Notícias

10/01/2019 15:23


História do nome de PORTO MAUÁ

Conhecida como a “Fronteira da Integração”.
Caminho estratégico que une Noroeste – Missões do Rio Grandedo Sul com a grande região do pampa Sul-Americano.
A origem do nome foi uma homenagem ao Barão de Mauá, como o perfil da comunidade se destaca na importância e empreendedorismos entre as nações Sul Americanas mesmo perfil do gaúcho que alterou a economia do Brasil,  grande incentivador das atividades portuárias. 
É banhado generosamente pelo Rio Uruguai onde existe uma Aduana que recebe a balsa internacional e os visitantes da  cidade de Alba Posse do lado Argentino.
O que se sabe vem sendo passado oralmente, ou seja, Porto Mauá possui um porto fluvial, já que a cidade está localizada às margens do rio Uruguai. A cidade se desenvolveu em função do porto que liga Alba Posse, na província de Missiones, na Argentina e Porto Mauá. Através dele, se realiza, desde os idos de 1930, um intercâmbio comercial, usando inicialmente barcos bem rústicos e evoluindo gradativamente para as modernas barcas de ferro que podem transportar até doze carros.
O nome Porto Mauá, segundo as pessoas mais antigas, é uma homenagem a Irineu Evangelista de Souza, Barão de Mauá, Visconde de Mauá, gaúcho natural de Arroio Grande, que se destacou pelo incentivo à navegação, como meio de comunicação e de transporte, incrementando a economia das cidades portuárias.
Entretanto, Porto Mauá já teve outros nomes. Inicialmente era conhecido como “Lajeado Jacarezinho”, devido à existência de um riacho que se localiza a leste da cidade. Recebeu o nome de “Barra do Jacaré”, mais tarde “Povoado Mauá” e depois “Porto Mauá”. A alteração para Porto Mauá ocorreu por volta de 1930.
A origem de relatos do município é de 1930. Na época, essa região pertencia a Santo Ângelo, depois desmembrou-se e formou o município de Santa Rosa. Porto Mauá era distrito de Santa Rosa, que foi emancipado primeiramente e, Tuparendi e Tucunduva que em nova emancipação desmembraram o território onde hoje é Porto Mauá. 
Aniversário de Porto Mauá é em 20 de Marçoem 2019 completa 27 anos.
Data de Criação: 20/03/1992, Lei 9.587.
Quem nasce ou mora no município de Porto Mauá chama-se: PORTO--MAUENSE.
Vídeo: Homenagem Pajada Rio das Falas de Jayme Caetano Braun em Porto Mauá.

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...