Notícias

10/08/2018 18:17


Dr Osmar Veronese é o Patrono da Semana Cultural de Santo Ângelo

O professor do curso de Direito da URI Santo Ângelo, doutor Osmar Veronese, é o Patrono da 26ª Semana Cultural de Santo Ângelo, aberta oficialmente na manhã de sábado, 3, no Centro Municipal de Cultura.
No ato solene o prefeito Jacques Barbosa afirmou que a escolha de Osmar Veronese como patrono da Semana Cultural é uma resposta de gratidão do santo-angelense ao empenho do procurador da República em defesa da arte e da cultura e de preservação da história. “Santo Ângelo orgulha-se da sua luta para que a cultura se estabeleça em nosso território como garantia de implementação de uma política pública democrática, eficiente e duradoura que nós, enquanto Governo Municipal, tanto lutamos para desenvolver com autonomia e respeito à diversidade étnica e cultural desta nossa terra”, homenageou.
De acordo com a secretária municipal de Cultura, Neusa Cavalheiro, “a escolha do homenageado deve-se aos seus esforços em defesa da cultura e da história local. O patrono deste ano também está constantemente auxiliando na viabilização de projetos culturais de Santo Ângelo e região, além disso, Veronese é autor de diversos livros, professor universitário e Procurador da República”.
Para o Patrono Osmar Veronese, “é uma imensa honra, 21 anos depois de adotar Santo Ângelo para viver, perceber que a Cidade me adota, outra vez, como alguém mergulhado em sua cultura. Max Weber ensina que o ser humano é um animal amarrado a teias de significado que ele mesmo teceu, sendo a cultura, assim, essas teias e sua significação.
Veronese observa que as teias que o prendem a Santo Ângelo não falam apenas do indivíduo, mas do contexto, das instituições, entre elas, a atuação no Ministério Público Federal e Instituições de Ensino Superior. “Penso que três fatos institucionais auxiliaram na indicação: 1. a articulação (MPF, MPT e Poder Público local) da compra de uma terra para os Guarani, dando visibilidade a uma causa que está na raiz de nossa formação missioneira; 2. a luta pela ferrovia, responsável pelo nascimento e desenvolvimento da Cidade – em um dos acordos conseguimos 8 milhões para investimentos sociais na região, entre eles a recuperação da estação de Santo Ângelo, hoje Memorial Coluna Prestes; 3. a atuação articulada (MPF, Rotary, Receita Federal e Poder Público) para a compra e doação ao poder público local do Museo do Cinema Vivaldino Prado, um acervo que resgate o cinema presente em Santo Ângelo desde 1911, além de historiar a evolução da 7ª arte no mundo”.
Sobre a área doada aos guaranis, Veronese disse que é um tributo a Sepé Tiaraju e à história mais rica das Missões. Em relação às ferrovias, setor em que tem forte atuação como Procurador da República, o Patrono da Semana Cultural criticou o abandono. “As ferrovias representam a raiz das cidades brasileiras. Foi uma burrice o Brasil abandonar milhares de quilômetros da malha ferroviária, fato que gerou impactos social, econômico e histórico negativos. O investimento na restauração do espaço em Santo Ângelo é uma forma de preservação deste patrimônio histórico”.
Na opinião do Patrono, “pela cultura se transmite valores de pai para filho, de geração em geração, ela é o motor das sociedades! Lutar pela cultura, hoje, significa, fundamentalmente, defender a manutenção da sociedade plural e da democracia”.
Nas fotos de Fernando Gomes, o Patrono recebe documento alusivo, da Secretária Municipal de Cultura Neusa Cavalheiro,e do prefeito Jaques Barbosa e na sequência, faz sua manifestação na abertura da Semana da Cultura.
PROGRAMAÇÃO
A 26ª Semana Municipal de Cultura prossegue até dia 19, com a seguinte programação:

8 de agosto (quarta-feira)
9h – Exposição de Expressão Gráfica – Exposição dos trabalhos acadêmicos do curso de Arquitetura & Urbanismo, da URI -Campus Santo Ângelo, realizados nas aulas de Expressão Gráfica I, orientado pela professora Claudete Boff.
LOCAL: Museu Municipal Dr. José Olavo Machado (Rua Antunes Ribas, s/nº – esquina com a Rua Antônio Manoel).
14h – Lançamento do 5º Concurso Amador de Fotografias de Santo Ângelo, com oficina e passeio guiado pela Arquiteta Fiama Piltz , pelos edifícios históricos do centro da cidade.
LOCAL: Museu Municipal Dr. José Olavo Machado e Centro Histórico de Santo Ângelo.
16h – Seminário “Educar para Preservar: O Patrimônio Cultural de Santo Ângelo” – Palestrantes: Thalis Garcia (Arqueóloga), Amílcar Guidolim (Historiador) e Juliane Timm (Arquiteta).
LOCAL: Centro Municipal de Cultura (Rua Três de Outubro, 800).

