Notícias

03/05/2019 08:37


Otávio Reichert - INTEGRANDO 02/05/2019

    O que te alimenta? Aos agitos da Fenamilho, festa bienal com amplitude Internacional, realizada em Santo Ângelo de 27 de abril a 5 de maio de 2019, fiz a reflexão. Vi pessoas felizes, gastando dinheiro e comemorando. Lembrei dos enfermos, dos sem tempo ou condições para ir, que nada saberão da grandiosidade dos shows, opções recreativas, guloseimas e inovações.
    Voltando no tempo, pensemos na Paixão e Ressurreição de Jesus Cristo. Para milhares de pessoas foi um feriado a mais. Mas para quem crê no Senhor, na Luz do mundo, é o alimento maior, nosso objetivo fim.
    Ao tema inicial, o que alimentou o escritor Antônio Carlos Rousselet, 91 anos, a lançar a obra “Santo Ângelo que eu conheci III – C’est La vie”? Dentre outros lançamentos literários no pavilhão cultural da Fenamilho, este livro teve lançamento no dia 3 de maio, junto a outras obras. Membro da Academia Santo-angelense de Letras – ASLE, é um incansável divulgador da história missioneira e principais personagens históricos.
    O que alimenta teu bem-estar? Estamos lendo pouco, principalmente os jovens. A diversidade de recreações, e mídias, está nos acomodando. Prevejo que a falta de “alimento cultural” nos torne uma sociedade que, não sabendo de onde veio, não saberá para onde ir.
    Goiás Velho: Meu filho Leandro vivenciou sua Páscoa naquela cidade, localizada a 130 km de Goiânia, que se destaca por conservar as construções no estilo barroco-colonial, características do século XVIII. O centro histórico de Goiás é tombado como patrimônio histórico mundial pela UNESCO desde 2001.
    Em Goiás Velho se realiza anualmente, desde 1745, a Procissão do Fogaréu. A atividade teatral tem início à meia-noite da quarta para quinta-feira, antecedendo a Sexta-feira Santa. A procissão simboliza a perseguição dos soldados romanos a Jesus Cristo. Os perseguidores, denominados Farricocos, vestem uma indumentária especial, carregando tochas enquanto marcham pela cidade na busca por Jesus Cristo. Com o apagar das luzes da cidade, os farricocos partem do Museu da Arte Sacra e marcham até o Santuário N. Srª do Rosário, simbolizando o local da Santa Ceia, onde não encontram Jesus. Deslocam-se até a Igreja São Francisco de Assis, onde encontram e prendem Jesus, este simbolizado através de um mastro com sua imagem. O evento atrai devotos e turistas. Neste 2019 aproximadamente 30 mil pessoas acompanharam a procissão, além de outras atividades alusivas.

Para mais fotos de Leandro Reichert, acesse no instagran: @dilonefotografias
Contrassenso: A realização de três feiras na mesma data, sendo tão próximas. A Fenamilho e Expo-feira (Três de Maio) faz anos que competem entre si. Pois agora a Feicap (Três Passos) também teimou, fazendo sua feira de 30 de abril a 5 de maio. E são os alemães que levam a culpa por teimosos!

Humor negro! Dinheiro: Para quem ainda pensa que dinheiro é felicidade, solicito às agências bancárias que deixem atilhos (borrachinhas) perto das máquinas. Muitas pessoas estão com dificuldades... para segurar as cédulas nas mãos.

Humor: Uma mulher no consultório, preocupadíssima:
- Doutor, a minha filha comeu uma nota de cinquenta reais. Terá problemas?
O médico, tranquilamente:
- Fique descansada! Os
políticos já comeram milhões e ninguém deles teve intoxicação até agora...

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...