser um repositório dos móveis, utensílios, veículos e trastes em geral que amparam o curso temporal das Estâncias ou Fazendas no Rio Grande do Sul e, genericamente e por extensão, de outros objetos que fizeram florescer esses estabelecimentos pastoris gaúchos. Nessa perspectiva, reúne sob seu teto todos aqueles elementos da cultura material gauchesca que, direta ou indiretamente, ajudaram o homem da região da Missões e da Fronteira (de que São Borja é uma espécie de divisor de águas), a consolidar, de 1801 e esta parte, a sociedade de pastoril - modernamente transformada em agro-pastoril - de que fazemos parte, dinamizada no tempo e no espaço por nossos ancestrais.
    Um grande número de peças e elementos do que poderíamos chamar de "civilização do gado" em nossa região, não mais existem ou estão em vias de acelerado desaparecimento. Por isso a urgência de uma instituição como esta, onde, com o vagar e a pertinácia que os ideais como esse requerem, se possa reunir essas peças em processo de extinção - antes que, num amanhã cada vez mais próximo, seja impossível reuní-las. A chamada memória regional se deteriora a cada novo dia. Vimos perdendo nossas origens materiais a cada hora que passa. E entendemos - nós, de Os Angüeras - que temos compromissos com as gerações vindouras para que tal não suceda. Que fique pelo menos este Museu de pé, a contar o que fomos e de onde viemos. 
    Notícia: Documentário ‎Barranca nas Fronteiras da Arte e da Vida
    Site: Apparício Silva Rillo 
    Site: Museu Ergológico de Estância Os Angueras 
    Vídeo: Museu Ergológico de Estância Os Angueras 
    Vídeo: Herança de Apparicio Silva Rillo 
    Imagem: Museu Ergológico de Estância - Os Angueras 

    Mais imagens sobre Museu Ergológico de Estância, “Os Angueras”

  • Sobre

  • Fundado em 10 de março de 1962, com atuação permanente nos campos da música, do teatro, da literatura regional e da pesquisa de folclore, o Os Angüreas - Grupo Amador de Arte, surgiu a partir do Departamento Cultural do chamado "Clube dos Dez" - grupo de amigos que se reuniam, periodicamente, com objetivos os mais variados. 
    Os fundadores do Grupo foram: Apparício e Suzy Rillo; Carlos  e Maria Moreno; José e Magda Bicca; Sady Santiago e sua noiva Ana Rosa; Darwey e Mariazinha Orengo; Telmo de Lima Freitas e Vicente Goulart. 
    De um desses encontros, surgiu a primeira música do Grupo: "Valsinha de Trazontonte" - Letra de Apparício Silva Rillo e Música de José Lewis Bicca. Logo em seguida a dupla compôs "Canto a Angüera" e, a partir daí, além das inúmeras canções publicadas, o Grupo encenou peças teatrais, montou jograis, realizou bailes e jantares, participou de inúmeros festivais nativistas, dentre eles, como registro histórico, destacamos  a participação no mais antigo festival de música nativista do Rio Grande do Sul - Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana - com sendo o primeiro grupo a subir no palco para apresentar a primeira música (andarengo). Assim, antes mesmo do surgimento dos festivais o grupo já cantava e cultuava as coisas do Rio Grande. Fazendo, então, a partir disso, a construção de um repertório próprio, com letras de Apparício Silva Rillo e músicas de José Lewis Bicca. 
    Site: Apparício Silva Rillo 
    Site: Roteiro por São Borja 
    Site: Cemitério Jardim da Paz 
    Site: Cais do Porto Centro Cultural de Recreação 
    Site: Monumento do Tricentenário de São Borja 
    Site: Museu João Goulart 
    Site: Museu Apparício Silva Rillo ​
    Site: Prefeitura Municipal de São Borja
    Site: Ponte da Integração
    Notícia: Um Roteiro Pelas Missões 
    Notícia: Povo que Não Sabe de Onde Veem Não Vai a Lugar Nenhum 

Informações

Museu Ergológico de Estância Os Angueras
São Borja, RS
Rua João Palmeiro, 2318 - Bairro Maria do Carmo
Telefone: (55) 3430-3542
Telefone2: (55) 3431-3333

Formulário para contato