9 de agosto (quinta-feira)
14h – Jogos Culturais – Evento em formato de olimpíada cultural, onde os alunos participam de concursos de oratória, declamação, dança, teatro, grafite, desenhos, música e canto.
LOCAL: Colégio Marista Santo Ângelo (Avenida Venâncio Aires, 971).
14h30min – Conhecendo a Aldeia YAKÃ JU – Visita guiada com apresentação artística na Aldeia Guarani, de Santo Ângelo.
LOCAL: Ressaca da Buriti. As inscrições para a visita devem ser feitas previamente junto à Secretaria Municipal da Cultura.

10 de agosto (sexta-feira)
8h – Jogos Culturais – Evento em formato de olimpíada cultural, onde os alunos participam de concursos de oratória, declamação, dança, teatro, grafite, desenhos, música e canto.
LOCAL: Colégio Estadual Onofre Pires (Rua Bento Gonçalves, 841).
14h30min – Patrimônio ao Vivo e Oficina de Cerâmica – Oficina de cerâmica missioneira e exposição de artefatos encontrados em escavações arqueológicas na antiga Redução Jesuítica de Santo Ângelo Custódio – ministrados pela equipe do Núcleo de Arqueologia do Município (NArq).
LOCAL: Praça Pinheiro Machado (em caso de mau tempo, a atividade será desenvolvida no Centro Municipal de Cultura).
18h – Oficina de danças Urbanas – Oficina gratuita de Danças Urbanas, ministrada por John Junior. Serão disponibilizadas 15 vagas.
LOCAL: Centro Municipal de Cultura (Rua Três de Outubro, 800).
*Inscrições devem ser feitas previamente junto à Secretaria Municipal da Cultura.
18h – Sexta Crioula no GTF Coronel Aparício Borges – Jantar, com apresentações artísticas, em homenagem ao Dia dos Pais.
LOCAL: Casa da Etnia Polonesa, no Parque da Fenamilho (RS 344, Km 55).

11 de agosto (sábado)
14h – Combo Cultural – Visita guiada ao Museu do Imigrante; apresentação do esquete teatral “Willy Gatz – Um Doutor Visionário”, por Peppe Company Companhia Artística; e Café Colonial*.
LOCAL: Distrito de Atafona
*Cartões do café serão vendidos pela comunidade, no local, ou junto ao Centro Municipal de Cultura (R$ 10,00).
20h30min – Jantar Fandango – Troca de faixas e brasões.
LOCAL: GDF Os Farroupilhas (Rua Marechal Floriano, 4069).

12 de agosto (domingo) –
Aniversário de Fundação da Redução de Santo Ângelo Custódio
10h30min – Patrimônio ao Vivo – Exposição de artefatos, da antiga Redução Jesuítica de Santo Ângelo Custódio, encontrados nas escavações arqueológicas realizadas no Centro Histórico, pela equipe do Núcleo de Arqueologia do Município (NArq) – com distribuição de folders e explicações; e apresentação artística de Mateus Rasta e Banda, Show das Onze.
LOCAL: Praça Leônidas Ribas – Brique da Praça.
15h – Homenagem ao S Jovenil Menezes – Chá da tarde e homenagem ao Sr. Jovenil Menezes (In Memorian), patrono da Semana Cultural de 2017.
LOCAL:  Memorial Coluna Prestes (Avenida Brasil, 1306)
16h – Patrimônio ao vivo e Oficina de Cerâmica – Oficina de cerâmica missioneira e exposição de artefatos encontrados em escavações arqueológicas na antiga Redução Jesuítica de Santo Ângelo Custódio – ministrados pela equipe do Núcleo de Arqueologia do Município (NArq);
LOCAL: Praça Pinheiro Machado (em caso de mau tempo, a atividade será desenvolvida no Centro Municipal de Cultura).

