Detalhes do Site

CTN Sinos de São Miguel



    Falar com Govercindo Vargas 055999978491
    O Centro de Tradições Nativistas “Sinos De São Miguel” fundado e, 04 de dezembro de 1977, na sede de São Miguel das Missões, é uma entidade sócio recreativa, de cunho cultural, com personalidade jurídica própria, independentemente de seus associados, tendo como lema “Do Grito de Sepé a Cultura do Porvir”.
    O Centro De Tradições Nativistas “Sinos De São Miguel” tem por finalidade:
    •    Entretenimentos de cunho sócio cultural e recreativo de seus associados;
    •    Cultuar as gloriosas Tradições do Estado do Rio Grande do Sul;
    •    Pesquisar a formação étnica de nosso povo, seus costumes e suas histórias;
    •    Cultuar, através da arte, as reminiscências da formação do povo do antigo território Missioneiro, num intercambio cultural;
    •    Manter em alto nível moral, cultural e social, a história, a arte e a música do Patrimônio Missioneiro, em colaboração com órgãos públicos, estabelecimentos de Ensino, entidades e afins e núcleos culturais ou artísticos, que destinem rigorosamente a esta finalidade;
    •    Redescobrir, formar e manter museu, biblioteca, artesanato e conjunto artístico, para fins de pesquisa e turismo;
    •    A Entidade se propõe a zelar pela cultura, hábitos e costumes do povo rio-grandense, com respeito aos seus ancestrais que deu origem a esta estirpe de homens voltados para o amanhã.
    O CTN , teve como um dos fundadores e primeiro patrão o Sr. Himan Rinder Guarani Das Missões,  hoje quem comanda as rédeas desse renomado centro nativista é o Sr. Tiarlles Prevedello e a senhora Jane Mello. 
    Considerados como a “alma” do CTN, a invernada artística conta hoje com cinco grupos de dança, sendo eles o elenco chupetinha (com crianças de 03 á 06 anos de idade), o elenco dente-de-leite (com crianças de 07 á 09 anos de idade), o elenco mirim (com crianças de 09 á 11 anos de idade), o elenco juvenil (com jovens de 12 á 15 anos de idade) e o elenco Parafolclórico (com jovens acima de 14 anos). Esses elencos procuram cultuar em suas danças a tradição gaúcha e missioneira, sendo que o elenco parafolclórico mostra em suas performances a história de nossa região e dos povos que aqui habitaram á mais de trezentos anos.
    Tendo com orgulho o cultivo das tradições, há mais de 30 anos permanece acesa á chama crioula junto aos ex-patrões desse querido centro, sendo que mensalmente  esta  chama visita as casas dos ex-patrões permanecendo acesa, onde em meados de agosto retorna ao CTN ficando nele até o fim do mês farroupilha, este centro recebe á visita nos meses de agosto e setembro de cavalarianos de todo o estado para buscar a centelha da chama que nunca se apaga há tantos anos.
    No mês de fevereiro acontece anualmente o Rodeio Crioulo Estadual de São Miguel das Missões, este promovido pelo nosso centro com apoio da prefeitura municipal, acontecendo no mesmo diversas provas campeiras como o tradicional tiro de laço.
    Eventos já programados para o ano de 2016:
    No dia 28 de maio acontece o tradicional festival do Carreteiro, onde nele é servido diversos tipos de carreteiro, como o tradicional carreteiro de charque, o carreteiro de ovelha, o carreteiro de entrevero entre outros, neste evento acontece apresentação dos elencos artísticos e após um ótimo fandango, este ano animado pelo grupo Eco do Pampa, inicío do festival ás 20:30hrs.
    No dia 02 de julho haverá o belíssimo Fandango da Prenda Jovem, á partir das 22:00hrs, com animação do Grupo Ases do Fandango.
    Em setembro ocorrerá a tradicional semana farroupilha, com data de início á ser divulgada.
    VISITAS:
    O Centro de Tradições Nativista recebe mensalmente turistas de diversas partes do mundo, onde serve refeições tipicamente gaúcha e missioneira com apresentação dos elencos conforme solicitação dos visitantes.

  • Sobre

  •                   O Centro de Tradições Nativistas, é o único que passa de mão em mão, de 30 em 30 dias, uma Chama Crioula.Foi iniciativa do ex Patrão Aparício Odil Ribas.Essa chama fica acesa na casa do Patrão que recebe, até entregar para o outro.Um Lampião com tocha e tudo. Pergunta para a Comadre Isabel.Esses dias escrevi uns versos sobre isso.Mas é inédito e fantástico uma chama acesa 365 dias do ano. Jose Dirceu Dutra 

Informações

CTN Sinos de São Miguel
São Miguel das Missões, RS
Av. Antunes Ribas, 912, esquina Rua São Miguel. 
Telefone: (55) 9999-78491

Formulário para contato