Notícias

15/02/2019 16:03


Lenda da Cruz de Caravaca

       Conta à lenda mitológica, que na região onde hoje é a Espanha, quando dominada pelos povos mouros, no século XIII, um Rei Mouro manteve em cativeiro padres. Para conhecer melhor e por distração, brincadeira ou constrangimento obrigou um sacerdote prisioneiro a celebrar uma missa. O vigário, no momento de celebração, parou com os ritos sacros e disse que não conseguia rezar ou responder as inquietações do rei Abu Zeid, explicou que não poderia prosseguir porque lhe faltava à Santa Cruz símbolo maior da fé cristã. O Imperador esbravejou e o sacerdote se ajoelhou quieto enquanto os guardas e convidados o ofendiam, esperando a ordem do rei para executa-lo.
       Neste momento, o teto se abre em luz e dois anjos desceram do céu trazendo a Cruz de Quatro Braços. Diante deste milagre, o rei Abu Zeid converteu-se ao cristianismo. 
       Caravaca de La Cruz é uma cidade localizada em um enclave na fronteira entre as regiões Murcia e Granada. Uma população que passou sucessivas invasões e domínios castelhanos, árabes, romanos e muçulmanos e é construído em torno de seu castelo, construído no século XV pelos Cavaleiros Templários. Mas Caravaca é reconhecida como a Cidade Santa, “A Cidade da Cruz” que leva seu nome. Segundo a lenda, em 1232, o rei mouro Abu Zeid.
       Muito se deve salientar que a cruz carregada por dois anjos em cima do pórtico de São Miguel das Missões é um símbolo que retrata uma lenda espanhola sobre a Cruz de Caravaca que somada origem dos jesuítas, o povo guarani, reduções e as diversas colonizações veem formar a história e personalidade do espirito que envolve e simboliza a Cruz Missioneira.      
     Baseado nesta mitologia o artista que projetou artisticamente o pórtico: Tadeu Martins e o projeto arquitetônico: Marco Antônio Pereira Santini e está colocado no alto deste portal que se soma a vários outros símbolos que enchem de cultura e rituais este monumento a origem dos missioneiros.

       O Portal de São Miguel das Missões possui esculturas que representam São Miguel Arcanjo, homens, mulheres e crianças Guarani, Padre Jesuíta Cristóvão de Mendonza e Sepé Tiarajú. 
       A frase dita por Sepé Tiarajú na Guerra Guaranítica está escrita em guarani: 
Co Yvy Oguereco Yara “Esta Terra Tem Dono”. 
Site: Origem da Cruz Missioneira. 
Imagens da Cruz de Caravaca;

Site: Pedra Itacuru, Pedra Cupim ou Pedra Missioneira
Site: Itacuruacir nos aproxima de Tupã ao ser perdida.
Site: # Chimarrão uma das soluções para o mundo!
Site: # Primeiro mate é do dono, por quê? 
Site: # Mistério do Chimarrão.
Site: Inácio de Loyola - Primeiro Jesuíta
Site: Reduções Jesuítitas – RESUMO - 1º E 2º Período
Site: Morte dos Caciques Sepé Tiaraju, Nicolau Ñanguirú e 1511 indios
Gravataí a mais longínqua Redução; 

Site: Lenda Da Erva Mate Versão Indígena

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...