13 de agosto (segunda-feira)
9h – Contação de Histórias
LOCAL: Biblioteca Pública Municipal Policarpo Gay, no Centro Municipal de Cultura.
9h – Poema nos Ônibus – Declamação dos poemas selecionados no concurso “Poema Nos ônibus 2018”, durante o itinerário dos coletivos; entrega de troféus e certificados; e fixação dos poemas nos ônibus.
LOCAL: Praça Pinheiro Machado (parada de ônibus da Rua Antonio Manoel).

14 de agosto (terça-feira)
9h – “Buenos Causos” – Contação do livro “Buenos Causos” pelo autor, Jonatã Ferreira
LOCAL: Biblioteca Pública Municipal Policarpo Gay, no Centro Municipal de Cultura.
9h – Jogos Culturais – Evento em formato de olimpíada cultural, onde os alunos participam de concursos de oratória, declamação, dança, teatro, grafite, desenhos, música e canto.
LOCAL: Colégio Estadual Missões (Rua Barão do Triunfo, 264).
19h30min – Inauguração da Sala de projeção do Museu do Cinema e primeira exibição de longa-metragem.
LOCAL: Museu Municipal do Cinema Vivaldino Prado, junto ao Centro Municipal de Cultura.

15 de agosto (quarta-feira)
9h – Contação de Histórias
LOCAL: Biblioteca Pública Municipal Policarpo Gay, no Centro Municipal de Cultura.
15h30min – O Trem, o Memorial e Outras Histórias” – Chá da tarde com a presença de personalidades da cidade que relatam histórias, de tempos passados, sobre a ferrovia, a antiga estação ferroviária de Santo Ângelo e seu entorno.
LOCAL: Memorial Coluna Prestes (Avenida Brasil, 1306).

16 de agosto (quinta-feira)
15h – “Tradicionalismo, o Patrimônio dos Gaúchos” – Roda de chimarrão com palestra “Tradicionalismo, o patrimônio dos gaúchos”, ministrada por João Cezar Medeiros de Farias.
LOCAL: Centro Municipal de Cultura (Rua Três de Outubro, 800).
19h30min – Abertura da 12ª edição do Festival Santo Ângelo em Dança
LOCAL: Teatro Municipal Antônio Sepp (Avenida Brasil, 639). Nesta primeira noite, os ingressos custarão R$ 5,00 + um agasalho.

17 de agosto (sexta-feira)
9h –-Apresentação “Nina e a música do mar – Sereias”, pelo Grupo Encantado, em comemoração aos 76 anos da Biblioteca Pública Municipal Policarpo Gay.
LOCAL: Biblioteca Pública Municipal Policarpo Gay, no Centro Municipal de Cultura.
15h – Educação Patrimonial – Ação educativa, voltada às escolas municipais, visando que os participantes tenham a compreensão sócio-histórica das referências culturais da cidade, em todas as suas manifestações, passando a reconhecê-las, valorizá-las e preservá-las.
LOCAL: Centro Municipal de Cultura (Rua Três de Outubro, 800).
20h30min – Fandango no CTG 20 de Setembro  – Show com Luiz Marenco; baile com o Grupo Everson e Airton Peixoto; pré-estreia e apresentação da temática da Invernada Adulta para a fase inter-regional do ENART.
LOCAL: CTG  20 de Setembro (Avenida Getúlio Vargas, 377).
19h30min- Santo Ângelo em Dança
LOCAL: Teatro Municipal Antônio Sepp (Avenida Brasil, 639). Ingresso antecipado: R$ 10,00. Na hora: R$15,00.

18 de agosto (sábado)
19h30min – Santo Ângelo em Dança
LOCAL: Teatro Municipal Antônio Sepp (Avenida Brasil, 639). Ingresso antecipado: R$ 15,00. Na hora: R$20,00.

19 de agosto (domingo) 
18h – Santo Ângelo em Dança
21h45min – Premiação dos Vencedores da 12ª edição do Festival de Dança
LOCAL: Teatro Municipal Antônio Sepp (Avenida Brasil, 639). Ingresso antecipado: R$ 15,00. Na hora: R$20,00.

EM DESTAQUE

Lago Azul Parque Hotel

Venha Descansar e aproveitar a tranquilidade que a natureza oferece.

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...