Detalhes do Site

Tatarandê Comunicação Entre Reduções



          Tatarandê em Guarani, (tata = Fogo + randê = Luz) sistema de comunicação através da luz do fogo utilizado entre as reduções.
           No Ponto de Memória Missioneira, em São Miguel das Missões, encontra-se um altar reconstruído com um Artoche, onde podemos conhecer mais detalhado este meio de comunicação o Tatarandê. 
           Durante as escavações no sítio arqueológico de São Miguel das Missões, foi recuperado o material para reconstruir um dos 7 Tatarandês utilizados na comunicação entre as missioneiras durante o segundo período conhecido como os Sete Povos.
           TATARANDÊ, altares, globos e vasilhames, esse conjunto de materiais era chamado de Artoches.
           Nós chamamos Tochas, mas nos escritos jesuítas está como Artoches. 
       Este meio de comunicação é dos ancestrais dos Guarani, ( Inca, Maya e Asteca) adaptado pelos  jesuítas. Conforme a mensagem era a quantidade de Artoches acendidos.
           Exemplos:
           1 Artoche, sinal de ´positivo.
           2 Artoches, sinal de negativo. 
           3 Artoches, problema de saúde, enviar pagé ou curador o mais experiente em medicina, para auxiliar.
           4 Artoches, enviar emissário ou representante da Redução.
           Dos códigos que eram utilizados na comunicação entre as reduções se tem conhecimento que eram 10, sendo que 04 são conhecidos por relatos e documentos.

  • Sobre

  •        Eram distribuídos também ao redor da Igreja seguindo um ritual indígena que purificava e regava a terra chamado de "O Despertar do Galo", seguindo manuscritos dos jesuítas e ouvindo membros da tribo Guarani, viemos a conhecer melhor esta benzedura mística da natureza em que os índios acreditavam ser o Galo o vigia, quem despertava para  vida, purificando e irrigando a terra.
           Os sete Tatarandês (Altar do Fogo) alimentados com gordura de animais eram mantidos acesos ao contorno da igreja São Miguel Arcanjo em alinhamento com as sete Fontes e nestas bases (altar) acendiam-se os Artoches que acenavam em locais estratégicos entre as Reduções.
           Este Código de  um a dez Artoches equivalia ao número e correspondia as mensagens e avisos entre as Reduções mas, temos que entender que a Fumaça/Humo era a queima dos Ossos que eles depositavam/guardavam no Oasys, local quando precisavam dar Alerta Geral para todas as Reduções, acendiamFumaça  tinha um efeito cogumelo e atingia uma altura que todas visualizassem, principalmente as investidas dos bandeirantes (alerta/geral) também utilizados na alvorada em Cerimônias Místicos Religiosos e buscavam proteção ao contemplar o Gacho. Polo e Galo (Divindade) alerta do Bem contra  o Mal, por si era pureza do seu Olhar alimentado com o fogo dos Tatarandês e as Águas das Fontes.
            Este alinhamento confere que sempre os descendentes buscam na astrologia e natureza conciliar a vida!
            Os Altares não foram encontrados em pesquisas arqueológicas e sim, foram localizados pelos descendentes que a utilizavam para Sarandeios de doma de animais (quebra de cestros)animais passarinheiros.
             Durante esta missão o Valter conheceu os Altares e conseguiu juntar o mais inteiro e remontou em 1990 quando estavam abrindo as ruas e fizeram o loteamento. Comprei o atual terreno do Manancial Missioneiro que era o Opy, na época era uma barroca cheio de peças espalhadas no meio de unhas de gato, ninhos de galinha e ao lado, chiqueiro de porco, lembro que o responsável dos loteamentos me disse, o que eu queria com esse terreno, sendo que tinham outros, mas como eu queria realmente o Opy, eu comprei.
         As informações e materias no Ponto de Memória Missioneira estão sobre a administração de Valter Braga, de origem Guarani, pesquisador e historiados auto-didata. 
    Site: Tatarandê Comunicação Entre Reduções
    Site: Ponto de Memória Missioneira
    Vídeo: Ponto de Memória Missioneira
    Imagem: Ponto de Memória Missioneira
    Site: Roteiro por São Miguel das Missões. 
    Site: Arcanjo São Miguel
    Ruínas de São Miguel Arcanjo. 
    Site: Espetáculo de Som e Luz
    Vídeo: Igrejinha de São Miguel Arcanjo;

Informações

Tatarandê Comunicação Entre Reduções
São Miguel das Missões, RS
Rua Arnoldo Daher Boays, nº 514 com Av. São Nicolau, em São Miguel das Missões - próximo ao Museu das Missões e do Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo.
Telefone: (55) 99917-4473