Notícias

20/09/2018 11:55


20 de Setembro Feriado Santo dos Gaúchos

Dia Santo Riograndense.
A Proclamação da República Piratini
Em 20 de setembro de 1835, os farroupilhas, liderados por Bento Gonçalves, venciam o confronto da Ponte da Azenha e entravam na província de Porto Alegre. Iniciou-se a Guerra dos Farrapos, o mais duradouro conflito armado da história do Brasil, que resultou na declaração de independência do Estado do Rio Grande do Sul, dando origem à República do Piratini, que durou cerca de sete anos.
A Guerra dos Farrapos, também chamada de Revolução Farroupilha, teve início na província de São Pedro do Rio Grande do Sul, entre 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845. 
É considerada uma das mais importantes passagens da história do Rio Grande do Sul, um marco da formação social e política do Estado. 
A importância do dia 20 de setembro é tão grande que em 1978 foi decretado feriado em todo o Estado pela lei estadual 4.453/78.
Mas para entender o porquê da importância da data, é necessário conhecer melhor o contexto histórico, as razões e no que resultou o conflito. 
Semana de tradição e festa
É a hora do gaúcho lembrar porque é gaúcho, tchê.
Não é apenas o dia 20 de setembro que é dia de festa no Rio Grande do Sul. Os Centros de Tradição Gaúcha, CTGs, que existem em praticamente todas as cidades gaúchas e por todo o Brasil e hoje espalhados pelo mundo, preparam uma série de comemorações para a semana Farroupilha. São gincanas, churrascos (claro), missas no melhor estilo crioulo (nome dado aos moradores dos pampas no passado), desfiles temáticos, palestras e discussões. 
Resumo sobre a Guerra dos Farrapos, causas do conflito e objetivos.
Bento Gonçalves: um dos líderes da Revolução Farroupilha
O que foi 
 Também conhecida como Revolução Farroupilha, A Guerra dos Farrapos foi um conflito regional contrário ao governo imperial brasileiro e com caráter republicano. 11 de Setembro de 1836 - Proclamação da República Rio-Grandense.
CAUSAS:
 - Descontentamento político com o governo imperial brasileiro;
 - Busca por parte dos liberais por maior autonomia para as províncias;
 - Revolta com os altos impostos cobrados no comércio de couro e charque, importantes produtos da economia do Rio Grande do Sul naquela época;
 - Os farroupilhas eram contrários à entrada (concorrência) do charque e couro de outros países, com preços baratos, que dificultada o comércio destes produtos por parte dos comerciantes sulistas.
Os desdobramentos do conflito
 - Em setembro de 1835, os revolucionários, comandados por Bento Gonçalves, tomaram a cidade de Porto Alegre, forçando a retirada das tropas imperiais da região.
 - Prisão do líder Bento Gonçalves em 1835. A liderança do movimento passa para as mãos de Antônio de Souza Neto.
 - Em 1836, os farroupilhas obtém várias vitórias diante das forças imperiais.- Em 11 de setembro de 1836 é proclamada, pelos revoltosos, a República Rio-Grandense. Mesmo na prisão, os farroupilhas declaram Bento Gonçalves presidente.
 - No ano de 1837, após fugir da prisão, Bento Gonçalves assume de fato a presidência da recém-criada República Rio-Grandense.
 - Em 24 de julho de 1839, os farroupilhas proclamam a República Juliana, na região do atual estado de Santa Catarina.
 O FIM DO MOVIMENTO
 - Em 1842, o governo imperial nomeou Duque de Caxias (Luiz Alves de Lima e Silva) para comandar uma ação com objetivo de finalizar o conflito separatista no sul do Brasil.
 - Em 1845, após vários conflitos militares, enfraquecidos, os farroupilhas aceitaram o acordo proposto por Duque de Caxias e a Guerra dos Farrapos terminou.  A República Rio-Grandense foi reintegrada ao Império brasileiro.
Era o Hino Gauchesco por mil gargantas entoado, era a alma de um Estado lutando contra Tiranos, eram centauros pampeanos levantando mortos das covas. 
Site: 11 de Setembro de 1836 - Proclamação da República Rio-Grandense
Site: 20 de Setembro Feriado Santo dos Gaúchos. 
Os Simbolos do Estado Gaúcho, Brasão, Hino e Bandeira, sua origem.
O primeiro mate é do dono, por quê?
Mistério do Chimarrão. 

Nossa Senhora do Chimarrão Gaúcho!  
Lenda Da Erva Mate Versão Indígena

Os Quatro Troncos Missioneiros
Vídeo: Carijada, método tradicional de fazer Erva Mate persiste na Missões. 
Site: Aparício Silva Rillo
Artur Arão o Bandoleiro do Riogrande
Vídeo: Nego Betão - Jorge Guedes
Site: Boleadeira
Carreteiro de Churrasco.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...