Notícias

15/09/2018 09:48


Otávio Reichert - INTEGRANDO 15/09/2018

Tropeirismo: O tema dos festejos da Semana Farroupilha 2018 é abrangente e grandiosa importância à nossa história. Desbordando o I Ciclo do tropeirismo, iremos ao século XVIII, quando os tropeiros, cruzando pelos campos de Vacaria e Lages, conduziram milhares de cavalos e mulas até São Paulo.
Voltando-nos mais para as Missões, diga-se que os principais pontos de reunir o gado e muares foi em Cruz Alta e na atual cidade de Giruá, de onde os tropeiros saiam com tropas entre 500 e 1000 animais, levando meses até chegar ao destino final. Estes caminhos, de lá para cá, ligava Laguna à região pelo Planalto, por Bom Jesus, Vacaria, Lagoa Vermelha, Passo Fundo, Carazinho, Cruz Alta, Palmeira das Missões e outros. Diga-se que o caminho das Missões pelo Planalto foi aberto pelos missionários jesuítas.
Após 1819, a história registra que um tropeiro paulista (Barros) abriu novo pique e encurtando distâncias. Mas a passagem de duas matas, situadas entre os atuais municípios de Lagoa Vermelha e Passo Fundo, eram extremamente perigosas para os tropeiros, em virtude da hostilidade de gentios (e índios), que assaltavam as caravanas.
Durante a Revolução Farroupilha, visto como os indígenas eram amigos dos revolucionários, facilitaram a passagem destes e obstruíram os imperiais.
Nesse meio termo iniciou-se a cobrança do “Registro”, que simplificando era uma taxa cobrada para cada animal transportado, este feito nos vaus do rio ou nos paradouros com pastagens, onde os animais eram alimentados por alguns dias, para depois seguir viagem.
O ciclo do tropeirismo prolongou-se por 200 anos. Ao longo destes dois séculos, os tropeiros escreveram uma das mais heroicas epopeias da História do Brasil. “A vida de tropeiro foi, sem dúvida, a mais cheia de sobressaltos, de inquietações e sofrimentos, hoje nossa herança cultural!

Homenagem: Talvez seja a primeira, após sua morte em 27 Ago. 2018, que Paixão Côrtes recebe. Sabe-se que o MTG veda o uso do nome de pessoas em vida nominando entidades, pois caso a pessoa viesse a desabonar seu nome, mancharia também quem adotou seu nome.
A Escola Est. Ens. Fund. Madre Catarina Lépori prestou justa homenagem neste 13 Set., quando inauguraram um galpão tradicionalista. O nome foi escolhido democraticamente, por votação. Foram felizes na escolha: Galpão PAIXÃO CORTES!
A placa alusiva ao galpão foi lapidada pelos próprios alunos. Várias atividades estão sendo desenvolvidas durante a Semana Farroupilha, citando Poeta Presente, Café de Cambona e palestras.

Agenda Cultural: Na Semana Farroupilha 2108, este peão terá várias palestras, que seguem:
13 Set.: Esc. Catarina Lépori 8h, Esc. Concórdia 10h; Esc. Edi Lippert às 14h;
14 Set.: CTG Passo do Ijuí, 14h;
18 Set.: CTG Fronteira do Horizonte, de Maurício Cardoso: 9 e 14h;
19 Set.: Escolas de São Miguel das Missões: 9 e 14h.

Humor: Três dias depois de briga numa bailanta, o índio se achegou, a galopito, pra uma consulta com o doutor, pois sentia dor nas costas...
- Mas bah, disse o doutor, tem uma ponta de facão cravada nas costas! Não dói?
- Só quando eu dou risada! ... A la pucha, Tchê! 

Site: Otávio Reichert 
FaceOtavio Geraldo Reichert   
Fone wats: (55) 99118-2080  otavioreichert@gmail.com

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...