Notícias

20/07/2017 19:35


Otávio Reichert - INTEGRANDO 22/07/2017

Café: Mais uma vez preparei Café de Cambona, desta vez no CTG 20 de Setembro (18 Jul), representando o GDF Os Farroupilhas e a ASLE. Foi um dos atrativos do 1º Encontro Campeiro da Cultura Gaúcha. Avesso a trabalhar solito, convidei o amigo João Ferrazza Dias (2º na foto) para fazer-me um costado na empreita. Como de praxe, montei o cenário junto ao fogo, sobrepondo um pedaço de copa, salames e charque, além de montar meu carro de bois, fazendo alusão aos tropeiros de antanho.
Buenas! Desta vez preparamos o café em fogão de chapa em vez da costumeira trempe. O tradicionalista Renato Schor (à esquerda) contribuiu trazendo cambonas e apetrechos.
Pelas 18:30h tudo estava devidamente organizado, já com água quente. Com a chegada do Ferrazza fui pro rancho para um banho, pois gaúcho que se presta não se “fresqueia” para intempéries, mesmo com frio intenso. Pois ao retornar, estava o Renato a servir café aos visitantes, informando que o companheiro Ferrazza fora acudir sua filha, pois que fora assaltada na zona Norte da Marechal Floriano. E diga-se que estes assaltos vêm se repetindo com frequência na capital missioneira.
Voltando ao café, estando acostumados a pagar por tudo, inúmeras pessoas se achegavam na fila puxando os “cobres”, já pedindo qual o preço, ao que respondia: - Um sorriso por xícara!

Charque: Seguindo o exposto, tive dificuldades para encontrar charque. Desculpem-me os legisladores, mas estas frescuras de leis estão problematizando, incluindo o enfraquecimento das tradições gaúchas. Fazendo um adendo, cito que contra estes desmando foi realizado um levante (em Pelotas) solicitando revogação das novas normas alimentares.
Como não me ative a preparar algumas mantas de charque, pois que leva uma semana para curá-lo, principalmente no inverno, tentei encontrar esta iguaria em cinco lugares, a citar: Fruteira São Luiz, açougue do Gurizinho, Supermercados Karyone e Matanna, e mais uma padaria açougue na São Carlos. Um deles até que tinha, mas já picadito em cubinhos.
Pasmem: Por questão de honra acabei comprando um “Charque Ponta de Agulha” da marca Bertin... Sabem de onde? De Lins – SP.
Isto mesmo! Paguei R$ 25 por 0,5kg de fiapos de carne de terceira. Como nada é por acaso, há de ter grandes empresários ditando regras.

RPMon? Primeiramente cito o Exército. Em 1934 foi criada a Companhia Escola de Transmissões, que em 1966 evoluiu para 1º Batalhão de Comunicações Divisionário. Nas Missões desde 1992, crescendo ainda mais e propiciando demanda à força como um todo, em 2003 passou ao nome atual: 1º B Com.
Na contramão (para S. Ângelo) cito a transformação do Hospital de Guarnição de Santo Ângelo para Posto Médico, isto em 2010. Diminuiu seu efetivo, extinguiu as internações e limitando-se a cirurgias ambulatoriais.
Pois a Brigada Militar gaúcha, enquanto aumenta a população, tem reduzido efetivo, citando 2015, quando bateu recorde negativo, com efetivo menor que em 1982.
Outro revés aconteceu nesta semana (18 Jul), quando o 7º Regimento de Polícia Montada (S. Ângelo) leiloou todos os 16 equinos. Como a ordem partiu do Comando Geral desta instituição, aos subordinados coube cumpri-la, mesmo doendo na alma. Anunciou-se ainda a utopia de, quando carecer polícia montada, esta vir de Santa Maria.
Análise: Cada vez mais estamos enfraquecendo nossas tradições, e pensar que a região das Missões é o berçário do gaúcho.
Pergunta: Já enviaram solicitação para alterar o nome do 7º RPMon retirando a última parte?

Humor: Foi presa, aos 80 anos, por ter roubado no supermercado. Perante o juiz, este perguntou: - Então a senhora roubou enlatados?
- Foi, Seu Juiz. Peguei três latas, sendo uma de pêssegos...
Nisto o juiz cortou sua fala perguntando quantos pêssegos tinha dentro da lata.
- Havia seis pêssegos, senhor!
- Então vou prender a senhora por seis dias.
Foi quando o marido interrompeu o juiz: - Gostaria de dizer pro senhor que as outras latas eram de milho verde e ervilhas.

Chasque: Ao jornalista Paulo Santana! Afirmou ele que o mundo acabava para cada pessoa com sua morte. Contrariando-o, vai este chasque, esteja onde estiver. 

Site: Otávio Reichert
Facebook Otavio Geraldo Reichert   
Site: Cemitério dos Cativos Pajada 
Site: Lenda e Pajada do João de Barro 
Site: Passo da Guerreira
Site: No Silencio da Lagoa da Mortandade 
Vídeo: Café de Cambona Cultural 2016 ASLE 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...