Notícias

10/10/2018 08:00


Otávio Reichert - INTEGRANDO 20/10/2018

Você tem artrose? O inesquecível repórter Paulo Santana gostava de falar das suas muitas dores, mas não lembro ter sofrido com artroses. Tal ele, falarei de mazela minha, que até dormindo dói. Meus joelhos!
Em 2004, então com 40 anos, fiz o curso de radiologia no Rio de Janeiro. Um colega fez RX dos meus joelhos, que levei para uma simpática radiologista, instrutora do curso. Como não disse serem os meus joelhos, ela, assim que olhou as películas saiu assim: - Credo! Quem é esse velhinho?
Ao confessar que era minha “foto”, ela me abraçou, pediu desculpas, e finalizou dizendo algo assim: “Teus joelhos estão piores que a maioria dos idosos de 80 anos...

Medicamentos: Sou um péssimo paciente. Descuido ou esqueço horários, não dou continuidade, etc. Para os joelhos, há mais de vinte anos tomei os primeiros sachês, similares ao atual Artrolive. O competente traumatologista Dr. Carlos A. Walker, onde retomei cuidados, disse que eu tinha predisposição genética para desgastes articulares, e que acomete muita gente, homens e mulheres, estas com mais intensidade após a menopausa.
A vida de caserna exige esforços físicos continuados, até porque somos testados (3x ano), em índices de Insuficiente a Excelente, os quais são registrados à vivência de cada militar. Os “Artrolives” me nauseavam o estômago. Após orientação, somadas a leituras, iniciei tratamento com cápsulas de Cloreto de Magnésio, medicamento saudável também para outras patologias. 
As marchas militares, futebol e outras atividades somaram desgastes. Ficar em pé por longo tempo contribui para edemas (inchaço), “travando” os joelhos. Abandonei o jogo de bochas, e mais recentemente o futebol. Já sofri derrames articulares, fui submetido a infiltrações de corticoides, “gel” tipo Synvisc, etc. Meu prognóstico é de cirurgia, porém a idade não recomenda, pois a prótese de joelho tem validade de 10 a 15 anos, e só pode ser trocada uma vez.
Sou adepto do dizer: “De médico e louco todo mundo tem um pouco”, isto depois de verificar o fundamento de terapias alternativas. Vez ou outra acrescento jujos ao chimarrão, um deles o fitoterápico Canela de Velho e outros chás. Dias atrás, a lúcida octogenária amiga Maria Thomé presenteou-me com um composto de Canela de Velho, para tomar em gotas, e extrato de Arnica para untar a região dolorida.

Clara de ovos: Terapia caseira repassada pelo desportista Pedroso. Separando a gema, untar a ponta da atadura com a clara, enfaixando a articulação durante o pernoite. Não dei muito crédito, mas a dor faz a gente reavaliar conceitos. Ao retomar o assunto, disse-me ele para adicionar uma pitada de breu em pó, que por casualidade havia em casa. Pois fiz, no mais doído, e confesso que somente numa aplicação percebi ter ficado mais leve e menos dolorido se comparado ao outro joelho. Atualmente, duas vezes por semana aplico esta terapia, ao final do dia, retirando as ataduras antes de deitar, evitando apanhar da mulher por “sujar” a cama. Meu intuito não visa que alguém deixe de seguir suas orientações médicas, mas sim conhecer alternativas que podem minimizar artroses severas.

Troco Solidário: Está sendo angariado pela rede de Supermercados Stok Center. As doações santo-angelenses são repassadas ao Lar da velhice Isabel Oliveira Rodrigues, que atualmente acolhe 54 idosos. Os funcionários ficaram sensibilizados após exposição do trabalho que desenvolvemos com os idosos do lar.
Damos ciência aos leitores que, ao pagar suas compras no Stok Center, o cliente poderá doar os centavos para arredondar o valor, ou ainda doar valores de até R$ 50,00. Sua doação é muito bem-vinda, e ficará registrada no cupom, sendo automaticamente creditada para repasse ao lar, que agradece!  

Jantar da massa: Organizada pelos 27 funcionários do Lar da velhice Isabel O. Rodrigues, acontecerá a partir das 20:30h do dia 3 Nov. 2018. Será realizada no Salão Paroquial da Catedral, ao preço de R$ 20 e 7 para adultos e de 6 a 12 anos, respectivamente. O objetivo principal visa angariar fundos para o pagamento do 13º dos funcionários. Cardápio: galeto, massa, molhos e saladas. 

Humor: O pequeno Nicolau entrou no açougue e perguntou para a açougueira, que estava de costas:
-Você tem joelho e nariz de porco?
- Tenho!
- Bah! Você deve ser feia pra caramba! 

Site: Otávio Reichert 
FaceOtavio Geraldo Reichert   
Fone wats: (55) 99118-2080  otavioreichert@gmail.com

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...